LIBERADO: Desde o início da noite dessa quarta (5), os usuários da BR-262, em Minas Gerais, encontram mais conforto e segurança em suas viagens. Isso porque a Triunfo Concebra liberou o tráfego da pista leste (sentido Triângulo Mineiro a Belo Horizonte) na altura do km 388, em Florestal (MG). Foto: Divulgação/Triunfo Concebra

Após serviços de recuperação na altura do km 388, local afetado pelas fortes chuvas, no ano passado, concessionária Triunfo Concebra libera a pista sentido BH

Desde o início da noite dessa quarta-feira (5), os usuários da BR-262, em Minas Gerais, encontram mais conforto e segurança em suas viagens. Isso porque a concessionária Triunfo Concebra, responsável pela rodovia, liberou o tráfego da pista leste (sentido Triângulo Mineiro a Belo Horizonte) na altura do km 388, em Florestal (MG).

Esse trecho estava interditado, desde o início do ano passado, devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais. Segundo a concessionária, a complexidade do projeto se deu pela implantação de contenções com estacas escavadas e pelo uso de um muro conhecido como TerraMesh, o que permitiu a escavação e a recomposição de todo o terrapleno e corpo estradal.

De acordo com a Concebra, a etapa final envolveu pavimentação, drenagem superficial, implantação de defensas metálicas e sinalização horizontal e vertical.

Serviço complexo

Segundo o gerente-geral da Triunfo Concebra, Keller Rodrigues, foi uma obra complexa de ser realizada. “Foram feitas contenções iniciais para garantir a segurança e estabilidade da pista oeste, que operou em mão dupla, permitindo a circulação no trecho. Em seguida, iniciaram-se as escavações com a retirada de quase 3 mil caminhões para aterro“, explicou.

Ainda de acordo com Rodrigues, na etapa seguinte, foi construída outra contenção a mais de 20 metros abaixo da pista em operação para, em seguida, iniciar o reaterro, com camadas compactadas a cada 20 centímetros aproximadamente, seguindo todas as normativas técnicas vigentes para obras dessa natureza no Brasil.

Segundo a concessionária, durante os serviços, houve acompanhamento técnico integral com ensaios de laboratório, a fim de atestar a regularidade e o cumprimento dos projetos e técnicas de engenharia rodoviária em cada etapa.

OBRA COMPLEXA: Segundo a concessionária, foi construída outra contenção a mais de 20m abaixo da pista em operação para, em seguida, iniciar o reaterro, com camadas compactadas a cada 20 centímetros. Foto: Divulgação/Triunfo Concebra

De acordo com a Concebra, este local é o último ponto de interdição parcial de tráfego dos cinco no trecho da concessionária, causado pelas fortes chuvas em Minas Gerais.

Mais informações no site da concessionária. Emergências, ligue 0800 060 6000.