IRREGULAR: A PRF flagrou um caminhoneiro totalmente irregular na BR-324, durante fiscalização na base, em Simões Filho (BA). Foto: Divulgação

Atenuadas pelas resoluções do CONTRAN que estabelecem critérios técnicos construtivos de para-choques traseiros em caminhões e que determinam a obrigatoriedade da utilização de faixas retro refletivas, as mortes no trânsito por colisões traseiras em caminhões voltam a ser uma grande preocupação em relação à segurança veicular.

De tradução livre “entrar por baixo”, o fenômeno underride ocorre pela maior altura da traseira dos caminhões em relação aos automóveis que trafegam em maiores velocidades e que em situação de frenagem tendem a baixar ainda mais a dianteira, desencadeando um efeito de cunha, de elevada gravidade, e resultando, muitas vezes, no efeito guilhotina, responsável por um considerável número de óbitos no trânsito. Soma-se a esses fatores a menor área de iluminação dos caminhões em relação aos automóveis, havendo maior incidência desta modalidade de colisão no período noturno.

Sendo assim, a partir da percepção do caminhão que trafega à sua frente e em menor velocidade, o condutor do automóvel muitas vezes não dispõe de distância de parada suficiente (distância de reação + distância de frenagem) para evitar o embate traseiro. Daí a importância das faixas retro refletivas que melhoram a conspicuidade e aumentam sobremaneira a distância de visibilidade do automóvel em relação ao caminhão.

Ocorre que com o arqueamento da traseira dos caminhões, coloca-se no espectro desta nefasta modalidade de acidentes de trânsito (underride) a colisão traseira entre caminhões, agravando as suas consequências e ainda tornando os caminhões de traseira elevada mais suscetíveis à perda da estabilidade direcional pela menor carga dinâmica no eixo traseiro.

Portanto, esta má prática de alteração da configuração de fábrica de caminhões (de motivação unicamente estética) resulta, juntamente com os excessos de velocidade (incentivados pela drástica diminuição dos controladores de velocidade em nossas estradas), no aumento da estatística de óbitos envolvendo nossos caminhoneiros.

Rodrigo Kleinübing

Perito Engenheiro Especialista em Acidentes de Trânsito

228 COMENTÁRIOS

    • A PRF. Está certíssima. Tem sim que fiscalizar e multar. Sou caminhoneiro , digo que as leis e normas de trânsito tem que ser respeitadas. Tenho 40 anos de rodovia, nunca tive problema com PRF, nunca tomei multa por velocidade ou ultrapassar em local proibido. A maioria dos caminhoneiros hoje são irresponsáveis

    • O engraçado é um monte de pessoas que só sabem das coisas que a mídia mostra.
      Gosta de chegar nos lugares e comprar as suas comidas.
      Se o motorista autônomo de horário arqueia a traseira do caminhão, não é para ser modinha e sim para dar um pouco mais de estabilidade, pois carga de horário tem que andar para chegar na hora.
      AGR vem um cara que se diz engenheiro e fala um monte de merda, manda ele sentar atrás do volante e dirigir para ver se a opinião dele vai continuar a mesma.

      As pessoas tem que entender que teoria é uma coisa e na prática é totalmente diferente.

      • Você tem razão. Só que de estabilidade você é um teórico. De perícia de acidente não entende nada. Os especialistas que escrevem sobre essas tragédias estudam os acidentes, analisam os corpos, procuram entender porque as pessoas morreram decapitadas. Portanto, transporte dentro da lei e deixe os outros profissionais cuidarem da preservação da vida. Porque com os seus conhecimentos somente teremos mais tragédias.

    • Aí vem um motorista s noção a pé de tudo, que geralmente é engenheiro levantar a traseira pensando que é o rabo deles ou de alguém da casa, e fica fazendo graça na rodovia, e pensa que é melhor do que quem anda regular na rodovia, tem que prender e leiloar tudo , para deixar de ser otários.

    • Eu queria que TODOS que comentaram tivesse no mínimo trinta dias de experiência com caminhão
      Eu tenho e também não gosto de caminhão arqueado
      Pensei que era um canal sério, mas é político

      • O canal leva a sério a preservação da vida. O Ministro quer trocar corpos por votos. Está do lado errado. Nós somos ligados a entidade de vítimas e a violência no trânsito não escolhe as vítimas por partido político. Quer criticar, tem todo direito, mas explique onde está o nosso lado político e onde erramos nas críticas ao ministro.

    • Eu acho que traseiras levantadas e coisas que o donos de impressas ou autônomos não deviria nunca fazer isto porque alem de colocar a vida dele em risco e dos outros nas estradas. a carga fica toda dianteira precioando a cabine contra o mesmo ficando ruim para descargo!!

  1. Seria bom se fiscaliza-se mesmo tacografo desses carros que roda a noite os vedureiros,cameras frias, até porque essas carga tem horário já o motorista não, o motorista não pode para pra dormir,passar 3 ,4 dias pra carregar depois que carregar quer que o motorista chegue de qualquer jeito. Isso a PRF ,faz vista grossa

      • E as seguradoras dizem o que? O risco de acidentes com a perca de vidas humanas em conjunto com as cargas não trazem prejuízos? Seria importante questiona-las, pois se pararem de segurar as cargas com estes veículos as transportadoras evitariam de contratar fretes.

      • Ano de eleição, governo federal com índice de pesquisa baixo e assim mesmo.
        Polícia rodoviária federal tá apertando o pescoço dos autônomos, justamente pra empurrar carga para as grandes empresas.
        Esse só Brasil.

    • Não sei porque motorista de caminhão gosta de levantar a porra da trazeira

      Eu acho é pouco as multas e apreensão broda certinho que não dá nada

      Vai pro inferno

      • Vc diriji caminhão pra tá falando essa barbaridade aí seu mané
        Se vcs q diriji carro pequeno aprendesse anda distante e na velocidade correta não saiam morrendo em traseira d caminhão seu pé d breque d Caraio

      • Não sabe porque vc não sabe dirigir nem uma bicicleta se vcs não sabem arquear a traseira um pouco da estabilidade pro caminhão nas curvas vc não anda nem de bicicleta

      • Pq vc na senta atrás de um volante pega uma carga de horário e acelera como tem q acelera pra fazer o horário entra em uma curva com caminhão alto e o normal aí vc vai ver a diferença é só os motoristas de carro pequeno saber dar distância não ficar forçando ultrapassagem passar no acostamento diminuiria muitos acidente mais quando é pra vcs falar mal todos estão aí agora assumir que depende de nós caminhoneiro isso vc na faz né

        Uma dica meu senhor não fala mal e manda pro inferno um profissional que vc tanto depende pois dês do sal q vc usa até o papel higiênico q vc usa tudo passou por um caminhão pra vc ir cedo lá no mercado pegar aquela fruta fresca tem q ter um profissional q vc acabou de mandar pro inferno

      • Vc e caminhoneiro sabe oq e carga de horário sabe de nada só sabe reclamar quando sua mulher ou sua mãe vai no mercado só escolhe as frutas bonitas e tipo fresca né otário fala sem saber de nada

        • Em que produz essas frutas é você? Quem fabrica os remédios é você? Existe uma lei quanto a tempo de direção contínua, jornada de trabalho, repouso obrigatório. Quem não cumpre, seja o dono da carga, transportadora ou caminhoneiro, devem ser punidos. Quem aceita trabalhar mais do que a lei manda coloca a vida de terceiros em risco e ainda faz concorrência desleal porque tira o frete de quem não aceita a exploração. Isso baixa o valor do frete. E não adianta dizer que tem conta para pagar porque quem respeita a lei também tem.

      • Vai si converter seu endemoniado quem leva o Alimento pra mesa da sua família é um caminhoneiro puriço deve ter mais respeito com a profissão deles e outra você nem sabe o pq eles ergue a traseira do caminhão puriço fica quieto cala sua boca seu idiota sem educação….

        • E quem produz o alimento que o caminhoneiro transporta, é menos importante? Quanto a erguer a traseira é simples, por burrice. O risco de tombamento é maior, o desgaste idem, além da possível multa. Portanto, é o vaidoso burro.

    • Nunca vi a PRF lavrar multa por olhar tacógrafo….na verdade neibsei pra que o tacógrafo serve….a PRF não pode multar o motorista utilizando dados do tacógrafo…porque por lei no Brasil vc não pode produzir provas contra vc mesmo…..não sei porque existe o tacógrafo..

    • A prf deveria verificar tanto carro de passeio e caminhões a maioria de acidentes se dá com carro de passeio. E todos deveriam fazer toxicológico mais da metade dos jovens ficam sem cnh.

    • Essa historia de culpar a entrega é uma tremenda besteira.
      Mesma coisa se diz dos motoboys, outra asneira.
      Na grande maioria são uns irresponsaveis, senão vejamos; uma alteração dessas não custa barato, pra quem esta reclamando de horario de entrega não seria um gasto a se justificar não é?

    • Liga não meu patrão, todo mundo sabe disso, porém, para muitas pessoas que se quer tentaram sentar atrás de um volante acham muito fácil sentar atrás de um teclado e começar a falar assuntos que se tornam extremamente irrelevante comparando ao descaso que EM GERAL está tendo com nós camioneiros…. Levamos o Brasil nas costas e junto com nós pagamos impostos,multas indevidas, etc… Resumindo!!! Está cada vez mais complicado de trabalhar sabendo que ainda nos dias de hoje temos essas pessoas com celebro do tamanho que um mosquito falando esse tipo de comentário, ao envés de falar sobre quantos motorista de carro andando em alta velocidade e embriagados nas estradas…. Isso eles não sabem….

