FIM DOS TRABALHOS: Guindaste utilizado pelo DER-PR para içar equipes de trabalho acima do paredão rochoso no km 41 da BR-277, deve concluir os serviços no ponto mais alto do escorregamento de terra nesta semana. Foto: Rodrigo Félix Leal Alex /SEIL

Departamento tem utilizado o equipamento para içar equipes de trabalho acima do paredão rochoso do km 41, que deve concluir os serviços no ponto mais alto do escorregamento de terra nesta semana

Os serviços continuam a todo vapor no trecho entre os km 39 e 41 da BR-277, no Paraná. Quem garante é o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que atua no local com suas equipes.

Segundo o DER, nos próximos dias, os serviços devem ser concluídos em mais uma etapa, com a retirada de seu guindaste do trecho. O equipamento, usado para içar equipes de trabalho acima do paredão rochoso do km 41, deve concluir os serviços no ponto mais alto do escorregamento de terra nesta semana.

Após a limpeza da encosta será estudada a viabilidade de retirar o guindaste, que deverá ser substituído por andaimes, posicionados rente à rocha, permitindo a liberação de mais uma faixa de tráfego no local.

Três faixas disponíveis

Com isso, a rodovia ficará com três faixas operando entre os km 39 e 41, e em duas faixas somente na altura do km 42, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atua com guindaste próprio, em outro ponto de escorregamento de rochas.

O DER está com guindaste e um caminhão com jato de água de alta pressão no trecho, desde 9 de janeiro, para realizar os serviços emergenciais de contenção de talude danificado. Eles consistiram na remoção de blocos soltos e lascas de rocha da encosta, bem como de terra sem contenção.

O objetivo é evitar que esse material eventualmente caia sobre a pista, fazendo a sua retirada de modo controlado, com segurança para usuários e funcionários da obra.

No km 39, onde o escorregamento de terra foi de porte menor, continuam em andamento os serviços de execução de muro de solo-cimento na base do talude, garantindo contenção de materiais eventualmente deslocados pela ação das chuvas.

O guindaste também foi utilizado no local, bem como um equipamento semelhante, de menor porte. Ainda foram implantados dispositivos de drenagem para garantir que a água não fique acumulada na pista ou acostamento.

Liberação do trecho

Segundo o DER, a previsão é de liberação de quatro faixas da BR-277 entre os km 39 e 41 até o dia 25 de fevereiro, com as obras prosseguindo na encosta até o final de março, mas sem necessidade de grandes desvios de tráfego nestes km.

Equipes do Departamento permanecem monitorando as condições da encosta, bem como o impacto das condições climáticas no local, com chuvas prolongadas podendo atrapalhar o andamento da obra.

Um mês de atuação

Em 16 de dezembro de 2022, o DER-PR e a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná anunciaram, celebraram um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para assumir integralmente as obras de recuperação da BR-277, entre os km 39 e 41, com o órgão federal permanecendo responsável pela obra no km 42.

Segundo o DER, a medida foi necessária para garantir a execução dos trabalhos com a maior celeridade possível, uma vez que o Dnit não contava com os recursos para as contratações necessárias.

No dia 19 de dezembro – um mês atrás – o DER entrou no trecho com os serviços iniciais de limpeza da pista, que ainda estava com lama, além da limpeza e recomposição dos dispositivos de drenagem nos dois locais, garantindo o escoamento de água da chuva.

Em 21 de dezembro, com implantação de barreiras de concreto New Jersey para garantir a segurança do usuário, foi liberada uma faixa adicional na altura do km 39. A barreira conteve um novo escorregamento de terra de pequeno porte no local durante a madrugada do dia seguinte, com a faixa extra ficando fechada por algumas horas enquanto a encosta era inspecionada.

As obras seguiram sem interrupções durante o recesso do fim de ano, inclusive nos feriados. Foram realizados serviços na encosta para atenuar novos danos, assim como desobstrução de canaletas para evitar o acúmulo de água nas margens da rodovia, constante limpeza e manutenção da sinalização, entre outros.

Desde o início da obra foram realizados análises e estudos geológicos para elaboração dos projetos de recuperação da encosta, que resultaram no início dos serviços de contenção emergencial, iniciados em 9 de janeiro.

Comunidade portuária

Empresários da comunidade portuária do Paraná se reuniram nesta semana com o secretário estadual de Infraestrutura, Fernando Furiatti, e o superintendente Regional do Dnit no Estado, Christiano Schineider Machado, para tratar sobre o andamento das obras na BR-277.

O encontro, realizado na sede da Portos do Paraná, reforçou o compromisso de diálogo e transparência dos poderes públicos com a iniciativa privada. Foram apresentados os esforços nas obras emergenciais.

Com informações da Ascom do DER-PR

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