Ônibus da JB Viagens tombado na Serra de Petrópolis (BR-040/RJ)

O motorista partiu de Juiz de Fora (MG) com direção a Praia de Grumari no Rio de Janeiro (RJ) com 55 passageiros no Modelo Scania 1988. Segundo o condutor, ele perdeu o freio e foi obrigado a jogar no barranco para evitar cair no abismo. O fato ocorreu na altura do km 87, na pista sentido Rio de Janeiro, por volta das 5h00.

O cronotacógrafo está com a verificação em dia e somente constam cinco autuações e infrações recentes, dentre elas por estacionamento em local proibido e avanço de sinal vermelho.

Dentre os passageiros, 26 ficaram feridos, sendo dois em estado grave. Os quais foram encaminhados para o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis. Os passageiros com lesões leves, ao menos na primeira avaliação, foram para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Não há informações sobre a jornada do condutor. O veículo é identificado como pertencente a JB Viagens, com sede em Juiz de Fora. No sistema do Inmetro, a propriedade do veículo está registrada em nome da Auto Viação Confiança, cuja sede seria em Pirapetinga (MG), situada cerca de 170 quilômetros de distância de Juiz de Fora (MG).

Não foi possível saber se o condutor está com a habilitação em dia, assim como o exame toxicológico. Muito menos se tinha autorização da ANTT para realizar a viagem. Nem mesmo a cidade de onde efetivamente partiu.

Uma das hipóteses para o tombamento é que o motorista tenha cochilado ao volante. Embora a Concer informe que o fato ocorreu por volta da 5h00, não há registro de que quando o motorista começou a dirigir, nem mesmo da cidade em que começou a viagem. Caso o problema seja mecânico a perícia poderá comprovar e a empresa será responsabilizada.