INTERDIÇÃO: Usuários da BR-285, no trecho da Serra da Rocinha, em Santa Catarina, deverão utilizar rotas alternativas, durante os próximos oito meses. Foto: Divulgação

DNIT informou que bloqueio foi necessário para garantir a segurança dos usuários que passam diariamente no local

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), unidade de Santa Catarina, bloqueou o trânsito de veículos na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul (SC), por conta das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.

De acordo com o órgão, até o final desta semana, a empresa responsável pelo Lote 2 irá implantar uma barreira física na divisa com o município de São José dos Ausentes (RS), que permanecerá por pelo menos oito meses.

Ainda segundo o DNIT, essa medida visa coibir a passagem irregular de usuários que se arriscam no trecho mesmo com a presença de sinalização indicativa da interdição.

Com base no Serviço de Construção do DNIT/SC, a iniciativa levou em conta aspectos de segurança e o cronograma das obras.

O DNIT prevê ainda neste mês comece a pavimentação da serra em concreto rígido, que será executado em placas alternadas e com prazo mínimo de 28 dias para atingir a sua resistência de projeto.

Com a largura da plataforma da estrada reduzida, apenas o trânsito dos veículos a serviço da obra será permitido. A adoção dessa, de acordo com o DNIT, se deve às características topográficas da região, que estão ainda mais prejudicadas por fatores climáticos como a constante presença de neblina e chuvas fortes.

Por fim, para que se cumpra o cronograma planejado inicialmente, foi necessário o bloqueio de veículos alheios à obra. O DNIT alerta que a passagem indevida pelo local representa uma falta grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Rotas alternativas

• RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol;

• RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande/SC;

• BR-116, de Vacaria/RS a Lages/SC, seguindo pela SC-114 e SC-390 até a BR-101 em Içara/SC ou Sombrio/SC.

Informações: 0800 60 21 285

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui