RECICLÁVEL: Concessionária da Fernão Dias (BR-381) iniciou recuperação do pavimento, entre os km 843 e 849, em São Sebastião da Bela Vista (MG) com asfalto reciclável. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária responsável, inovação possibilita redução de resíduos e agiliza manutenção do pavimento

A concessionária responsável pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP), deu início ao projeto de manutenção do pavimento utilizando asfalto reciclado, o RAP (Reclaimed Asphalt Paviment).

De acordo com a empresa, para a reestruturação da pista, a inovação utilizará como matéria-prima principal o material proveniente da fresagem de pavimento asfáltico. Essa é a primeira vez que a rodovia recebe esse tipo de tecnologia.

Ainda de acordo com a concessionária, a aplicação foi iniciada no trecho entre os km 843+500 e 849+500, em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas Gerais, pista sentido São Paulo. O trecho de cinco quilômetros passa por manutenção desde a segunda quinzena de junho. A conclusão do trabalho levará aproximadamente quatro meses, tempo três vezes mais rápido do que a reconstrução na metodologia convencional.

Segundo a empresa, a agilidade do trabalho está entre os benefícios da reciclagem asfáltica. Com o RAP, o usuário da BR-381 ganha com qualidade da pista e agilidade no trabalho de manutenção da rodovia. Por exemplo, segmentos de até 50 metros de pistas podem ser recuperados em apenas um dia, o que no método convencional demoraria até sete dias, devido ao processo de cura entre as camadas de pavimento. Além disso, o asfalto reciclado também possui desempenho e vida útil iguais ao de um pavimento reconstruído em sua totalidade.

“Estamos focados em realizar um serviço de qualidade que gere pouco impacto na vida do usuário. Nosso trabalho tem como premissa a qualidade, visando a durabilidade do pavimento, conforto para quem trafega pela Fernão Dias e, claro, a segurança de todos”, explica Marcos Gruba, gerente de Implantação e Conserva.

Segundo a concessionária, outro grande benefício é o ganho ambiental devido a diminuição de resíduos. O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação diária da empresa e reduzir os resíduos gerados pela administração da rodovia representa um ganho no processo de concessão.

Processo de utilização do RAP

A reciclagem asfáltica começa a partir do trabalho de usinagem feito pela própria concessionária. A camada de fresa é retirada do pavimento e processada pela usina que tem capacidade de produção de 60 toneladas/hora. Nesse material são incorporados cimento, água e emulsão que é misturado em temperatura ambiente. Após a usinagem, o material está pronto para uso e pode ser estocado por até 30 dias.

A mobilidade do equipamento também garante o sucesso do projeto. A usina adquirida pela concessionária pode ser deslocada ao longo dos 562 quilômetros do trecho concedido. Isso traz mais agilidade para o trabalho de recuperação da rodovia, permitindo que diversos segmentos possam ser tratados ao longo de um mês. “Em 2020, nós aplicamos o projeto em fase piloto em manutenções pontuais e conseguimos comprovar sua eficácia tanto na agilidade quanto na qualidade do processo de recuperação do pavimento. Para 2021, a previsão é atuar em 15 quilômetros de faixa da BR-381 com a metodologia”, conclui Hugo Florêncio, coordenador de Pavimento da empresa.