Poucos dias antes da colisão traseira que matou seu filho e nora o caminhoneiro postou vídeo embaixo da traseira do caminhão

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorrência envolveu dois caminhões, com traseiras alteradas, e duas carretas. Vítimas fatais são filho e nora de um dos caminhoneiros envolvidos no acidente (sinistro)

Um engavetamento no km 108 da BR-116, no Contorno Leste, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), envolvendo dois caminhões Mercedes-Benz e duas carretas mataram um homem, de 39 anos, e uma mulher, de 34 anos, na tarde dessa quinta-feira (13), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com a Corporação, o homem – condutor de um dos Mercedes-Benz – e a mulher que morreram no local são o filho e nora do caminhoneiro do outro Mercedes-Benz.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o engavetamento ocorreu repentinamente. As causas específicas serão apuradas pela Polícia Civil. Os militares disseram que a concessionária Litoral Sul, responsável pelo trecho, tem câmeras de monitoramento no local que devem ajudar as autoridades a entender o sinistro.

Socorristas dos bombeiros também atenderam outra duas pessoas, incluindo o pai e sogro das duas vítimas fatais. Todos tiveram ferimentos leves e recusaram encaminhamento ao hospital.

DESTRUÍDO: A cabine do Mercedes, dirigido por Gerson Mattos (filho de Jetro), ficou completamente destruída. Foto: RPC

Traseira dos Mercedes-Benz alterada

Apesar de existir uma norma que trata do assunto, a modificação na traseira de caminhões tem limites. De acordo com a Resolução Nº 479 de 20 de março de 2014, os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.

Segundo a PRF, esse tipo de alteração é perigosa, pois transforma o veículo de carga numa espécie de “guilhotina”, principalmente, em situações de colisão traseira, como foi o caso na BR-116.

Num vídeo postado no Instagram, em 3 de dezembro passado, Jetro Flores de Mattos (@jetromattos), pai do caminhoneiro Gerson da Silva Mattos, 39 anos, que morreu no engavetamento junto com sua esposa, Patrícia de Abreu, de 34 anos,  mostra a alteração que havia feito na traseira de seu caminhão. Jetro aparece em pé embaixo da traseira do seu caminhão.

PERIGO CONSTANTE: De acordo com a PRF, essa alteração feita na traseira do caminhão é perigosa, pois transforma o veículo de carga numa espécie de “guilhotina”, principalmente, em situações de colisão traseira, como essa na BR-116.

Segundo o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, é preciso aprender com essas tragédias, até em Memória das Vítimas de Trânsito, e banir essa prática que coloca vidas em risco. “Lamentamos pela morte do casal e dor da família, mas que ao menos esse caso sirva para que a fiscalização seja mais rigorosa e não permita a circulação desse tipo de veículo. Infelizmente, milhares de vídeos e fotos são postados diariamente nas mídias sociais com veículos que tem essas alterações“, frisou.

O sinistro

De acordo com a PRF, o sinistro ocorreu na pista sentido Araucária. Os dois caminhões e as duas carretas colidiram por motivos que serão esclarecidos. O Mercedes-Benz, de cor amarelo, conduzido por Gerson, era o último na fila e o do pai dele, Jetro, um Mercedes-Benz, de cor vermelho, era o penúltimo. Os dois eram conhecidos na estrada como “Pai e Filho” e só viajavam juntos.

FILHO E NORA: Gerson Mattos, 39 anos, e sua esposa Patrícia de Abreu, 34 anos, morreram no local. Foto: Reprodução

33 COMENTÁRIOS

  1. Que triste… pra que isso? Tem tanta coisa pra pessoa inventar mais saudável… a vida é muito breve pra ficar seguindo modismos…ja basta as situações adversas que enfrentamos nas rodovias: Chuva,buraco,neblina,assalto etc…crie um hobby diferente as vezes voltem as rodas de bate papo no caixinha preta o Px … Deus ilumine o que sobreviveu e os falecidos meus pêsames! E que Deus de um bom lugar!!!

    • Um absurdo o que estao fazendos com is caminhoes verdadeiras maquinaa de matar e ainda tem como regularizar isso. Este é Brasil. Que sirva de exemplo e que seja punido quem fez isso no caminhao quem mandou e quem legalizou se é que estava legal.

  2. Absurdo isso , poderia ser o filho de qualquer um a vítima desses bandidos que erguem a traseira de caminhões e carretas . Espero que a justiça esqueça o emocional , e puna com Rigor o motorista que ergueu o veículo.

