Concessionária já deu início à recuperação da pista; pedágio deve começar a  cobrança em dezembro

A Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), no trecho entre Araraquara e Jaú, passando por cidades como Boa Esperança do Sul, Trabiju e Bocaina deve começar a ser duplicada em junho, segundo informou com exclusividade ao portal A Cidade ON Araraquara, a Arteris Via Paulista, concessionária que desde novembro administra o trecho.

As obras devem acontecer entre os quilômetros 83+200m (Araraquara) e 147+300m (Jaú), que contempla o trecho de Boa Esperança do Sul. O valor da obra não foi divulgado, mas o contrato de concessão prevê investimentos de R$ 5 bilhões em obras e recursos operacionais durante os 30 anos de vigência.

A empresa administra, desde 2017, 434,7 quilômetros do lote Rodovias dos Calçados, ligando Araraquara às cidades de Jaú, Avaré, Botucatu e Itaporanga, na divisa com o Paraná. Todo esse trecho deverá ser duplicado nos próximos anos.

Pedágio  

É claro que todo esse investimento não vem de graça. A Arteris Via Paulista terá direito de explorar uma praça de pedágio que será erguida em Boa Esperança do Sul. Quem sai daquela cidade para se deslocar até Araraquara não terá que pagar porque o posto de cobrança ficará no sentido oposto, no caminho para Jaú.

De acordo com a concessionária, o prazo previsto no contrato de concessão para início da cobrança de pedágio é dezembro de 2018. A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) ainda não definiu o valor da tarifa a ser cobrada.

“Se for para melhorar o trecho e parar de morrer gente ninguém liga de pagar, desde que o valor não seja absurdo”, comentou o motorista de caminhão, Raul Santagnelo.

Melhorias  

Quem transita pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-255 no trecho entre Araraquara e Boa Esperança do Sul precisa exercitar a paciência. A pista, em alguns pontos, funciona no sistema SIGA e PARE, em que apenas uma faixa é liberada para circulação de veículos enquanto os condutores da outra aguardam sua vez. Isso porque enquanto a duplicação não sai, a Arteris já começou a fazer reparos.

Quase todo o trecho foi recuperado. Buracos foram tapados, a pintura de solo refeita, novas placas de sinalização instaladas, mato cortado e árvores podadas. Em alguns pontos o acostamento aumentou trazendo mais segurança para os motoristas e em outros os elevados degraus entre a pista e a área de segurança foram reduzidos diminuindo os riscos de acidente. Esse “mutirão” inicial também é uma obrigação contratual chamada de Programa Intensivo Inicial (PII).

A demora incomoda os motoristas. “Estamos demorando muito parados na pista. Tem dia que é meia hora, quarenta minutos esperando, mas acho que vale a pena se a pista ficar mais segura”, disse o instalador de som automotivo Luiz Rodrigues da Luz.

O técnico de edificações Everton Pecin já é mais exigente: “Estaria melhor se já estivesse duplicado aqui, né? Mas como isso é um pouco impossível nesse momento, pelo menos já está melhorando”, disse ele, conformado.

Wi-fi e câmeras  

Uma das novidades do sistema de concessão será a implantação de antenas ao longo da rodovia para distribuição de sinal wi-fi. A internet sem fio deverá ser disponibilizada gratuitamente até dezembro deste ano para os usuários e servirá para levar ao usuário informações sobre o sistema, atualizando-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito. Para maior segurança e fluidez do tráfego, as estradas serão totalmente monitoradas por câmeras inteligentes.

Fonte: A Cidade On