O transporte intermunicipal em Goiás deve passar por uma nova licitação das linhas até o ano que vem. O Ministério Público descobriu que o processo não é feito há 40 anos.

A promotoria ouviu nesta segunda feira o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Vanderlino Teixeira de Carvalho. A pedido do MP, ele apresentou todos os contratos entre o estado e as empresas de transporte que exploram o serviço. Ele afirmou que, de acordo com a Lei de Concessões, um novo processo de licitação deve iniciar-se em junho de 2009.

Atualmente, existem 529 linhas intermunicipais em Goiás. Uma das principais é a que liga as cidades de Goiânia e Anápolis. De acordo com o contrato atual, a companhia que explora o serviço só paga R$ 337 mensais.

A promotora que acompanha o caso convocará o secretário da Fazenda Jorcelino Braga. A intenção é demonstrar aos administradores públicos o quanto pode ser rentável uma nova licitação. A estimativa do MP é de que a concorrência possa gerar ao estado uma arrecadação de um bilhão de reais.