Alguns veículos utilitários esportivos, os SUVs, não proporcionam a proteção que se esperava de um veículo grande no caso de uma colisão lateral, de acordo com testes realizados na semana passada pelo setor de seguros dos Estados Unidos.


O Instituto de Seguros para Segurança nas Estradas norte-americano deu notas baixas em testes de colisão lateral nas versões 2008 do Chevrolet TrailBlazer, Jeep Grand Cherokee e para dois veículos tipo SUV fabricados pela Nissan Motor Co., o Pathfinder e o Xterra, sem as air bags laterais opcionais.

Em testes semelhantes com batidas na lateral, os modelos Toyota 4Runner, Pathfinder e Xterra equipados com air bags laterais receberam as mais altas notas na avaliação. O Ford Explorer e o Mercury Mountaineer tiveram a segunda mais alta nota aceitável do teste.

“O desempenho de alguns desses modelos nos testes laterais foi surpreendente”, declarou David Zuby, o vice-presidente sênior do instituto. “Os veículos tipo SUV deveriam ter uma vantagem em colisões laterais porque o motorista e os passageiros ficam em posição mais alta do que em carros”. “As pessoas freqüentemente acham que estão mais seguras nesses veículos, mas muitos carros se saem melhor do que alguns desses SUVs médios em testes”, disse ele.

Em teste de colisão lateral realizados pelo Instituto, veículos que se moviam a 31 milhas por hora atingiam uma barreira para refletir a força que tem uma picape ou veículo tipo SUV ao atingi-los.

O TrailBlazer e o Grand Cherokee, fabricados pela General Motors e Chrysler LLC, respectivamente, não possuem air bags para proteger o peito e o abdômen dos ocupantes do assento dianteiro. A combinação de estrutura lateral fraca e a falta de proteção para o peito causaram forças de impacto altas na área do peito e abdômen do boneco de testes, declarou Zuby. Autoridades da empresa ressaltaram que o TrailBlazer, o Grand Cherokee e os veículos da Nissan receberam as notas mais altas na escala de testes laterais do governo.

Em teste com colisão frontal, todos os SUVs receberam a nota mais alta exceto o TrailBlazer, que ficou com a segunda nota aceitável mais alta. Versões mais antigas do veículo receberam notas baixas. As notas para a TrailBlazer também se aplicam ao GMC Envoy, Isuzu Ascender e ao Saab 9-7X. Em colisões traseiras, apenas a Grand Cherokee recebeu a nota mais alta. O Nissan Pathfinder recebeu uma nota no limite do aceitável e os veículos restantes receberam a mais baixa nota possível.

O porta-voz da GM, Alan Adler, afirmou que o TrailBlazer “atinge e supera todos os critérios federais de segurança para veículos motorizados e foi o primeiro utilitário esportivo de tamanho médio a ser equipado com o air bag para proteção da cabeça do tipo “rollover” [proteçãoe em caso de capotamento do veículo]”. Air bags são itens de fábrica do TrailBlazer2008.

O porta-voz da Chrysler, Max Gates, disse que o Grand Cherokee teve bom desempenho em testes internos e externos e “um teste único não pode determinar a performance de segurança geral de um veículo”. A Nissan afirmou em comunicado que “mesmo que os sistemas de air bag, incluindo os air bags de cortina lateral, que são standard ou opcionais em muitos dos nossos veículos, demonstrem que diminuem o risco de ferimentos, a Nissan acredita que os cintos de segurança e estruturas dos veículos ajudam a dar a proteção primordial em colisões.”