    • Ele perdeu o filho, nenhuma punição da justiça pode ser maior do que esta. Que Deus tenha misericórdia dele, vamos ter mais compaixão.

  3. Até quando a estupidez vai prevalecer sobre o bom senso.
    Segurança passiva salva vidas
    Insegurança passava via alterações ilegais ceifa vidas.
    Lamentavelmente a PRF inexiste porque foi sucateada pela incompetência de vários e vários governos
    Então cada um faz o que quer sem se importar com a vida dos outros
    Uma amiga minha perdeu um olho na via Dutra porque o caminhão não tinha freios e passou por cima do carro da família.
    Palavras do motorista : eu avisei o dono que não tinha freios :
    É mesmo assim sai para dirigir um veículo de várias toneladas
    Falta cultura , bom senso e amor ao próximo
    Até quando ?

  4. E uma arma esses tipos de alteração .deveria ser proibida.eu acho que não tem segurança nenhuma nem pro camioneiro e muito menos prós condutores de veículos.tem de ser revista essa lei. Quantos tem de morrer? Quanto vale a vida?

  5. Quem arqueia traseira de caminhão não é profissional. O profissional respeita e segue normas. Quem não segue normas, principalmente de segurança, tem é merda dentro da caixa ..

  6. Ente carro rebaixado e caminhão com a bunda alta não deveria nem ser liberado mas como o Detran libera após o pagamento da taxa tá tudo certo, deveria ser apreendido todos os veículos e processado os agentes e diretores dos detrans. vejo os carros se arrastando pelas ruas me dá nós nervos isso. Abs

  7. O que dizer da insanidade de alguns? Ainda bem que esse só matou o próprio filho e não um inocente que nada tem a ver com essas idiotices!

  8. Agora fica a pergunta: Onde está a Polícia Rodoviária que não tira de circulação essas máquinas de matar? Deveriam ir atrás disso ao invés de ficarem escondidos no mato com seus radares multando os motoristas

  9. Uma forma de coibir esse tipo de alteração nas traseiras dos caminhões, seria as empresas na ofertarem cargas para esses proprietários de caminhões com essas alterações.

  10. Outro perigo são as caçamba com aquela sobra na traseira !!! Pois se torna uma guilhotina.

  11. Enquanto existir besta pra admirar o ridículo, tbm vai existir trouxa pra fazer essas mudanças babacas no caminhão. O mesmo acontece com as motos, aqui na cidade ninguém dorme com essa praga de escapamentos barulhento. Sou motorista e motoboy, mas ainda aguardo à polícia prendendo tudo esses bestas

  12. puxa é tão simples acabar com este problema nas estradas do Brasil. quem quer caminhão traseira levantada pode ficar em casa brincando com o caminhão. as transportadoras e seguradoras podem resolver isto rapidinho é só não carregar e passar uma circular para todo o brasil. termina na hora. com estes irresponsáveis. PRF transportadoras e seguradoras e acabou. sabem o que tem que fazer.

  13. Sim vamos lá o que tem camioneiro maldoso agora dia 13/01/22 uma carreta na BR 101, deu uma guinada na pista não permitindo ultrapassagem, não consegui ver uma patrulha PRF para informar dessa manobra da carreta, altura da. Br 101 n e.s. sul . As rodovias nos deixa apavorado é melhor ficar em casa.

  14. A causa do acidente foi um carro que cortou a frente das carreta,falta de distância segura entre os caminhões

  15. Um cara que faz isso com caminhão é assassino a polícia tem que prender e multar caminhão desses bando de assassino.

  16. Como tem pessoas q comentan o q não, estão todos comentando sobre traseira alta, mas ninguém comenta o q houve para causar esse acidente,, tudo hj é culpa do camioneiro! O q causou mesmo o acidente foi um provável carro pequeno pelo o q foi falado em reportagem, aí agora a culpa é dos camioneiro, tem mais uma coisa espero q o nosso presidente criasse um lei q o exame antidoping não seja só nos camioneiro e sim em todos os motoristas, pois tem muitos motorista de carro pequeno causando acidente, e aí tudo é culpa do camioneiro.

  17. pois é agora ja morreu já foi enterrado e vida que segue…. somente foi mais um que morreu igual a todos nós!!
    só quando morrer um tubarão grande ou um cantor famoso!! Aí o negócio muda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui