Equipe da EPTV percorreu o trecho da rodovia para mostrar falhas na estrada e ouvir motoristas
Os 15 quilômetros da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308) entre Piracicaba (SP) e Charqueada (SP) acumulam problemas como buracos, mato alto e falta de acostamento. O trecho está incluído no maior lote de malha rodoviária já licitada de uma só vez no país.
O leilão ocorreu na tarde desta quarta-feira (8) e prevê a instalação de três pedágios na região. Na SP-308 o edital prevê a instalação de uma praça no km 180, em Piracicaba (SP). Ainda na região, estão previstas pontos de cobrança na Rodovia Geraldo de Barros, em São Pedro (SP), nos kms 183 e 210. O edital prevê ainda a instalação de 16 praças de pedágio em todo o trecho. Somadas às existentes, serão 21 pedágios a serem administrados pela nova concessionária.
No total, o Estado de São Paulo concedeu à iniciativa privada 1.273 quilômetros de rodovias, entre as cidades de Piracicaba e Panorama, o chamado pacote “Pipa”.
Inspeção
Uma equipe da EPTV percorreu o trecho entre Charqueada e Piracicaba, que tem pista simples e acumula acidentes nos últimos anos. O fluxo de carros e caminhões é intenso e é possível ver uma série de buracos no asfalto.
“Nesses buracos pode acontecer um acidente. Essas panelinhas, quando você vê já está passando por dentro do buraco”, alerta o pedreiro José Carlos Felício.
Em vários pontos, o asfalto tem muitas ondulações e está esfarelando. João Oliveira tem uma borracharia às margens da estrada e conta que vive socorrendo quem passa no trecho, já que os pneus nem sempre resistem ao impacto.
“Pneu cortado, roda quebrada, tem bastante carro que estraga. Não arrumam a pista”, conta o borracheiro.
“Minha esposa é enfermeira e ontem à noite ela vinha com a chefe dela de carona para Charqueada, aí ela bateu em um buraco, cortou o pneu e perdeu o pneu novinho. Sem contar que ficou na beira da pista, perigoso, escuro, aí fui lá, troquei o pneu, perdeu o pneu e acontece isso muito. Está muito perigosa a pista”, conta o borracheiro Anderson Aparecido da Silva.
Mato alto
Continuando o trajeto pela SP-308, mais problemas. O mato alto dificulta a visibilidade, principalmente nas curvas, que são os trechos mais perigosos. Em alguns pontos não há acostamento. O risco de acidentes é alto, já que a pista é simples e vários já aconteceram na via.
Em abril do ano passado, um acidente entre um caminhão e três carros deixou quatro pessoas feridas, na altura de Piracicaba. Em agosto, outro acidente envolvendo um carro e uma carreta, e uma vítima ficou presa nas ferragens.
Já em novembro, um deslizamento de terra interditou duas faixas da rodovia, na altura do bairro Santa Luzia.
Em um dos pontos mais críticos, uma rotatória entre Piracicaba e Charqueada, não há sinalização e os motoristas precisam diminuir a velocidade por causa dos buracos e ondulações. Em um dos pontos, há uma cratera no meio da pista.
O edital de concessão prevê que haja duplicações do km 173,5 (Piracicaba) ao km 194 (Charqueada). Se a duplicação da pista e as melhorias saírem do papel, quem passa no trecho todos os dias acredita que os riscos de acidente podem diminuir.
“Com certeza, porque tem muitos lugares que você não pode ultrapassar. Às vezes leva horas pra você chegar num local”, avalia o pedreiro José Carlos Felício.
Melhorias
O edital prevê a concessão durante 30 anos para 14 rodovias que cortam 62 municípios do estado e que hoje são administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER (48 trechos) e pela Centrovias (nove trechos).
Os envelopes foram abertos por volta de meio-dia e foram vencedores o fundo Pátria e o GIC (Fundo Soberano de Cingapura), por meio do Consórcio Infraestrutura Brasil, apresentou nessa quarta-feira (8) oferta de R$ 1,1 bilhão para o lote
Entre as melhorias que devem acontecer de contrapartida pelo edital, estão obras para recuperação de pavimentos, duplicações e construção de vias.
Fonte: Portal G1