CONFIRMADO: Conforme noticiou o Estradas, no dia último dia 10, Adrualdo Catão (á esq.) é o novo Secretário Nacional de Trânsito. Foto: Divulgação

Conforme noticiou o portal Estradas, no dia último dia 10, além de Catão, a ex-diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, também foi confirmada como a nova diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran

Conforme noticiado, no último dia 10, pelo portal Estradas, o ex-diretor do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão, é o novo Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, assim como a ex-diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, será a nova diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

As nomeações de ambos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (23), pelo Ministro de Estado da Casa Civil, Rui Costa dos Santos.

Currículos

Adrualdo Catão possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009).

Catão substitui Frederico Carneiro que nunca entrou em colisão com as práticas do ex-presidente Jair Bolsonaro que contrariavam os princípios da segurança viária. Inclusive passou por situações constrangedoras como quando apareceu de motocicleta, destacando a importância do uso do capacete na Semana Nacional de Trânsito, enquanto o chefe do Executivo participava de ‘motociatas’ sem o equipamento.

PIONEIRA NA PRF: Maria Lice Nascimento Souza foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral da Corporação, entre 2011 e 2017. Foto: Divulgação/Arquivo/PRF

Maria Alice Nascimento Souza, foi superintendente da PRF Paraná, bem como ocupou a diretoria-geral da PRF, entre 2011 e 2017. Foi a primeira mulher a chegar ao posto, por escolha do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

No último governo, Nascimento ocupou função de confiança na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, o importante é que o foco do novo secretário seja o da preservação da vida e o combate à impunidade no trânsito brasileiro.