Sistemas automáticos de cobrança de pedágio são úteis mas podem apresentar problemas como o da Conectcar

Depois de o Estradas publicar matéria em agosto sobre casos de falhas nas tags em várias praças, locadora de veículos dá uma pausa no serviço que oferecia aos clientes

A reportagem apurou que a locadora de veículos Localiza suspendeu a parceria que tinha com a ConectCar para equipar seus carros com a tag para passagem livre nas praças de pedágio em todo o País. O serviço era opcional para quem alugava o veículo.

Em agosto último, o Estradas publicou matéria na qual relatou um incidente com um usuário da Via Dutra (BR-116), onde a cancela dos pedágios de Itatiaia e Seropédica, no sentido São Paulo-Rio de Janeiro, não abriram, e não fosse pela iniciativa do motorista, algo mais grave poderia ter ocorrido.

Normalmente, quando isso acontece, muitos motoristas acabam freando de repente para não bater na cancela, enquanto outros, principalmente caminhoneiros, seguem em frente sem cerimônia.

Na ocasião, a reportagem procurou as empresas Localiza, ConectCar e NovaDutra, envolvidas no incidente. Veja o que elas responderam:

ConectCar (Empresa, agora, pertence ao Itaú)

Fizemos uma varredura pelos nossos sistemas nesses dois dias para definir um diagnóstico. A falha ocorreu em função de um possível problema pontual no processo de leitura do adesivo pelo sistema da cancela.

Em algum momento do processo, a comunicação falhou. Como o adesivo estava ativo, com a leitura correta e apto para utilização também consultamos a Concessionária, que não nos apresentou nenhum registro oficial de falha de sistema no momento indicado.

Esse tipo de situação é exceção, mas sabemos que falhas podem acontecer, eventualmente. Por isso, existem as equipes nas praças de pedágio para fazerem a consulta e liberação manual o mais rápido possível, quando necessário.

Localiza

A segurança dos clientes é prioridade para a Companhia, que está em contato com a empresa parceira para entender o ocorrido e solucionar a questão.

NovaDutra

A CCR NovaDutra esclarece que vários fatores podem contribuir para falhas de leitura do TAG eletrônico de passagem pelas cabines automáticas, entre eles o posicionamento do TAG no vidro do veículo onde o campo de leitura da antena não consegue identificar o aparelho, a velocidade de passagem do veículo pela cabine automática.

Sobre o tempo que o motorista precisou aguardar antes de seguir viagem, a concessionária informa que, para liberação da passagem de um veículo bloqueado na cabine automática, é preciso posicionar a câmera da cabine automática para leitura e identificação da placa, digitar a numeração no sistema e aguardar a resposta se o TAG eletrônico é ou não válido. Confirmando que está adimplente e em operação é realizada a liberação da cancela.

No caso do sistema eletrônico em questão, foi verificado que o TAG está em operação, tanto que foi liberada a cancela e não houve registro de evasão de pedágio. Vale ressaltar que toda a operação de pagamento eletrônico por meios de TAGs são automáticas e as antenas realizam a leitura da passagem no limite de velocidade de 40 km/h. Em caso de bloqueio do sistema na passagem do veículo, pedimos aos motoristas que permaneçam dentro do veículo até a realização da leitura da placa.

Eu suma, na ocasião, nenhuma das empresas envolvidas disse que havia problemas com o sistema de pedágio automático.

Pausa na parceria confirma possíveis problemas

A reportagem apurou que a Localiza suspendeu o uso da tag do ConectCar há meses e continuava não oferecendo o serviço em dezembro.
Procuradas pelo Estradas, as empresas se manifestaram.

Segundo a ConectCar,a parceria entre ConectCar e Localiza segue vigente, num cenário de muita prosperidade para oferecer cada vez mais vantagens e benefícios aos clientes das duas empresas.

Momentaneamente, com objetivo de executarmos melhorias de sistemas e processos, o projeto está pausado. Estamos trabalhando juntos para retomar as atividades o mais rápido possível com a melhor experiência aos nossos clientes.”

Já a Localiza informou que “o produto está indisponível temporariamente para realização de atualizações e aprimoramento de sistemas administrativos.

ConectCar faz novo esclarecimento

Após a publicação da matéria na segunda-feira (20), a ConectCar, entrou em contato nessa terça-feira (21) com o Estradas e fez novo esclarecimento sobre o assunto. Veja a manifestação:

Como enviado em comunicado no dia 5 de novembro, a parceria entre ConectCar e Localiza segue vigente e o projeto apenas pausado com o objetivo de executarmos melhorias de sistemas e processos. A empresa reitera que a pausa temporária foi alinhada entre ambas as partes, não tem relação com questões de segurança e não aconteceu após registro de alguma ocorrência, ao contrário do que menciona a reportagem.”

Entretanto, essa mudança só ocorreu após o problema que foi relatado pelo Estradas. Em novembro, esse acordo, já estava suspensa a operação. Na própria Localiza, o funcionário admitiu a um dos usuários, que foi alugar um carro, que tiveram problemas, e foi por causas desses problemas que foi suspenso o serviço. Diante disso, a alegação da ConectCar não procede.

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu utilizo o SemParar no meu carro pessoal a quase 2 anos sem ocorrencia alguma, e com o ConectCar ja tive problema em 3 situacoes distintas com locações. Talvez haja diferenca de qualidade entre um e outro (frequencia do sinal rfid ser mais fraco por exemplo).

  2. Todos nós sabemos que não existem processos perfeitos.
    As perguntas que ficam são as seguintes:
    1) quantas passagens pelas praças de pedágios ocorrem corretamente em 1 ano
    2) quantas falhas foram registradas?
    3) nas falhas registradas, houve acidentes?

    Digo isso porque meu semparar, em carro particular, já não funcionou corretamente e veio algum funcionário do pedágio, registrou a placa do carro e abriu a cancela.
    É razoável, por causa de uma ou outra ocorrência, prejudicar todo mundo?
    O limite de 40 km/h na passagem da praça existe para isso mesmo !!! Não há porque bater !!!

    Me parece haver mais alguma coisa não relatada nessa história.

    • Caro Alberto, na prática as concessionárias não tem dado publicidade aos acidentes que ocorrem nas praças com falha no sistema. Portanto, quem deve responder as boas perguntas é a concessionária e o poder concedente. Aliás, nem ANTT e seus similares costumam apresentar esses dados. Ao menos nunca tivemos acesso e quando questionamos não recebemos resposta. É evidente que o interesse das mesmas é que os usuários utilizem as tags, tanto que chegam a colocar pessoas vendendo o serviço nas praças de pedágios. O que contraria normas de segurança porque não é local para venda de absolutamente nada mas é tolerado pelas agências reguladoras de forma muito estranha. No caso da Conectcar, a própria locadora suspendeu a parceria temporariamente em virtude da reclamação de vários clientes. A situação é extremamente perigosa e não há a menor justificativa para que um funcionário precise verificar no sistema se aquele veículo está cadastrado ou não. Quando a cancela não abre a primeira coisa é garantir a segurança e não priorizar pagamento. Ficamos surpresos de você achar normal que um funcionário vá verificar sua placa ao invés de reduzir o risco de vida do usuário e até mesmo dos funcionários da concessionária. Quanto ao limite de 40km/h na passagem, infelizmente não são todos que respeitam e por isso as colisões, algumas mortais acontecem. A probabilidade aumenta muito quando alguém fica parado inesperadamente por falha no sistema. No caso de locação de veículos, sinceramente, nós não recomendamos que ninguém, que não esteja habituado com o sistema eletrônico utilize. Porque na hora que a cancela não abre a pessoa entra literalmente em pânico. Muitas vezes até sai do veículo e pode ocorrer uma tragédia. Como nosso foco é sempre segurança viária e preservação da vida, temos que alertar sobre esses casos para que sejam corrigidos. Não somos contra a tecnologia mas jamais a prioridade , quando ela não funciona, pode ser o pagamento. A prioridade sempre deve ser a redução de riscos e preservação da vida.

  3. Localiza, assim como possivelmente outras locadoras, faz o possível para prejudicar o cliente, tirando pequenas vantagens como essa do pedágio e pasmem, agora tem que lavar o carro antes de entregar!!! Misericórdia!!!

    • O serviço de Tag é cobrado pelas locadoras. Portanto, não existe benefício em retirar o serviço e sim perda de receita. O que a locadora quer evitar é responsabilidade no caso de acidente.

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