MEDIDAS DE SEGURANÇA: Foto: Divulgação

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), cada praça deverá ser adaptada para garantir a passagem dos veículos com segurança e sem gerar congestionamentos. Ações incluem bloqueio das cancelas, retirada de equipamentos e instalação de sinalização orientando o usuário, entre outras

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) se reuniu nesta semana com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para discutir os planos de canalização do tráfego nas praças de pedágio, com o fim dos contratos do Anel de Integração, previsto para o dia 27 deste mês. A partir de 0h do dia 28 (sábado), os pedágios deixam de cobrar as tarifas.

Segundo o DER, cada praça deverá ser adaptada para garantir a passagem dos veículos sem gerar congestionamentos e com segurança. Isso inclui o bloqueio das cancelas que não serão mais utilizadas, retirada de equipamento nas passagens que ficarão liberadas, instalação de ampla sinalização informando e orientando o usuário quanto às novidades, e demais mudanças necessárias.

“O governo estadual e o governo federal estão alinhados nesta questão, de grande importância para garantir a fluidez do tráfego de veículos e, principalmente, para preservar a segurança dos usuários nesta transição. Não vamos medir esforços para garantir que a canalização do tráfego seja realizada de modo tranquilo e ordenado, especialmente nos primeiros dias após o fim dos pedágios”, afirma o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti.

A canalização nas praças de pedágio é um dos procedimentos operacionais que teve seus trabalhos intensificados nos últimos 30 dias dos contratos de pedágio, conforme programação do DER, com os serviços necessários devendo ser executados pelas próprias concessionárias.

Fim das concessões

Os contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas encerram às 24h do dia 26 de novembro, enquanto os contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terminam no dia seguinte, às 24h do dia 27 de novembro. A partir da 0h do dia 28 de novembro (sábado), não haverá qualquer cobrança de tarifas nas rodovias do Anel de Integração.

REUNIÃO: Encontro entre o DER-PR, DNIT, PRF e PRE discutiu os planos de canalização do tráfego nas praças de pedágio, após o fim dos contratos do Anel de Integração, previsto para o dia 27. A partir de 0h do dia 28 (sábado), os pedágios deixam de cobrar as tarifas. Foto: Divulgação/DER-PR

O início

Em 1996, foram firmados convênios de delegação para exploração de rodovias federais entre o Governo do Paraná e o governo federal, abrindo espaço para a licitação e assinatura dos contratos de concessões em 1997, divididos em seis lotes e com prazo de execução de 24 anos. Os mesmos foram modificados ao longo dos anos, com termos aditivos assinados em 1998, 2000, 2002, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Atualmente 2.505,2 quilômetros de rodovias federais e estaduais compõem o Anel de Integração, que será encerrado no final deste mês. O novo programa de concessões rodoviárias está sendo elaborado pelo governo federal, devendo ser lançado em 2022 (mais detalhes desse programa, com as rodovias e as praças de pedágio incluídas, estão AQUI).

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