NÃO FUNCIONOU: Carro elétrico da Tesla bate e pega fogo na Rússia. Model 3 estava em autopiloto quando chocou-se contra um caminhão numa estrada de Moscou. Passageiros ficaram gravemente feridos. Foto: Divulgação

A Tesla não é uma empresa qualquer, esta foi a responsável pelo grande impulso nos carros elétricos nos últimos anos. Portanto, carros que se incendeiam, que explodem ou que têm anomalias infantis serão mais evoluídos que os “convencionais”? Eventualmente a empresa pode ter números que lhes dê a tranquilidade de dizerem que são os melhores.

As notícias repetem-se mostrando mais um carro elétrico da marca de Elon Musk que se incendeia e explode. Agora foi na Rússia.

Os incêndios nos Tesla estão de volta às notícias. Em causa está um acidente, grave, que feriu o condutor e passageiros de um Model 3 (inicialmente as notícias referiram um Model S).

De acordo com a imprensa local, o carro estava em modo Autopiloto e teria chocado com violência contra o reboque.

Condutor e os dois filhos ficaram gravemente feridos

O empresário russo Alexey Tretyakov estava ao volante do seu Modelo 3 na passada sexta-feira (9), quando o veículo, em Autopiloto, chocou contra um camião de reboque que estava em serviço de apoio a um veículo numa estrada perto de Moscou. Em seguida, o Model 3 incendiou-se e explodiu.

As imagens mostram momentos impressionantes do incêndio e explosões seguintes. Tudo aconteceu num momento de bastante tráfego no local.

De acordo com o meio de comunicação russo Zvezda, a polícia acredita que o Model 3 estava em Autopiloto, o que foi confirmado por uma fonte das autoridades, que tudo indica que o sistema Autopiloto não conseguiu reconhecer o reboque do caminhão à frente dele, vindo a chocar-se e depois incendiar-se.

Mais uma para a conta da Tesla

Na verdade, por mais que se afinem os sistemas de refrigeração dos carros, que se melhore a capacidade de condução do Autopiloto, os Tesla não se livram de acidentes que já têm feito vítimas mortais.

Há muitos casos relatados, desde incêndios instantâneos com o carro estacionado, incêndios após o choque com outras viaturas e até incêndios com o carro a carregar nos supercarregadores. Há igualmente alguns que se dão graças à incúria dos condutores que confiam demais num sistema ainda longe de ser capaz de evitar as mais diversas situações nas estradas.

O ser humano não foi feito para conduzir, e o Autopiloto não faz milagres

Se por um lado, a fabricante de carros elétricos potencia os seus carros com tecnologias de ponta, no capítulo da condução, por outro dá trunfos que os condutores podem não saber usar. No entanto, esta avisa de forma expressiva que os condutores não devem tirar as mãos do volante, mesmo com o Autopiloto ativo.

Também é verdade que por várias vezes e em vários documentos, a empresa insiste que é mais seguro conduzir em modo Autopiloto do que sem ele. Além disso, a marca refere mesmo que os seus veículos têm muito menos probabilidade de se incendiar do que os veículos movidos a combustíveis fósseis.

No seu último relatório de segurança a empresa americana alegou que havia um incêndio no veículo Tesla para cada 273 milhões de quilómetros percorridas entre 2012 e 2018, em comparação com um incêndio em veículos para cada 30 milhões de quilómetros percorridas nos EUA.

Fonte: Site https://pplware.sapo.pt/

 

Comentários encerrados