De acordo com o O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), bloqueio, desde 30 de janeiro, foi feito por conta de instabilidade de terreno próximo à estrada. Liberação do tráfego está condicionada à implementação de operação assistida pela VALE, apoiada pela mineradora Jaguar Mining
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), após vistoria conjunta, decidiu por liberar o tráfego no km 242,5, da MGC-262, trecho que liga Barão de Cocais e Caeté, em Minas, na próxima segunda-feira (13), às 6 horas.
Segundo o DER, o local está interditado, desde o dia 30 de janeiro último, por motivo de segurança, devido à instabilidade de um terreno de propriedade da mineradora VALE que poderia atingir a rodovia.
Ainda segundo o DER, a liberação do tráfego está condicionada à implementação de operação assistida pela VALE, apoiada pela mineradora Jaguar Mining, de caráter visual, de modo que se houver qualquer movimentação, deslizamento de materiais ou chuva intensa, o tráfego deverá ser paralisado e a comunidade informada para a utilização dos acessos alternativos já definidos.
Operação assistida
De acordo com o DER, a operação assistida deverá acontecer até que a VALE inicie os serviços de estabilização dos taludes e as interrupções e desvios de tráfego, que porventura venham a ser necessários, serão novamente discutidos entre as partes.
A vistoria foi realizada, nessa segunda-feira (6), com a participação de representantes da VALE, Jaguar Mining, Ministério Público, Prefeitura de Barão de Cocais, Defesas Civis Municipal e Estadual, da comunidade afetada e do DER-MG.
Alternativa de desvio
Até que o trecho seja liberado, a opção de desvio é em Caeté, adentrar à MG-435, sentido BR-381, e seguir até o entroncamento para Barão de Cocais, na MG-436. O trajeto tem 71 quilômetros.