De acordo com o Departamento, serviços terão investimentos de R$ 142 milhões, e incluem melhorias em 220 quilômetros de rodovias
O Governo de Minas Gerais publicou, nesse sábado (29), cinco editais de licitação para obras de recuperação do pavimento em sete rodovias na região do Triângulo Mineiro. Os serviços serão realizados por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
De acordo com o edital, as obras terão investimentos de R$ 142 milhões, e irão contemplar melhorias em 220 quilômetros de rodovias. Dentre elas, estão não apenas a restauração do pavimento, como também dos dispositivos de drenagem, além da nova sinalização horizontal e vertical ao longo dos segmentos.
Segundo o DER-MG, as obras passam a integrar o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais, que no dia 4/4 completou um ano. Até o momento, 21 obras já foram concluídas, 38 estão em andamento.
Editais
O edital 025/2023 vai contemplar as obras de recuperação de 29 quilômetros da MG-190, entre os entroncamentos da BR-262 e da MG-464, próximo a Sacramento (MG).
Já o edital 026/2023 se refere aos 107 quilômetros da MG-428, no trecho que se inicia no entroncamento da BR-262, em Araxá (MG), e segue até a divisa entre Minas Gerais e São Paulo. A previsão é que nesses dois editais sejam aplicados R$ 88 milhões em obras de melhorias.
A recuperação da MGC-464, no trecho de 51 quilômetros entre o entroncamento da BR-050 e a AMG-2520, fazem parte do edital 030/2023. Já os 24 quilômetros da LMG-827, entre Pratinha e o trevo da BR-262, estão previstos no edital 031/2023. O valor das obras previstas nos dois editais é de cerca de R$ 49 milhões.
O edital 033/2023, por sua vez, engloba os três últimos segmentos rodoviários: a LMG-733 – entre MGC-455 (Pirajuba) e a cidade de Frutal -, a MGC-455, entre Campo Florido e Pirajuba, e a MGC-455, que receberá novo pavimento no trevo para Pirajuba.
Recuperação funcional
O processo de engenharia conhecido como recuperação funcional consiste em devolver à rodovia seu estado original em três etapas. Na primeira fase das intervenções, trabalhadores realizam os remendos profundos e a fresagem, que é colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir o pavimento.
Em seguida, é aplicado o revestimento asfáltico, ou seja, a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego. Assim, a pista será impermeabilizada e proporcionará melhora nas condições de dirigibilidade.
A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.
Com informações da Ascom do DER-MG