Os cortadores de cana da Usina Penedo Agroindústria S.A. (Paísa) voltaram a bloquear a rodovia AL-110, ontem em Penedo. Os trabalhadores ficaram desconfiados com as promessas feitas pelos dirigentes da usina, na última quarta-feira, e exigiram a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O protesto foi iniciado às 5 horas, em frente à usina, depois que receberam a ordem de ir para os canaviais. De acordo com os manifestantes, no acordo celebrado no dia anterior ficou acertado que no início do expediente, eles entregariam as carteiras de trabalho, para que fosse efetuada a mudança no regime do contrato.

Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Penedo, Lindalva Francisca Gonçalves, os cortadores de cana se recusaram a trabalhar e horas depois resolveram bloquear a pista, colocando fogo em pneus, galhos e cana. A Polícia Militar foi acionada e, no início da tarde, negociaram uma audiência entre os grevistas e os representantes do MPT, em Maceió. Pouco depois das 14 horas, dois ônibus de cortadores de cana seguiram para a reunião.