LIBERADA: O Dnit liberou ao meio-dia desta sexta-feira (12) a passagem de veículos leves na Ponte do Fandango sobre o rio Jacuí, na BR-153, em Cachoeira do Sul, no RS. Os veículos pesados continuam proibidos. Foto: Divulgação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), veículos pesados ainda estão proibidos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou ao meio-dia desta sexta-feira (12) a passagem de veículos leves na ponte do Fandango sobre o rio Jacuí, na BR-153, em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. A travessia permanecerá interditada para veículos pesados (ônibus e caminhões).

De acordo com o Dnit, na noite de 29 de outubro, a travessia apresentou fissuras em um dos pilares de acesso ao vão principal (metálico). Na ocasião, por medida de segurança, a ponte foi interditada totalmente, sendo liberada, posteriormente, apenas para a passagem de pedestres.

Ao longo desta semana, técnicos da autarquia seguiram monitorando a estrutura e finalizaram o escoramento provisório e emergencial para estabilizar uma das vigas nesta quinta-feira (11). Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar a passagem de veículos leves no sistema “Pare-e-Siga”.

Segundo o Dnit, com a estrutura estabilizada, é possível manter o cronograma de recuperação da ponte. Os trabalhos para solucionar o problema que vem causando as fissuras devem começar na próxima terça-feira (16). Este serviço e o sistema “pare e siga”, devem durar cerca de um mês. Contudo, estes prazos podem sofrer ajustes de acordo com os estudos e o projeto que estão sendo desenvolvidos.

Após a conclusão dos reparos, será feito um novo estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa sobre a travessia. Essa data ainda não foi definida, pois depende da locação de equipamentos. Mais detalhes serão divulgados posteriormente com a conclusão dos estudos.

Rotas Alternativas:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153 seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui