Obra de Arte Especial (OAE) foi inaugurada nessa terça-feira (25). empreendimento custou R$ 168 milhões
Foi liberada ao tráfego, nessa terça-feira (25), a Travessia Urbana de Imperatriz, no Maranhão. O empreendimento recebeu investimentos de R$168 milhões.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a partir de agora, o tráfego entre os km 246+400 e 250+900 terá mais fluidez, oque irá garantir mais segurança aos usuários.
Segundo a Autarquia, foram duplicados 4,5 quilômetros do eixo principal da rodovia, além da construção de nove quilômetros de ruas laterais, três pontes sobre o Rio Cacau, dois viadutos, oito pontos de ônibus, além de ciclovia, calçamento e três pontos de travessia com faixas elevadas. A sinalização vertical e horizontal também foi toda revitalizada.
Obras remanescentes
Ainda de acordo com o Dnit, já está sendo elaborado o edital para a contratação das obras remanescentes da Travessia Urbana de Imperatriz (MA), entre os km 250+900 e 260+800 da BR-010/MA.
Entre as melhorias a serem realizadas, estão mais 9,9 quilômetros de pista duplicada, cinco viadutos, vias laterais e ciclovias, macro e micro drenagens, reforço e alargamento da ponte Riacho Lagoa Cercada. Essas intervenções, atualmente, estão com os projetos aprovados. A expectativa da autarquia é realizar a licitação até o final do mês de abril deste ano.
Turismo
Por ser forte no turismo, a região de Imperatriz (MA), recebeu positivamente a inauguração das obras da Travessia. Com isso, locais como a Chapada das Mesas, Cachoeiras de Itapecuru, na cidade de Carolina, Poço Azul e Encanto Azul, em Riachão, Serra do Estrondo em Axixá (TO), e às praias dos rios Tocantins e Araguaia passam a ter mais visibilidade.
Agora o trajeto por Imperatriz proporcionará uma viagem rápida, segura e confortável a estes locais e muitos outros.
A realidade econômica de Imperatriz, que é o segundo município mais populoso do Maranhão, também será alterada positivamente com o aumento no número de negócios nos diversos setores, especialmente nos setores do comércio e da prestação de serviços. Importante destacar que a BR-010, que faz a ligação Brasília (DF) a Belém (PA) é rota primordial para o transporte de mercadorias, alimentos e para o escoamento dos produtos da atividade extrativista para todo o país. Mais informações no site do Dnit.