      • Quem senta atrás do teclado, como você diz, faz perícia dos acidentes. Analisa corpos, inclusive de crianças. Tenta aprender o que pode ter provocado, por exemplo, as cabeças arrancadas. Enquanto isso, você fica no teclado, criticando sem saber o trabalho que é realizado e sua importância para evitar tragédias futuras. Quem anda errado tem que ser punido, seja caminhoneiro, motociclista, condutor de automóvel, ônibus ou até policial.

  2. Quem criou essa reportagem não tem noção nenhuma do que e um caminhão na estrada…se na via de 80 kmh vc vem com seu carro de passeio a 1120/140 kmh…bate na traseira vai morrer mesmo…o que se precisa e de ter mais concientizacao dos motoristas de veículos de passeio. Convido vcs da reportagem pra fazer uma viagem comigo…pelo menos uma semana pra conhecer nossa realidade, sair de trás do computador e vir viver a vida real.

    • Preservamos a nossa vida. Não somos loucos de andar com alguém tão sem noção. Você acha que o caminhoneiro que morreu, junto com a esposa, ao colidir na traseira arqueada do caminhão do pai estava dirigindo automóvel? O excesso de velocidade é um problema gravíssimo mas o governo federal há muito vem relaxando na fiscalização da velocidade. Por isso aumentaram as mortes em 2019, 2020 e 2021 em relação a 2018. Entre 2011 e 2018 só diminuíram as mortes nas rodovias federais, agora, em 2021, por exemplo, morreram mais pessoas que em 2018. Apesar da redução de tráfego na pandemia.

      • Como q é excesso d velocidade
        Se liga vcs não viram o pé d breque q causou o acidente pq eu vi foram três caminhões q bateram por causa d um carro q o motorista com certeza nem sabia oq tava fazendo.
        Pq profissional somos nós caminhoneiros q desviamos d carro o tempo todo fazer ultrapassagem proibida
        Vejam o absurdo q vcs q depende d nós estão falando.
        Caminhoneiros deveria para tudo pra vê como vcs iriam sobreviver

      • Parabéns pela colocação do caminhão que bateu e morreu motorista e a esposa esses caminhão arqueado deveriam ser presos e regularizados para
        Rodar de novo …..

      • O problema maior é a imprudencia.
        Velocidade acima da permitida distancia de segurança alterar caracterista de um veiculo carro ou caminhao tudo isso tem que ser fiscalizado . Inclusive as condiçoes das rodovias .
        A prf por exemplo deveria alem desses problemas acima pontuar as condiçoes das rodovias para as autoridades competentes ,isso se chama responsabilidade social e comprometimento com o trabalho.

      • Acho que vcs também perderam uma teta
        Gordinha por isso essa conversinha mole
        Só faltou no final o fora Bolsonaro como todo esquerdista mamilocrata fala
        Quanto a diminuiçao dos radares aquilo era uma fábrica de multas dadas aos amiguinhos dos amiguinhos bem relacionados com tudo o que havia de pior no governo federal isso vcs não vem e fingem que não sabem de nada. Também sou contra qualquer tipo de exagero altura de para choque velocidade jornada de trabalho mas somados a tudo isso motoristas embriagados drogados e principalmente os mal preparados para pegar uma estrada durante o dia e que dirá a noite resultam em acidentes muitas vezes fatais. Mas é sempre mais fácil por a culpa nos caminhoneiros por toda desgraça que acontece nas estradas. Se houvesse a possibilidade de trânsito de caminhões em uma estrada e carros em outra vc iria enxergar os verdadeiros culpados pelos acidentes

      • Só intensificar a fiscalização em veículos de passeio…pra cada acidente de caminhão tropica a de carro pequeno.motorista de caminhão tirando os irresponsáveis na maioria das veses evitam acidente provocado por condutor de carro pequeno. Que muitas veses fogem eu já presenciei várias veses isso.

      • Parabéns pela resposta a esse sem noção que pensa que é o sabe tudo caminhão com a traseira alta é uma arma engatilhada pronta pra matar. A PRF está certíssima em multar e apreender esses caminhões.

      • Cada dia vai aumentar as mortes nas rodovias. Tanto pelo número de carros e caminhões que vem vendendo cada vez mais tanto pelo número de motorista amadores colocados sem noção nenhuma nas estradas. Teria era de ter mais rigor nas autos escolas que não preparam os motoristas para nossas estradas eles só fazem os alunos passarem. O problema de colisão traseira é muito mais que traseira alta. Pq traseira baixa tbm mata. Claro que alta de mais é exagero. O governo tinha era que ver e fiscalizar mais as estradas que pagamos pedágio e são um lixo. Nossos salários defasados. Entre outras coisas. Roubo de carga e caminhões, locais com o mínimo de higiene pra passarmos a noite já que não podemos rodar além da jornada de trabalho. Empresas que não temos nem água pra beber, etc. O nosso problema é muito mais que traseira alta e acessórios em caminhão.

      • Se são tão fortes pra falar pq não vão, é fácil criticar sem ter noção do que é um veículo de carga
        Fiscalização tem sim e por causa de uns trouxas como vcs agente tá passando um mal bocado
        Mais o dia que todos os caminhoneiros pararem novamente aí vcs vão sentir o que é fica sem alimentos em suas casas
        Por fim do papel higiênico ao absolutamente que sua mulher usa somos nós que levamos até vcs seus trouxas

      • E se eu convidasse alguém da redação para um dia de trabalho num caminhão que não é arqueado,trabalho em uma empresa em que temos cursos de conscientização do perigo no trânsito,andamos na velocidade correta e tentamos preservar a vida de todos ao redor, vocês aceitariam???
        Aguardo a resposta no meu email

      • Infelizmente o acidente ocorreu, mais se caminhao não fosse arqueado o q mudaria, vc da redação conhece a lei da Física? Um caminhão + carga + velocidade batendo em outro de cheio vc espera o quê. Só crítica pra caminhoneiro, mais o teu alimento chega d caminhão, então pesquise a rotina de motorista e depois tire suas conclusões.

        • Lei da Física? Nós não só conhecemos como fomos ouvir especialistas reconhecidos internacionalmente. Pessoas que estudam os acidentes e fazem perícias dos mesmos. Portanto, leia e aprenda sobre física e não confunda com atividade física. https://estradas.com.br/ministro-quer-relaxar-fiscalizacao-dos-caminhoneiros-e-pode-colocar-vidas-em-risco/ Quanto a rotina dos caminhoneiros, conhecemos muito bem também. Inclusive lutamos contra o abuso de jornada, baixa remuneração do frete, uso de drogas para suportar longas horas ao volante, dentre outros temas. Quanto ao alimento chegar de caminhão é importante lembrar que se alguém não produzisse o alimento o caminhoneiro não teria nada para transportar. Portanto, todos são importantes, inclusive os que estudam acidentes.

      • Se o cara bate em alta velocidade na traseira de um caminhão, a probabilidade de aver vítimas fatais é alta independente de a trazeira ser arqueado não, outra coisa quem mais comete infração e provica acidentes são “motoristas” de carros baixos, de fato vocês não dabe nada sobre a realidade de uma rodovia.

      • Eu paro e penso no q vc falou sobre ” somos sem noção!” quantos carros pequenos tem rebaixado no brasil? Vcs não falam! Ai vcs vem falar de caminhao! Eu tombei meu caminhao para nao matar uma familia q esatava no carro com um verme drogado q jogou o carro encima de mim! Vcs nao falam isso por q só o motorista de caminhão é o errado? Errado são vcs q só sabem pegar uma filmadora e colocar várias baboseiras na internet! Entra no dia a dia do caminhoneiro, veja como é as condições de estrada,banheiros e os roubos q muitos ” tão sem noçao como vc falou” ja morreram por levar coisas q com certeza vc usa no dia a dia! Fiscaliza veículos pequenos q podem estar irregulares ou até drogados, mais não, preferem jogar a culpa no caminhoneiro! Falar é facil! Dificil é vcs sentarem o rabo no caminhão e ver a realidade! Quem vive de história é museu!

        • Enquanto você fala, outros fazem as perícias dos acidentes. Recolhem corpos, estudam as lesões, tentam apurar as causas da tragédia para evitar que outras se repitam. O objetivo do trabalho é poupar vidas, inclusive a sua.

    • Tem toda razão…. criticar os profissionais do volante e fácil, dificil e ser um deles …. Tuba já tive caminhão e apoio seu ponto de vista ….

    • Infelismente a realidade brasileira em termos de transito é um verdadeiro caos.
      Até que temos bons motoristas, o que explica o atual “pequeno” número de acidentes fatais nas estradas, mas esperem um pouquinho só para constatar que ele crescerá muito.
      Isto porque, veículos de passeio andam por aí como se fossem aviões, caminhões apertando os veículos que encontram pela frente como se fossem locomotivas em ferrovias exclusivas para o seu uso, e o que dizer dos nossos tão “queridos” motociclistas ?, dizer que são inconsequentes soa até como um elogio diante do que eles fazem.
      Como o dinheiro tem falado mais alto do que o saber viver em sociedade, o que fazer?
      Quem ainda não fez faça com urgencia um curso de “direção defensiva”, eu fiz lá pelos idos dos anos 80 e acredito que valeu a pena, afinal ainda estou vivo, coisa cada vez mais difícil hoje em dia.

    • Realmente os veículos leves andam em altas velocidades e fazem ultrapassagens em locais proibidos, gerando alto índice de acidentes

    • Vc já vai falar merda, tenho certeza. Toda minha família tem caminhões desde que me entendo de gente, hoje tenho caminhão e estou com 44 anos, então acho certíssimo o que a PRF está fazendo pra combater os bandidos ao volante de caminhões. Parabéns a PRF.

    • A questão não é só veículos de passeio. Outro caminhão também não tem segurança nenhuma em colisão traseira. Dias atrás o filho bateu no caminhão do pai que estava a frente e veio a falecer. Isso aconteceu aqui em Curitiba. Tem que existir uma norma da altura. Tem muitos exageros.

      • Existe legislação específica, conforme mostramos em matéria sobre o tema. O problema é que muita gente quer que a lei seja aplicada apenas para os outros.

    • Bom dia sou motorista de caminhão a mais de 30 anos e acho que está passando da hora da fiscalização arroxar ainda mais esses caminhões que modificam toda sua estrutura. Não tem estabilidade nem uma sem contar com os faróis totalmente desregulados por a maioria do próprios colegas de estrada para prejudicar o que vem de encontro. Isso tem que mudar

  3. É engraçado essas reportagens, pq eu tenho 30 anos de estrada e nunca vi carro debaixo de caminhao!! Ao invés disso, já vi carro de rodas pra cima, dentro de buracos, partido ao meio,
    arrebentado na trazeira de caminhão e até achatado entre um caminhão e outro!! Agora debaixo de caminhao eu nunca vi!!
    Eu fui criado e orientado pelos meus pais a falar o que se vê, e falar a verdade, e nunca, nunca inventar mentiras pra tirar proveito próprio!!

  4. Traseira de caminhão não foi feita pra carro bater no fundo não é só andar com atenção e de vagar q evita acidentes agora tudo de ruim q acontecem a imprensa maldita que colocar a culpa nos q na pandemia era herói agora são tratados como bandidos affff

      • Acidente acontece na traseira arqueada ou não se não manter a segurança morre até andando de bicicleta
        Outra seu computador não sai da sua casa vc dorme e acorda a hora que QUER enquanto o caminhoneiro leva o abastecimento pra sua mesa.
        Meu ou minha filha vá estudar um pouco mas e deixe de falar o que vc não entende

      • Se por acaso esse triste acidente que aconteceu entre pai e filho fosse com a traseira baixa vcs aí da redação acham que não teria sido fatal ?

      • Você ja viu o depoimento do pai? Viu que o caminhão dele é legalizado? O mal do jornalismo atual é esse apenas criticar.

      • O senhor foi entrevistar o pai Sr Jetro ??? Pois até onde estou sabendo o filho teve um mal súbito antes da colisão e não teve a reação de frenagem e que eu saiba se bater sem frear até numa parede a chance de morrer e maior acreditamos que a mídia de hoje analisa fatos analisados por outras pessoas e tira suas conclusões com base em informação de terceiro

      • E mais nós grupos que eu tô de watts segundo o motorista da carreta que trabalho freou bruscamente pra não bater em um automóvel que adentrou a frente dele e freou do nada os outros veículos que vinham atrás não tinha a mesma visibilidade do carreteiro não conseguiram frear e colidiu o pai na traseira r da carreta e o filho na traseira do pai se realmente é verdadeiro essa informação ninguém quis saber né porque quem causou o acidente porque a carreta freou do nada em uma rodovia era uma boa matéria investigativa alguém ai mais concorda comigo

    • Esse é o mesmo meu pensamento. Sempre q baterem em ferro vão se machucar ou vir a morrer, não importa a altura. Quando chega a hora de morrer não tem dessas de altura, querem agora até colocar a vontade de Deus em debate. É uma tragédia e deu.

    • Sou motorista aposentado e tenha certeza não teria coragem de fazer uma viagem com nenhum cabeça bagre desses que se diz “CAMINHONEIRO” inclusive você, bando de irresponsável.

  5. Quando um veículo ou implemento é HOMOLOGADO não consta sua altura do solo?
    Se todas as dimensões são levantadas e registradas esse tipo de alteração é ilegal.

    • Está cheio de caminhoneiro que levanta a traseira no limite da lei, vai no Inmetro e homologa. Depois volta e manda aumentar novamente e sai na pista dizendo que está com o veículo regular. Neste caso deveria ir preso e não apenas multado ou então o funcionário do Inmetro, caso tenha aprovado um veículo totalmente irregular.

      • O que no Brasil falta são homens sérios e não destes moleques, que fazem de seus caminhos armas pra matar, já que eles querem andar com seus rabos levantados faça como em outros países se por este modismo vier a causar algum acidente, seja aplicado um penalidade de reclusão pra pagar pelo crime, queria ver eles com este rabo levando na pedra, vai lá pro espírito santo puxar aquelas pedras de granito, será se vão continuar com está traseira virado pra lua.

  6. Tem que fiscalizar as empresas que deixa o motorista parado três ou mais dias, depois exigi que faça a entrega dentro do prazo estabelecido por eles.
    Só tem castigo para os motoristas e as empresas?

  7. Claro a sheilla bellaver deu entrevista com Ciro Gomes. Foi a primeira coisa que ela disse. Que a PRF tava tratando os caminhoneiros como bandidos por causa disso. Como ela é a caminhoneira mais seguida do mundo e tava com Ciro Gomes. Ele rapidinho deu ordem pra PRF parar. Ciro não governa pra banqueiros por

    • Você da redação não é um ser humano é um câncer da internet que visa retardar as pessoas que não tem experiência com um caminhão e coagi-las a pensar que caminhão arqueado é um monstro,ele não é um monstro é só um caminhão,se a pessoa está a 100 ou + em uma pista de 80 não é culpa do caminhoneiro.

  8. Acho q no Brasil deveria colocar toxicológico para todos os motoristas sem exceção,e tbm colocar algum sistema de registro de velocidades para automóveis,”” tipo tacógrafo”” para se saber a velocidade dos mesmos,porque veículos andam com excesso de velocidade,fazendo ultrapassagens perigosas, como já disse com velocidades exorbitantes,batem na traseira de caminhões e o culpado é o caminhão, não tirando a responsabilidade de alguns caminhoneiros que levantam a traseira fora do normal estrapolando as regras,acho q deveriam ver os dois lados da moeda.

    • Boa noite.
      A redação não respondeu a sua pergunta será pq? Quero crer q seja uma redação imparcial e q repudie todo tipo de irregularidades no trânsito preticada por quem quer q seja, independente do porte do veículo.

    • Perigoso porque vc quer andar colado na traseira de um caminhão sem ter visão da frente vc estudou pra tirar CNH e não fez direção defensiva

  9. No caso de alterações na altura da frente e traseira dos caminhões, deveriam aumentar a fiscalização, endurecer a punição, pegou caminhões arqueados, retenção do veículo, multa de 5.000,00 mais 500,00 de diária de pátio, quero ver se isso não acaba rápido…

    • Se quem está atras não mantém a distância necessária ,com certeza o mínimo vacilo entrará com certeza na traseira de qualquer veículo independente da altura da traseira.o CTB diz :todo condutor de veículo deve andar com os cuidados indispensáveis a segurança de trânsito ,e uma delas e manter_se a distância do veiculo que a sua frente ,e na direção defensiva diz que o motorista deve -se atento para se defender de um possível de que está na mesma direção e isso o motorista e na auto escola quando vai habilitar-se em qualquer categoria,realmente o condutor de um veículo de transporte tem por obrigação de respeitar as características do veiculo quando de fabrica .agora ao lavrar o auto de infração por alterar as características do veiculo e ser aprovado no imetro este cidadão que assinou o laudo de vistoria deveria ser preso porque com certeza recebeu propina assinar um laudo de estupidez.

  10. Tds opinam contra os caminhoneiros,so queremos trabalhar e ter nossos caminhoes do nosso jeito,se nos caminhoneiros sismarmos de parar ai a populaçao que critica corre pras redes sociais implorando pra nao parar aqui so queremos trabalhar pois sem caminhao o Brasil para

    • É interessante… a maioria dos caminhoneiros é contra os caminhões arqueados e você diz que todos opinam contra os caminhoneiros? Na prática, todos defendemos quem respeita as leis, sejam caminhoneiros, motoristas de automóvel, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Não é cada um fazendo o que quer que vamos construir um país decente. É Lei, então CUMPRA-SE!

      • Sou caminhoneiro e estou de acordo com as vossas observações !se andarmos dentro das leis do CTB ,com certeza não teremos problemas com os responsáveis pelas as fiscalizações e poderemos evitar de uma certa forma carregar-mos nas consciência a perda de vidas .

    • Cada dia vai aumentar as mortes nas rodovias. Tanto pelo número de carros e caminhões que vem vendendo cada vez mais tanto pelo número de motorista amadores colocados sem noção nenhuma nas estradas. Teria era de ter mais rigor nas autos escolas que não preparam os motoristas para nossas estradas eles só fazem os alunos passarem. O problema de colisão traseira é muito mais que traseira alta. Pq traseira baixa tbm mata. Claro que alta de mais é exagero. O governo tinha era que ver e fiscalizar mais as estradas que pagamos pedágio e são um lixo. Nossos salários defasados. Entre outras coisas. Roubo de carga e caminhões, locais com o mínimo de higiene pra passarmos a noite já que não podemos rodar além da jornada de trabalho. Empresas que não temos nem água pra beber, etc. O nosso problema é muito mais que traseira alta e acessórios em caminhão.

