DESVIO PERMANENTE: Dnit fez desvio na BR-158/RS, no sentido Duque de Caxias-Uglione, de forma permanente. Foto: Divulgação/Marlon da Luz/Gestão Ambiental TUSM

Tráfego no sentido Duque de Caxias – Uglione terá desvio permanente

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Santa Maria-RS, irá desviar, a partir desta terça-feira (30), o trânsito na BR-158, sentido Duque de Caxias –Uglione, de forma permanente para a via lateral.

De acordo com o Dnit, a sinalização foi reforçada e a pista terá duas faixas de rolagem. Ainda de acordo com o órgão, o fluxo nos demais sentidos que passam pelo trevo permanecem inalterados.A intervenção é necessária para a construção de um dos pilares do novo viaduto da BR-392, que está em execução no local.

No trevo da Uglione, o DNIT executa no local a maior Obra de Arte Especial do projeto da Travessia Urbana de Santa Maria. Trata-se de um viaduto em três níveis que após concluído segregará o trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia tanto para região Sul do Estado, quanto para Fronteira Oeste.

Com o fluxo intenso e sem a possibilidade de bloquear o trânsito tolamente para realizar a obra, a Unidade Local do DNIT/RS adotou como estratégia executar o projeto em etapas e com isso necessita implantar desvios temporários no trânsito.

Como forma de amenizar os transtornos, os trabalhos no viaduto que ligará as BR-158/RS e BR-287/RS, sentido Santa Maria-São Pedro do Sul, foram priorizados. Dessa forma, o DNIT tem a expectativa de liberar o trânsito por cima deste viaduto até o final de 2019, diminuindo a quantidade de veículos que necessitam utilizar a rotatória.