A primeira turma do curso de Formação de Motoristas do Instituto Setcepar de Educação no Transporte (Iset) do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar) concluirá os estudos em junho deste ano. Com carga horária de 160 horas/aula, sendo 104 horas totalmente práticas, o curso conta com 12 motoristas matriculados e que receberão certificado ao término das aulas em Curitiba (PR).

A iniciativa do sindicato em promover um curso de formação surgiu a partir do sucesso alcançado com as aulas de Aperfeiçoamento de Motoristas, curso criado em 2009. De lá para cá, mais de 150 profissionais se reciclaram nas salas de aula do Setcepar.

“A diferença entre os dois cursos é que o de aperfeiçoamento tem duração de 40 horas e é objetivado para o motorista que já está trabalhando como profissional do volante. Já o de formação tem por objetivo desenvolver o motorista habilitado em carteira E, mas que não tem experiência profissional com caminhões, não tem prática e precisa adquiri-la”, explica o coordenador do Iset, Wilson Rebello.

Para o presidente do Setcepar, a intenção é justamente atrair um público mais jovem. “Falta mão de obra qualificada no mercado. Nossa ideia com esse curso é atrair jovens de 20 e poucos anos e que, após a conclusão das aulas, já tenham vaga garantida nas empresas de transporte”, destaca Gilberto Antonio Cantu.

Os investimentos nos profissionais das estradas têm como consequência um aumento da segurança nas rodovias e também gera economia nas empresas. De acordo com Cantu, motorista qualificado consegue reduzir o consumo de combustível em até 7%.

Funcionando apenas em Curitiba, a proposta agora é ampliar seu alcance e expandir as aulas para o interior do estado. No entanto, interessados no curso de outras regiões já contam com apoio do instituto para estudar no Iset. Para essas pessoas é oferecido um serviço gratuito de alojamento, anexo ao local das aulas.

Matrículas
Para fazer o curso de formação é preciso passar por uma seleção em que está prevista a distribuição de bolsas que isentam o candidato do pagamento, um investimento total de R$ 2.300. As matrículas poderão ser feitas a partir de junho.

Já as inscrições para o curso de aperfeiçoamento, que custa R$ 480, estão sempre abertas. O interessado só precisa procurar o Iset.

Para tirar dúvidas, entre em contato pelos telefones (41) 3014-1451 ou 3014-5151 ou, ainda, pelo e-mail [email protected].