    • Se vc parar morre de fome não é arqueando caminhão e tentando fazer as regras de vcs que tá certo p isto existe leis se existe é p ser cumprida independente de quem for

  11. O problema não é fiscalizar e sim a maneira que e feita a fiscalização . se coloco um rele para acender os faróis quando ligo o caminhão .sou multado porque não pode se coloco insulfilme nos vidros laterais para minha própria segurança também sou multado as leis. Do CTB deviriam passar por uma alteração. E fiscalizar o que realmente colocar nossa segurança e dos demais em risco

    • Leis podem ser alteradas mas enquanto existem tem que ser respeitadas. Não podemos viver num país em que cada um decide se vai ou não respeitar as leis baseado no que acha certo ou errado.

  12. O certo é matar, roubar, estuprar, entrar na sua casa te manter refém levar tudo que tem dentro de casa isso é certo agora trabalhar igual um cavalo fazer o bem é errado país de merda

    • O que vc disse não é o certo, ensinaria isto ao seu filhos por isto mesmo existe a lei para coibir e fazer pagar pelo crimes cometidos, do mesmo jeito que existe lei para coibir que motorista sem noção cometam infrações de trânsito e coloquem vidas alheias em riscos e fiquem sem impunidade lei e pra todos e todos devem pagar pelo seu atos.

    • Me desculpe !você está falando besteira porque está com raiva ,mesmo que estejamos trabalhando temos de observarmos as leis ,bandidos que não respeitam as leis e que somos da bem e inteligentes temos que respeitalas caso isso na aconteça são os nossos ante queridos que sofreram pelos nossos erros Deus te abençoe e acalma o seu coração.

    • Muito fácil, construa uma rodovia só pra você e, anda do jeito que você quizer, nao é só vocês que trabalham, no entanto aprenda a respeitar as leis em benefício de todos que tem o mesmo direto

    • Muito fácil, construa uma rodovia só pra você e, anda do jeito que você quizer, nao é só vocês que trabalham, no entanto aprenda a respeitar as leis em benefício de todos que tem o mesmo direto

  13. Enquanto o PRF fica fiscalizando altura de caminhões, o tráfico , o contrabando e roubo de veículos passam de baixo das barbas deles.

  14. Sinceramente acredito que fisicamente um corpo em movimento tende a se manter em movimento, pergunto se há uma colisão traseira em qualquer veículo que seja, o que o condutor estava fazendo por não manter a distância de segurança ou qual velocidade ele vinha? A questão não é se um caminhão está arqueado ou se ele é original, o que vai determinar se o indivíduo vai ou. Não sobreviver é a força do impacto. No mais acho que tudo isso é simplesmente falta de respeito aquele pai de família que gosta de ter seu caminhão com estilo, acrescento ainda o que uma capa de polca gera de risco? Quero observar também nos proibiram de melhorar a iluminação traseira de nossos caminhões, ficando somente o original, bem contraditório não acham?

    • Leis e para ser respeitadas ,se eu não respeito as leis, que moral eu tenho para dar aos meus filhos. Como vou ensinar os meus filhos o que é certo, pois continuo fazendo o que é errado. Assim meus amigos irmãos,vamos criando um mundo de ignorantes onde ninguém respeita leis e ninguém respeita ninguém. O pior essa ignorância é sempre passada de pai para filhos. Sou motorista de caminhão.
      Não concordo com muitas coisas ,mas leis é para ser respeitada e cumprida.

    • Seu comentário foi o mais sensato até agora! E aproveitando o embalo do assunto e ano eleitoral muitos estão procurando motivos por menores que sejam para atingir o candidato A ou B isso é Brasil!!!!!!

  15. Fabrico rampa niveladora de doca e vejo que tem de limitar a altura de caminhões e carretas e um absurdo o que se vê por aí tá passando da hora e muita frescura de meia dúzia de péssimos caminhoneiros

  16. Boa tarde.
    Não sou contra a fiscalização de um caminhão arqueado, mas o abuso da PRF em multar até mesmo por uma tampinha de porca de parafuso de roda, isso é simplesmente perseguição. Vejo q o Brasil obriga o trabalhador a deixar suas profissões e entrar no mundo do crime. Pq se não pode trabalhar, o q fazer então. Quem decide essas operações da PRF não conhece nada sobre o caminhão sobre a vida de um caminhoneiro. Antes de qualquer operação teria q ter um estudo comprovado. Tenho vergonha de ser Brasileiro. Ministro q só trabalha pelos empresários. Empresário q sufoca o trabalhador. Voltamos aos tempos do velho Egito. Hebreus massacrado pelo Faraó. Analisa e veja se não está igual. Todos viramos escravos dos mais políticos. Tipo esse Tarcisio Freitas. E Bolsonaro. Caminhoneiro não vota mais em Bolsonaro. Na época de lula tinha corrupção mas éramos livres. Hoje não tem entre “(aspas)” corrupção. Mas tem supressão e opressão.

  17. PRF deveria se preocupar em proteger os caminhoneiros que estão sendo assaltados e roubados . O caminhoneiro muitas das vezes roda muito a noite porque e mais tranquilo na pista e corre da Perseguicao da PRF,que ao invés de proteger quem está trabalhando,só sabem multar e prender.e se para pra descansar o ladrão vem e leva.

  18. Considero um interferência indevida do ministro de infra-estrutura em uma área de segurança de trânsito em um total desrespeito as orientações do contran são especialistas da área e não um candidato a governador de São Paulo por isso é que ele falou não é momento para fazer estas fiscalizações isso é uma atitude criminosa será que ele irá responsabilizar se houver mortes em acidente desta natureza.

    • Bom dia tbm não acho certo traseiras de caminhões arqueadas ao extremo mais querer culpar os caminhoneiros por tudo de ruim que acontece nas estrada tbm é injusto na realidade do dia a dia os motoristas de carro pequeno eles mesmos colocam a vida deles em risco e do motorista de caminhão com ultrapassagens em locais proibidos ultrapassagens forçadas em que muitas das vezes temos que sai da pista pra evitar uma tragédia a vcs que fazem essas reportagens deveriam sair pra estrada e ver de perto a situação as vezes é muito fácil na frente do computador puxar estatísticas aí fica mais simples apontar o dedo aos caminhoneiros vão para a BR ver de perto as atrocidades que carros de passeio fazem #ficaadica#

      • Onde você viu alguém dizer que os caminhoneiros são culpados por tudo? É apenas um artigo de perito que analisa especificamente esse tipo de acidente.

  19. O problema não sao as traseiras dos caminhões não sapos ignorantes que grudam nas trazeiras dos outros isso ninguém fala vê ou fiscaliza deixem os caminhoneiros em paz

    • Pois no acidente na BR-376 em que morreram o filho e a nora do caminhoneiro, quem morreu foi caminhoneiro. O pai colidiu na traseira de outro caminhão, que não estava arqueado e sobreviveu. Todos os caminhoneiros que estão com o caminhão regular são deixados em paz. Quem coloca em risco a vida de terceiros merece ser multado e não merece o respeito da população.

      • O que vejo é muita ipocrezia, o homem que não respeita as leis, é um homem sem Deus, e pra ele tudo está certo até que venha o julgamento ,quem erra tem que pagar independente do veículo que esteja cunduzindo, devemos respeitar a Vida.

  20. Por mim pode prender todos esses caminhões de bunda erguida ….. só ambuste …ora caminhão é p trabalho não p balakia

  21. As leis brasileiras são uma vergonha. Sou totalmente contra o arqueamento exagerado da traseira dos caminhões, agora multar porquê tem capinha de porcas nas rodas, lanterna traseira no meio do chassi, botijão de gás para poder fazer nossa alimentação, são coisas que não fazem o menor sentido! Outra coisa, porque não colocam tacógrafo nos carros de passeio e obrigam os condutores também a fazerem o exame toxicológico? É uma verdadeira palhaçada nossas leis.

    • Daniel, gostei de seu posicionamento. É contra o arqueamento. Só que esses detalhes de capa nas porcas e luzes em outros lugares e um absurdo ser multado por isso. Como digo, legislação retrógrada. Guardas que querem multar. Ficam escondidos atrás de moita com radar móvel tipo pistola isso pode?!?!?

  22. Sou carreteiro a 38 anos e sou um apoiador das fiscalizações nas estradas, mas cadê os nossos direitos?? Onde estão os pontos de apoio para descanso (com segurança) que vivem prometendo e ninguém faz nada? Os postos super lotados não permitem que os caminhoneiros parem para descansar e muito menos para pernoitar! Então as coisas vão rolando a moda bangu mesmo! Por lado caminhoneiros c o “nariz” cheio de rebites, pó, maconha e outras drogas mais, do outro lado, a gente chega cansado num posto para descansar, somos expulsos, saímos com sono e lá na frente a PRF pronta pra meter a caneta, multar por exceso de horas trabalhadas e assim vai! Lamentável!

    • Caro Daniel, o caminhoneiro transporta de graça? O dono da carga não está ganhando? A concessionária de rodovia opera sem cobrar do caminhoneiro? A PRF trabalha sem receber salário? Então, por que você acha que o caminhoneiro tem que chegar no ponto de parada, não consumir nada, e ainda ter lugar para descansar com segurança de graça? O problema da categoria é não receber o valor justo pelo frete, não ser remunerado adequadamente, não ter diária para bancar essas despesas de pernoite, banho e alimentação. Não existe nada grátis. Agora, nas novas concessões, o governo estabeleceu áreas de estacionamento que são insignificantes para a demanda. Você pode achar que serão de graça mas na prática todos, inclusive você, já estão pagando no pedágio para que um dia construam essas áreas. A lei 13.103/15 previu que o governo deveria dispor de áreas federais em 5 anos para descanso dos caminhoneiros. O prazo venceu em março de 2021. Você já viu alguma? Não tem mas agora o presidente quer socializar estacionamento de ponto de parada. Por isso que muito quebraram e a maioria não quer mais construir nenhuma vaga. Afinal, vão investir para que? Pagar para os outros estacionarem? Você transportaria de graça?

  23. Senhores caminheiros se unam vocês que movimentao o nosso país sem vcs os insumos, alimentação, combustível,entre outros não chegam nos mercados, farmácias, hospitais,nas mesas do povo Brasileiro . Então lutem

    • Existem regras de distância e velocide se for seguida com certeza diminuirá muito a colisão trazeira com vítima.

    • O pior é que vai faltar para a família de dos caminhoneiros tbm.
      Essa classe tem que acabar com esse negocio de ficar ameaçando as pessoas, ja pensou se os médicos decidirem parar? Quando sua família precisar de atendimento? Vai encontrar medicamento na sua caixa do caminhão? Se vc sofrer um acidente na estrada? E se a PRF que tbm não ganha bem resolver interditar as estradas?
      Vamos parar de hipocrisia e parar de tomar rebites e de usar drogas e levantar a merda dessas traseiras que so causam mortes!

    • Boa noite, não sou caminhoneiro, já fui gestor de projetos, consultor, diretor industrial e atuei no segmento de fabricação automotiva e viajava quando menino de caminhão, porém meu pai viveu mais de 25 anos de sua vida entre auxiliar de carga e descarga, motorista, chefe de depósito chegando a gerente de transportadora…. Tudo que vem sendo discutido nos comentários acima não vai melhorar nosso país. Temos motoristas de Caminhão que não respeitam as regras ( sim, da mesma forma que temos motoristas de ônibus, carro de passeio e etc, que também não respeitam), como temos o oposto ( quem respeita e segue as regras). E cada um vai defender o seu ponto de vista, mas uma coisa é eminente, se eu tenho por exemplo um dos primeiros 1113, um 112, dentre outros caminhões e cavalinhos mais antigos, como todos conhecem, não há condição de viajar a noite com neblina e serração com a iluminação original, porém se eu mudar sou multado. Se eu arquear um caminhão ou rebaixar um carro, a regra aplicada é a mesma. O problema no Brasil está em criar leis que na prática não funcionam ( pois cada projeto aprovado gera retorno para o político que a criou ou sua criação vem em prol do beneficiamento de uma empresa ou órgão), na prática o que deveríamos ter ao se criar uma lei é a aplicação usada dentro da indústria para validação de qualquer alteração, projeto, regra etc. Se planeja ( estudar a aplicação da lei com base em postos positivos e negativos), executar ( cria a lei), monitorar seu resultado ( ver se a mesma surgiu efeito e quais os pontos positivos e negativos na prática), validar ( ver se o objeto foi atingido, analisar todos aspectos e impactos na prática, se ok, aprovada, caso contrário refazer todo processo)… Porém isto exige recurso financeiro, trabalho para as áreas envolvidas e o principal, monitoramento….
      Enquanto o país for administrado a base do pão e circo, não vamos melhorar.
      O país deve ser administrado como uma empresa, com regras ( se o caminhoneiro tem horário para chegar, deve ter horário para descansar, limite de jornada e etc, ou seja, tem direitos e deveres), se ele arquear o caminhão acima da norma, prende o caminhão, se o Inmetro legalizou fora da.norma, demite e prende quem assinou…. Motorista tem que usar tacógrafo, por que veículo não.
      O caminhão tem que andar a 60, 70, 80 km/h, sera que o mesmo 1113 tem a mesma segurança, capacidade de frenagem, retomada e itens de segurança que um caminhão atual ( devemos ter uma lei com base em números, dados palpáveis que justifique o porque), aí vem a pergunta, a madame que tirou o carro 0km e anda em uma rodovia com limite de 120 km/h porém trafega na pista da esquerda a 70 km/h sera que é ela que vai se acidentar ou ela vai causar um acidente…. Se for númerar os pontos, vamos longe…. Em resumo, criticam a China, porém estive na China um período e sinceramente, existem regras e leis para tudo, e as pessoas seguem as regras, porém as leis são pensadas, possuem um fundamento e visam o benefício mútuo, talvez nãos deveríamos tirar o orgulho e deveríamos aprender com os outros, por na Europa, EUA, China as coisas funcionam, será que a resposta seria porque ambos fazem seu papel ( o poder público e a sociedade)…. É o velho ditado, se as pessoas não aprendem por amos vai pela dor ( se falar e pedir não adianta, vamos pela dor de cabeça de correr atrás do caminha, carro, moto apreendido, pela dor de ter perdido parte do livro ou salário do mês para pagar multa)….vamos refletir

      • Perfeito! O problema no Brasil é que a maioria dos que andam errado, quando são punidos, reclamam e falam em indústria da multa. Quando outros cometem infrações e até crimes de trânsito, então querem punição dura. É aquela história, o rigor da lei para os outros. A polícia deveria atuar para cuidar das exceções e para isso depende de cidadania. Existe forum adequado para mudar as leis. Entretanto, quando elas estão em vigor devem ser respeitadas. Assim funciona no mundo civilizado. Queremos veículos de primeiro mundo mas não queremos ser cidadãos de primeiro mundo.

  24. Na minha concepção, nenhum caminhão nem outro veículo deve ser mexido, primeiro porque a engenharia já contruiu através de projetos muito bem estudados.
    Em 39 anos que trabalhei com vários modelos, nunca alterei nenhum, porque fazer isso não nada inteligente.

  25. Boa noite ,pergunto ! como um orgum público libera este tipo de levantar a traseira do caminhão,quanto a documentação,,se as grandes fábricas o engenheiro levou vários anos ,para dar estabilidade ,para o caminhão ,enguanto um Zé arruela não tem estudo ,muda todo esquema do engenheiro,,e mais como as autoridades vão liberar para estes otários fazer estas proezas ,a polícia deve fazer o papel dela ,parabéns PF

  26. Esse jornal é equivocado e não sabe o que tá reportando quando um filho drogado de político atropelada alguém com o seu automóvel em alta velocidade aí eles não falam nada os caminhoneiros deveria para com essa bobagem e para todos de uma vez só e deixa esse país sentindo a importância de um caminhoneiro E esses reportes lixo que estão generalizando todos caminhoneiro deveriam fazer o seu serviço da maneira certa mostrando que é uma minoria que faz essas merdas
    Vocês da Reportagem são uns covardes
    Vão em um pátio de posto e conta quantos caminhões estão adulterados primeiro e depois faz essa reportagem certa
    Seus idiotas
    Eu sou caminhoneiro a muito tempo e o caminhão que eu trabalho não é adulterado
    Então não ponha os caminhoneiros honesto nessa conta seus palhaço

  27. Então eu pergunto para que serve o para-choque traseiro se ele é lei é obrigatório agora eles quer pegar até na altura que o caminhão fica eles tem que fiscalizar o para-choque e outra coisa não foi feito para bater

  28. Eu acho q ninguém tem o direito de menosprezar alguém pela profissão q exerce cada um que seja profissional de verdade não sobre mentira e achismo mas sim no que é certo e verdadeiro , não usando um fato isolado e difícil de acontecer com a realidade, pq toda e qualquer profissão é passível de acidentes e no caso dos caminhoneiros o q está acontecendo é que tão usando uma profissão quão digna e importante a nosso povo e pais para ferir ou atingir cunhos eleitorais isso e coisa de seres desumanos e ignorantes . Não sei me espessar e escrever tão bem quanto os almofadas mas minhas mãos limpas e porém calejadas são de trabalho e honestidade , nosso sustento sempre foi em cima de caminhão tenho 32 anos de estrada irmãos mais de 40 e pai acima de 60 anos de estrada e graças a deus nem um se envolveu em acidentes graves e muito menos com drogas ou coisas ilícitas, pq temos no sangue o dom de ser caminhoneiro. Não acho justo usarem nosso nome e de milhões como nós por uma minoria de irresponsáveis que tem em qualquer função e deixando claro que tem muitos jovens aí na estrada que também podemos ter orgulho deles. Só um desabafo.

  29. Para se dizer a verdade ,eu sou motorista de caminhão e não achei nada engraçado de ver estes caminhões rodando por ai com esta bunda empinada . ( não é mulher para andar assim ) e se isto está causando acidente e transtornos então pare logo com isto ..mas sou muito a favor que o nosso presidente construa lugares seguros para os motoristas descançarem com segurança .

