A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira que fará um recall de 1,53 milhão de veículos em todo o mundo. Somente no Japão, 599.000 carros terão de ser revisados. A medida foi tomada após a detecção de problemas no depósito de combustível e nos freios.

O porta-voz da empresa, Paul Nolasco, disse à agência de notícias EFE que não tem informações sobre algum acidente ocorrido por esses defeitos. Segundo as autoridades japonesas, as falham não representam risco sério aos motoristas. Entre os modelos afetados estão cinco modelos Lexus e seis da Toyota, como o Crown e o Highlander.

Um dos problemas está relacionado a um defeito elétrico no sistema do tanque de gasolina, que, em determinadas circunstâncias, poderia afetar a chegada de combustível ao motor e fazer com que ele não funcione.

O outro se refere ao cilindro mestre de freios. Esse defeito poderia fazer com que, em certos casos, a pressão sobre o freio fosse ligeiramente mais fraca que o normal. Fontes do Ministério de Transporte japonês disseram à EFE que receberam relatórios de aproximadamente 600 usuários que haviam detectado algum destes problemas.

Os modelos afetados são: Crown Majesta, Higlander (conhecido como Kluger no Japão e na Austrália), Toyota Mark X (Reiz, na China), Alphard, Avalon, Lexus RX (Harrier), Lexus GS350, Lexus IS250 e Lexus IS350.

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira que fará um recall de 1,53 milhão de veículos em todo o mundo. Somente no Japão, 599.000 carros terão de ser revisados. A medida foi tomada após a detecção de problemas no depósito de combustível e nos freios.

O porta-voz da empresa, Paul Nolasco, disse à agência de notícias EFE que não tem informações sobre algum acidente ocorrido por esses defeitos. Segundo as autoridades japonesas, as falham não representam risco sério aos motoristas. Entre os modelos afetados estão cinco modelos Lexus e seis da Toyota, como o Crown e o Highlander. Um dos problemas está relacionado a um defeito elétrico no sistema do tanque de gasolina, que, em determinadas circunstâncias, poderia afetar a chegada de combustível ao motor e fazer com que ele não funcione.

O outro se refere ao cilindro mestre de freios. Esse defeito poderia fazer com que, em certos casos, a pressão sobre o freio fosse ligeiramente mais fraca que o normal. Fontes do Ministério de Transporte japonês disseram à EFE que receberam relatórios de aproximadamente 600 usuários que haviam detectado algum destes problemas. Os modelos afetados são: Crown Majesta, Higlander (conhecido como Kluger no Japão e na Austrália), Toyota Mark X (Reiz, na China), Alphard, Avalon, Lexus RX (Harrier), Lexus GS350, Lexus IS250 e Lexus IS350.

No início de 2010, a Toyota se viu tendo que dar explicações a milhões de consumidores. A empresa, que em 2007 tornou-se a maior fabricante de carros do mundo, convocou mais de 8 milhões de proprietários para solucionar um defeito no acelerador. Houve incidentes em que o carro continuava acelerando, mesmo depois de o motorista parar de pressionar o pedal. O defeito envolveu oito modelos da Toyota, entre eles o Camry e o Corolla. O mais constrangedor: incapaz de solucionar a falha, a empresa suspendeu a produção e a venda desses veículos.