Tráfego no Trevão de Monte Alegre de Minas é alterado, neste sábado (9)
LIBERADO: Tráfego no Trevão de Monte Alegre de Minas é alterado, neste sábado (9). Foto: Divulgação/Ecovias do Cerrado

Mudança foi feita pela concessionária responsável pela BR-365 e BR-153

A concessionária Ecovias do Cerrado alterou, neste sábado (9), o tráfego nas rodovias BR- 365 e BR-153, em todos os sentidos do Trevão de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro.

Segundo a empresa, a partir de agora, o tráfego no local passou a ser feito inteiramente por dentro do dispositivo viário, sem a necessidade de desvios.

A obra atingiu 99% dos serviços, faltando apenas serviços complementares como drenagens, paisagismos e adequações.

Segundo a concessionária, a liberação neste fim de semana foi planejada a fim de possibilitar aos usuários a ambientação aos novos traçados do Trevão, em um período com menor fluxo de veículos.

Sinalização

A sinalização vertical e horizontal foi implementada, com indicações dos sentidos, municípios e retornos. A orientação é para que os usuários redobrem a atenção no local e respeitem os limites de velocidade, além da sinalização existente.

De acordo com a concessionária, viaturas de inspeção estão alocadas em pontos estratégicos para auxiliarem na orientação dos usuários ao longo do dispositivo.

Mais informações pelo telefone 0800 0364 365, WhatsApp ou no site da concessionária.

Sobre a obra

A implantação do Trevo de Monte Alegre foi iniciada em abril de 2022, com investimentos de R$ 50 milhões e a criação de 150 empregos diretos e indiretos. A obra contempla a duplicação de 1.800 metros da BR- 365, além de 800 metros da BR-153. Também foram construídos dois novos viadutos sobre a BR-365 e duas novas pontes sobre o Ribeirão Monte Alegre, assim como alargada a ponte existente na BR-153.

Para garantir a segurança viária, foram instalados 256 postes de iluminação, além de 9.000 metros de defensa metálica.

O projeto foi executado para viabilizar as melhores condições de segurança aos usuários. No local, havia uma rotatória que não comportava o volume de veículos que circulam diariamente pelo trecho.

Apenas entre 2020 e 2023, antes das alterações de tráfego executadas pela obra, 107 acidentes tinham sido registrados no local.

Desde dezembro de 2023, no entanto, após a implantação dos desvios, houve somente uma ocorrência, sem vítimas. Esses dados evidenciam a importância desta obra para a região e, principalmente, para as vidas que passam diariamente pelo local.