  30. A redação bate na tecla do acidade com pai e filo ,uma grande fatalidade e muito triste. Vale lembrar que o caminhão do pai bateu na traseira de uma carreta com 30 tnds ou mais e parada na pista por causa do trânsito naquela região que é muito intenso ou seja a PRF já sabendo disse o cotidiano daquele trecho poderia está sempre ali sinalizando a rodovia e cuidando da segurança daquele trecho independe de ter caminhão com traseira alta ou baixa se a PRF estivesse ali naquele trecho de prontidão pra fazer o que são pagos pra fazerem teria evitado o acidente tbm .Agora o filho bateu na traseira do caminhão do pai que já estava batido na traseira de outro caminhão ou seja o impacto foi maior pq a carreta que estava na frente segurou o caminhão do pai fazendo com que levantasse mais ainda a traseira do caminhão e o filho econsequentemente entrou mais ainda em baixo fazendo assim uma guilhotina. Não sou perito e tbm não sou a favor de exageros da galera que levanta a traseira fora do limite tem sim que fiscalizar pq já tá provado que realmente mata , mas é um adesivo no parabrisa mata ? Capa de porca mata?isofilme mata ? Eu sei que ladrão de caminhão mata! Mas condições da rodovia mata !E aí quem fiscaliza isso de que forma a PRF é penalizada quando um ladrão rouba o caminhão de um pai de família se eles são pagos pra proteger tinha que tbm resarcir o que foi roubado afinal a incompetência foi deles!!!

  31. Eu sou motorista tbm não acho legal aumentar excessivamente a altura agora vem um bosta falar que deve dar multa de 5.000 para o motorista e apreender o veículo e porque ele não sabe a vida do caminhoneiro na estrada para levar comida para ele.

  32. Um caminhão sai de fabrica com 11 molas ele sai no chassi guando colocar uma carroceria ele baixar muito a sim fica sem estabilidade aí e preciso levantar coloca mais molas agora pouca rodoviária era pra educar e fiscalizar mais não fazem isto ficam escondido em pontos estratégico para multar caminhoneiro que já está a ponto de desistir da profissão vcs acham certo um guarda rodoviário prender um caminhão com uma carga de abacaxi e ela se perde e ficar no prejuízo o agricultor e o caminhoneiro e ninguém faz nada o problema e a traseira alta

  33. Será que se aumentarem o salário do agentes da PRF, talvez eles deixem os caminhoneiros em paz, como que um coitado desses pode sobreviver com 1212,00 Reais por mês? É muito pouco, deveria ser pelo menos uns 2500,00 por mês.
    Quanto ganha um caminhoneiro?

  34. Cada um na sua . Tem gente que legaliza som, tem gente que legaliza suspenção ,tem gente que legaliza película,Tem homem que namora com homem ,mulher que namora com mulher.Bom seria se o ser humano respeitasse um ao outro sem preconceito e sem distinção. Quem somos nós para julgar? Olha só se a legislação libera caminhão andar arqueado.qual o problema? Se vc arquear e legalizar tudo ok. Porém andar arqueado sem legalizar aí fica meio complicado. Que cada um possa respeitar ao outro e seguir sua vida . Se existe colisão traseira errado é que colide na traseira não é isso que diz a lei?

  35. Leis e para ser respeitadas ,se eu não respeito as leis, que moral eu tenho para dar aos meus filhos. Como vou ensinar os meus filhos o que é certo, pois continuo fazendo o que é errado. Assim meus amigos irmãos,vamos criando um mundo de ignorantes onde ninguém respeita leis e ninguém respeita ninguém. O pior essa ignorância é sempre passada de pai para filhos. Sou motorista de caminhão.
    Não concordo com muitas coisas ,mas leis é para ser respeitada e cumprida.

  36. A polícia nada mais é que a milícia dos políticos, lei é soh um rabisco num papel, jornalistas nada intendem do assunto, engenheiros muito menos, engenheiros trabalham para empresas que apenas querem o lucro, se vcs realmente se preocupasse com as vidas das pessoas no mínimo questionaria o sumiço dos caminhões bicudos, esses sim salvam vidas, carros de passeio que fica atrás de caminhão é imprudência e falta de perícia ao volante, vcs jornalistas e os engenheiros das empresas são tão canalhas querendo terceirizar a culpa de um acidente a vítima, quando se bate atrás a culpa é de quem bate atrás, independente se quem colidiu veio a óbito ou não, isso é coisa de canalha, moro em uma cidade portuária e várias butucas trafegando sem condições e nada é feito, vcs querem é dinheiro pq sabem que quem tem o caminhão ajeitado tem dinheiro pra pagar a multa e outra coisa não gosto de caminhão arqueado porém não proíbo

  37. Todas essas pessoas que fizeram esses comentários nunca estiveram atrás de um volante de caminhão. A realidade é bem outra

  38. Tem que multar mesmo esses motoristas NUTELLA,não são profissionais são uns aloprados nariz de aspirador que brincam de motorista colocando vidas de terceiros em riscos . Parabéns aos policiais. PS sou motorista de caminhão cat E , abandonei a profissão por causa dessa raça ruim.

  39. A melhor solução é a construção de ferrovias para o transporte de todo tipo de carga nesse Brasilzão, assim não ficamos reféns dessa classe que infelizmente está impregnada de oportunistas que querem agir fora das leis de trânsito, sob a ameaça de paralização caso não sejam “respeitadas” as suas exigências de fazerem o que bem querem, não importando que tipo de prejuízo possam causar.

  40. O que causou o acidente onde morreram o filho e a nora do caminhoneiro da frente ?
    Só falam no final da historia, nao falam do que causou essa frenagem…
    Concordo com alguem de um comentatio anterior. O pessoal da redaçao deveria sair de dentro do escritorio e conhecer as estradas. Se nao querem fazer isso , seja por medo ou por qualquer motivo. Que assistam mais videos , mesmo de alguma plataforma da net, pra tomarem conhecimento de mais coisas.
    Tem uma galera de bagunçeiros no meio de caminhoneiros sérios ? Tem sim, mas deve ser minoria. Agora vem me dizer que nao tem motorista de carros de passeios fazendo besteira nas estradas ? Tem e tem muito…
    A PF fiscaliza sim, apesar de pouco contingente, fazem um trabalho maravilhoso, cada vez mais bonito.

  41. Sra.redacao vcs ficam colhendo e inventando mentiras
    Não sou mas caminhoneiro mas eu estava com uma passageira dentro do meu carro e ela era repórter de uma emissora e ela fez a reportagem de dentro do meu carro como se estivesse dentro da rodoviária falando com um policial PRF então perguntei a ela se estava gravando ela disse que estáva ao vivo então por isso digo deixe o povo trabalha vão atrás de bandidos

  42. Toda rede de (área de descanso, dormitórios, pontos para manutenção banheiros, segurança),apoio prestado aos caminhoneiros deveria sair do IPVA pago anualmente por todos, nada mais justo.

  43. Nosso ministro tem que colocar toxicológico não só para D E sim para a categoria B cometendo infrações no trânsito

  44. Redação comentou acima que não andaria com um caminhoneiro por uma semana pois não iriam por suas vidas em riscos, fique sabendo que se andar comigo vcs irão levar uma escola de trânsito de um caminhoneiro responsável que trabalha com responsabilidade e dentro da lei para levar o pão de cada dia para dentro de casa.. existe muitos caminhoneiros tipo modinha estragando a classe mas sem sombra de dúvidas os motoristas de automóveis são muito mais sem noção.. toxicológico tinha que ser para todos e a CNH tinha que ser tirado com algum delegado culhudo que se não soubesse dirigir não conseguia o direito de dirigir, fazendo isso já acabaria com uma grande porcentagem de acidentes e mortes nas rodovias

  45. Temos que parar de baixar a cabeça quando um engravatado da as ordens e partir pra cima não concordo com certas traseiras de caminhão muito alta isso também não acho legal mais é minoria Agora encher o saco porque baixou a frente aí vai tomar no cu este ministro e este presidente são dois doentes em troca de votos faz de tudo como disse o colega são criminosos porque estão sempre camuflando crimes que grandes transportadora s comete agora o autônomo sempre se fudendo nas mãos deles

  46. Eu gostaria de ver essa valentia da prf no combate ao roubo de cargas e no combate ao roubo de caminhões. Faz um levantamento de quantos roubos de caminhões nas rodovias federais que onde a prf fiscaliza. Porque eles não fazem uma operação la no trevo do ibó onde se assaltam caminhões todos os dias a anos e nunca fazem nada pra impedir responsabilidade da prf. Vem aqui no mato grosso onde o motorista não pode nem se quer descansar direto com medo dos ladrões que a anos estão roubando servo de embreagem e modulo de injeção eletronica dos caminhões. Em um dia chega a roubar peças de 5 6 7 caminhões na noite no mesmo posto com uma base da prf menos de 5 km do posto e la em salinas que roubam os caminhões e levam pra roubar os pneus e o que tiver no caminhão responsabilidade da prf. Mas não o problema das estradas brasileiras são os caminhão arqueados se tirar os arqueados da estrada vai para os roubos e etc. Os leões da policia são ferozer pra sima de trabalhador e gente honesta porque não vão pra cima do crime organizado com essa valentia toda. Tem exageros sim que precisa corrigir mas não vai resolver o problema do mundo.

  47. Tem que multar mesmo, sou caminhoneiro , mais é uma classe que só anda errado.
    Não tem que aliviar não, principalmente esses verdureiros, sem limites

  48. Bem aqui nos Estados Unidos nao existe essa palhaçada de empi ar as trazeiras de caminhoes.Carro voce faz o que quer corta a metade de jeep empata com metade de caminhoneta pi ta colorida nao importa.Só brasileiro tem essas palhaçadas

  49. Bom dia ! Sou caminhoneiro a 17 anos MEU NOME É RUCARDO hoje com 36 de idade casado pai de uma filha de 7 anos então vejo leio os comentários a questão não é discutirmos que está certo ou errado punir a aqueles que andam errados com jornada descontroladas se é pra cumprir as leis muitos dos erros se pararem pra pensar vem dos próprios órgão que liberam certas alterações em caminhões veículos de passeio enfim mas deixou uma observação não precisa ninguém entrar em minha cabine está comigo pra ver o que vivo e passo nas estradas mas seria bem interessante se vcs da MIDIA almenos acompanhasse de vdd vdd a rotina de um verdadeiro caminhoneiro que represente a classe de vdd .Não esses YouTubes que vivem de canal de apoiadores e de propaganda rifando caminhões e fazendo transportes sem compromisso com a realidade, para criarem conteúdos para os seus canais ,venha comigo entender a vdd DA CONTA de um CAMINHÃO de um CAMINHONEIRO e pai de família estou pronto para mostrar, fazem vcs da mídia uma série sobre as nossas malhas viárias do meu estado principalmente MINAS GERAIS QUE DOS MAIS DE 846 OU 850 MUNICÍPIOS ESTÃO COM 70 A 90:% DE RODOVIAS DECADENTES SEM SINALIZAÇÃO SEM CONDIÇÕES DE TRAFEGABILIDADE PEDAGIOS ABUSIVOS SEM PONTO DE PARADAS POSTOS EXPULSANDO A GENTE PÁTIO NÃO DEIXAM DORMIM DESCANSAR BANHEIROS IMUNDOS ENFIM VENHAM . E SOBRE O ACIDENTE DE PAI FILHO ASSIM COMO FOI COM AQUELES 2 NO QUAL A CARRETA PEGOU E TBM NESSE RECENTE COM A ESPOSA NÃO SOU PERITO, SOU CAMINHONEIRO COMO JA DISSE AÍ,MAS SE OLHAR DIREITO ALI TEVE INPRUDENCIA FALTA DE SINALIZAÇÃO SE JÁ TINHA OUTRO ACIDENTE VELOCIDADE DIRIGIR PRÓXIMO DEMAIS DO VEICULO DA FRETE ENFIM MUITA COISA ERRA NÃO NÃO TENHO CAMINHÃO ALTO MAIS O FATOR CARROCERIA ALTA NÃO FOI O QUE CAUSOU AQUELAS MORTES RESPEITO A OPINIÃO DE TDOS MAS DEIXO UM POUCO DO QUÊ PENSO OK . ANDAR JUNTOS NÃO É ANDAR COLADO !

  50. Devemos lutar, mas não por coisas erradas(caminhão arqueado). E por falta de profissionalismo. Quem quer brincar de caminhão arque com as consequências. E a respeito do acidente no PR em que morreu o filho e a nora, não sou perito em acidentes, mas foi efeito guilhotina com certeza, se fosse velocidade o pai que estava na frente teria morrido também, levou sorte bateu atrás de uma carreta normal.

  51. O Brasil se tornando Venezuela, afundado até o chifre de dívidas externas, e os jornalistas preocupados com caminhao “irregular”, como se fossem engenheiros ou mecanicos pra saber se fica melhor ou nao, é pra acabar mesmo

  52. Rapaz fala serio somos roubados nos pedagio voces nqo falam nada, somos roubados no preço do combustivel voces nao falam nada, fica a merce de dormir em posto q sao poucos muito poucos q nos aceitam voces nao falam nada, ficamo na mao de bandido de carga e pneus voces nao falam nada, mas ficar atras de um celular q nos entregamos atras de um computador q nos entregamos, tomando um café q nos entregamos, com uma roupinha boa q nos entregamos , comendo uma bolacha q nos entregamos, voces sao bons…. povinho sem noçao…. quem bate atras ta errado porq ou ta mexendo celular ou desatento… tiro a CNH la voce aprende q devemos manter distancia de segurança sob o veiculo da frente ou voces pularam essa parte… faz um favor pra nos… Nos Apoie em vez de criticar entre 10 postagem de voces 1 e a nosso favor e 9 e nos condenado… se p kara q arqueo ta errado multe agora perseguiçao e diferente, e tem mais noiado bebado em carro de passeio doq em caminhao…..Q DEUS E NS APARECIDA NOS ABENÇOE NA ESTRADA E NA VIDA..

  53. O PROBLEMA DA PRF É QUE FISCALIZAÇÃO DE CAMINHÃO É MAIS FÁCIL QUE PRENDER BANDIDOS QUE TRAFEGAM NAS RODOVIAS,IMPLICAR COM INFEITES DE CAMINHÕES, ACESSÓRIOS,E OUTRAS COISAS INSIGNIFICANTES,TRAZEIRA ALTA E CONTRA AS NORMAS REGULAMENTADORAS, MÁS TEM COISAS QUE 3 IMPLICÂNCIA COM OS CAMINHÕES

  54. Engraçado fiscalizar empresas q segura motorista 2 e 3 dias fiscalizar empresa q estão ganhando 80% em soma de motorista ninguém vai agora fica monte cara fazendo comentários aí nunca foram para uma estrada dirige na cidade não sabe q e passar madrugada dirigindo para levar mantimento até sua mesa então faz faz comentário sem saber q está falando cara rebaixa carro cara coloca som alto cara faz e apronta agora quem está trabalhando não pode fazer ND porque PLF quer multar e fácil de um trabalhar tirar seu pão cd dia

  55. Um monte de baboseira e o que é preciso msm ninguém fala nada que seguraca roubo de carga e assassinato de motorista. Não isso não interessa p ninguém agora um monte de gente recebendo muito e fazendo nada pouco p segurança tem muito, gente se o cara não enxerga esse tanto de lanterna na lateral traseira e frente um faixa refletiva ele vai ver se o caminhão estiver baixo ele vai ver me poupe de tanto epogrezia lamentável ver tanto dinheiro gasto com a policia p ele vim gastar tempo p perseguir uma profisao que escolherão exterminar essa é realidade

  56. O pessoal vai sentir saudades caminhoneiros quando dobrar o preço na prateleira e a verdura estiver martelando e as fritas chegando podre .
    Vai assim Brasil .q os q te carregam nas costa tá cansando.

  57. Se estão gastando muito caro, super oneroso para fazer essa mudança, então pergunto: estão ganhando bem certo?? Sobrando dinheiro!!! Então porque reclamam do custo do frete?

  58. Tem muito acidente sim com carros de passeio em baixo de caminhão. Na traseira. Já vi vários acidentes pois trabalho viajando e sei oque estou falando. A polícia tem que multar pesado mesmo esses motoristas de caminhão irresponsável sem contar a correria que eles fazem nas estradas. Quando não estão bêbado ou drogado.

  59. caminhão com bundinha arrebitada é típica coisa de caminhoneiro nutella, um ledo sem noção.
    não se conhece coisa mais ridícula que essas saracuras de rodas, ou, esses mosquitinhos da dengue.

  60. Um motorista ai comentou que os veiculos de passeio deveria ter tacografo,concordo com eĺe ,porque Assim como deve ter lei para punir um trabalhador que muitas das vezes é obrigado a dirigir á noite toda, também deveria ter lei para motorista de carro de passeio que anda a 140 a 180 em seus possantes. Colocar tacografo também e ser obrigado aferição e velocidade máxima 110km ai não vão bater em traseira de caminhão, porque que bater só em traseira de caminhão sera que só de arquear o caminhão já causa acidente .esses acidentes acontece na maioria das vezes por excesso de velocidade mais só o camioneiro é culpado de tudo, é engraçado a hipocrisia de muitos sabichões e doutores.

  61. Minha opinião e toxicológico pra tds os motoristas, tds msm, e lei d hrs d trabalho pro motorista d cargas (hrs d serviço e de descanso pro motorista)
    dae sim a PRF vai ter trabalho d sobra
    pra fiscalizar
    * quem tm CNH pra dirigir, carro, moto, carroça, patins, etc etc,
    *não tm CNH, ae é só multa, aprender e guincha (vai c d lava a égua a arrecadação)
    * Aparelho pra deixar registrado velocidade d veículos, pq esse imprudentes querem andar na velocidade q o veículo oferece não na q a via permite ae acontece um imprevisto, batem num caminhão d quem é a culpa ??? do caminhoneiro
    _Quanto as empresa q faz o motorísta esperar 2, 3 dias para carrega ae qué q ele cumpra horário, dirigindo dia e noite sem pará, não sabe q uma rodovia póde está congestionada ou por um acidente, uma reforma de pavimento, ou o veículo msm póde fura um pneu ter um problema, tendo horário pro motorista dirigir e descansar quéro ver c vai ter essa cobrança d carga horária,
    É simples pra resolver as coisa, oq falta nesse país é políticos pra trabalha, aqui só tm corruptos q ficam batendo boca fingindo q trabalham pra receber seus altos salários, e auxílios a perder d vista
    E a polícia q devia ta atrás dos ladrões engravatados, kade, tá medindo altura tá corroceria d caminhões tamo bem desse jeito

  62. Eu acho que o exame tocquicicologico deveria ser para todos não só camioneiro porque muitos jovens se enchem de drogas e vão morrer na traseira ou mesmo na frente dos caminhões e carros colocando muitas vidas em risco não concordo em erguer caminhão porque é feito pra trabalho então não precisa disso.

  63. É simples acaba com essa palhaçada por que isso é palhaçada . Apreensão do caminhão… Justiça em cima dele após ir para leilão que for arrecadado automaticamente o valor irá para o hospital do câncer … Bem merecido o hospital … Condutor pega 10 a 15 anos de cadeia em regime fechado e nunca mais poderá pegar outra habilitação no mundo ….. é simples só fazer isso acaba com esses motoristas que só estraga a categoria do caminhoneiro profissional

  64. Bom dia a todos alguém tá fiscalizando os buracos na 116 .área de descanso acho que tem de fiscalizar tudo não só caminhoneiros

  65. Vcs só sabem criticar não ajuda a ninguém vai fazer matérias dos roubos na condições das estradas antes de criticar quem faz ou deixa de fazer

  66. A realidade é eu queria que voltasse a pandemia com força daí eu queria ver se vcs iam ficar criticando os caminhões. Tanta coisa que tem de errado neste mundo. Pq quando começou a pandemia nós era heróis agora somos perseguidos por comentários idiotas da emprença e por polícia rodoviária. Porque que vcs não ajudam nós que ao sair do Ceasa do Rio de janeiro somos abordado por polícia e somos humilhado e roubado

    • Você quer a volta da pandemia? Você acha que os produtos que os caminhoneiros não eram produzidos por pessoas que também corriam risco? Nos postos de rodovia, onde você parava para comer, dormir ou até abastecer, não tinham pessoas trabalhando e correndo risco de serem contaminadas? Enquanto os caminhoneiros foram chamados de heróis, ninguém falou dessa gente simples que trabalha nos pontos de parada e que contraiu a doença atendendo centenas de caminhoneiros por dia. Levaram a doença para suas casa, familiares, cidades. Muitos morreram e quem chamou esses trabalhadores de heróis? Algum desses caminhoneiros youtuber, que fazem tudo errado e tem centenas de milhares de seguidores, fez um vídeo falando dessas pessoas? Chamando os funcionários dos postos de heróis? Os trabalhadores das fazendas que produzem os alimentos não são heróis? Só os caminhoneiros. Os lixeiros que recolhem os restos contaminados não são heróis? Os enfermeiros, médicos, policiais, são o que?

  67. Ja foi comprovado que os feixes de molas reforçado da mais estabilidade para o caminhão deveria sim existir um limite de altura pra tal modificação.
    E não sabia q traseira de caminhão é projetada para colisão de qualquer q ue seja o veículo o grande problema é a irresponsabilidade de alguns “motorista”

  68. Eu só acho que caminhao ou outro tipo qualquer de veículo não foi feito para bater atrás, a regra é clara quem bate atrás está errado, mais infelizmente agora o problema é traseira alta, o que mata nas estradas são a imprudência de determinados motoristas, São muitos os problemas mais infelizmente alguém tem q ser sacrifica para a notícia viralizar, tantos outros problemas para ser resolvidos mais o problema é caminhao com a traseira alta.

    • A notícia viralizou porque coincidiu de serem pai, filho e nora. Com isso o problema de caminhões cada vez mais arqueados e inúmeros acidentes graves com esses veículos, ficou evidente. Quanto a colidir atrás, naturalmente que todos devem manter distância de segurança. Entretanto, o que não pode é quando ela ocorre, as condições do veículo da frente agravarem as lesões ou provocar o efeito guilhotina, ou seja, cabeças serem decapitadas porque um motorista resolveu levantar a traseira do seu caminhão. Simples assim. O resto é conversa.

  69. Sou caminhoneiro e o arqueamento fora do padrão está errado tem q voltar a ser original dirijo um caminhão original tem realmente tirar esses caminhões arqueados da estrada

  70. Incrível que a redação só responde com o comentário do acidente de “Pai e Filho” mas a principal suspeita do acidente é que ele teve um mal súbito comentado pelos próprios familiares e o maior agente causador de morte no trânsito é velocidade e embriaguez e isso passa batido nas rodovias.

    • O pai do rapaz não merece o menor respeito. Basta ver o vídeo que ele postou antes do acidente com a traseira levantada. E depois disse que o caminhão estava regular. O pai também teve um mal súbito para colidir na traseira do outro caminhão? Ele também não morreu porque o caminhão em que colidiu estava dentro do padrão. Caso contrário seria enterrado junto com o filho e a nora. Sinceramente, esperamos que a Justiça aplique a lei com o máximo rigor e vamos acompanhar o caso para que esse irresponsável não fique impune.

  71. Entendo que tem caminhoneiros falando nos comentários e também outras pessoas de outros meios.
    A verdade é: ISSO É CRIME PREVISTO EM LEI!!!
    Mas como no Brasil pode tudo e ninguém vai preso, façam o que bem entenderem.
    Em outros Países onde as Leis valem, o Veículo pesado que faz estes tipos de mudança, além de terem os veículos recolhidos, recebem Multas pesadas e tem que fazer novos cursos de reciclagem, e se forem pegos novamente, perdem o direito de manejar estes e outros veículos automotores.
    Não quero saber se o Motorista é Verdureiro ou carrega outro tipo de carga perecível
    O indivíduo tem que pensar que se alguém colidir na traseira do Caminhão e vier a óbito, o mesmo deverá pagar por custos e ir pra cadeia.
    Isso não seria um acidente qualquer e sim uma tentativa velada de assassinato.

  72. Que merda de país, faço parte de uma categoria que acha que sabe de tudo e não sabe de nada!! Falta de profissionalizacao, falta de informação, tudo que é notícia falsa abraça,falta de respeito à vida e ao próximo!!! Quer dizer que se um carro com uma família entrar na traseira de um lixo destes caminhões de moleques retardados então foda-se se morreram, afinal tava colado na traseira né!? Mais importante bunda arrebitada de caminhão do que ser profissional e responsável e brigar pelo que realmente importa,que são condições de trabalho dignas e remuneração decente para autônomo e empregados,em um país que praticamente somos todos manipulados pela política e acham isso tudo normal!! Nunca a categoria vai evoluir e melhorar se não mudarem as ideias e pensamentos!!!

  73. Esquerdopata não tem outra coisa pra falar do governo federal ai fica falando de algo que sempre existiu e ele nunca culpou o governo do ex presídiario da nojo mais deve ser porque secou a teta.

    • Não julgue os outros por si mesmo. Nunca aceitamos recursos de governo algum. Nosso foco, como somos ligados a entidade de vítimas de trânsito, é preservar vidas. A violência no trânsito não escolhe as vítimas por preferência política. Portanto, não queira politizar vidas humanas. Por um acaso você , quando vê um morto na estrada quer saber em que político ele votou nas últimas eleições. Quanto ao atual governo, é absolutamente irresponsável como a segurança viária. Por isso que aumentaram as mortes nas rodovias federais pela primeira vez, depois do período de 2011 até 2018. São dados oficiais da própria PRF, basta pesquisar. Portanto, você está preocupado em defender um político e não em saber porque mais pessoas morreram. Nós focamos em reduzir as mortes, sem querer saber em quem as pessoas vão votar nas próximas eleições.

  74. O contran também poderia impor uma lei para CNH de letras A e B, fazerem toxicológico também, prq já vi e vejo muitos drogados alterados nas vias fazendo Kaca, prq só nós de categoria profissional, fazer o exame, que tem letra A e B, também Mata estando dirigindo drogado.

  75. Na verdade nos caminhoneiros temos e k parar pode ter certeza os governos brasileiros só vai dar valor está prifiçaõ quando ver k falta caminhoneiros igual os paizes la fora o governo naõ sabe merda nem umha ok e pegar caminhaõ e ficar nas estradas agora pelo k sei nem um jovem de bem quer esta prifuçaõ alias ja estou e doido pra parar sei k naõ faz falta 1 parar mas se tidis pençar as mesmas coisas um dia os givernis k ganhaõ milhoes vai ter k muntar em caminhaõ pra ver a realidade agora vcs givernadores seja mais humano e reconheça está prifuçaõ k jovem nem um quer mais antes k seja tarde agora ficar falando e fácil quero ver vcs faser e volte a aposentadoria igual eta antes os caminhoneiros agora Saõ obrigado a trabalhar até morrer seja mais humano e pança no furo pra atrair mas jovens para está profiçaõ invés de criticar veja os países lá fora depois vcs falam

    • A profissão é tão importante quanto a dos que produzem para o caminhoneiro transportar. Sem produto não tem transporte. Sem fabricação de caminhão, não tem caminhoneiro. Sem operário não tem estrada, nem hospital. Sem médico, enfermeiro, motorista de ambulância não tem ninguém para atender as vítimas. São todos importantes. O problema do caminhoneiro é a exploração que começa no dono da carga. Agora, quem anda errado fez uma escolha e prefere colocar vidas em risco do que respeitar a lei, simplesmente porque gosta do caminhão levantado. Gasta muito dinheiro para isso e depois diz ser perseguido. É mais barato respeitar a lei. Inclusive dá mais autoridade para criticar quem não respeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui