Mais um trecho esburacado incomoda motoristas nas rodovias que cruzam Uberaba. Desta vez, a lente do Jornal da Manhã flagrou situação caótica na BR-050, praticamente em toda a extensão de Uberaba a Delta. A maior parte dos buracos se concentra na faixa da direita, o que obriga os caminhões a seguirem enfileirados na pista da esquerda e os caminhoneiros a redobrarem a atenção.
Conforme o flagrante, o perigo aumenta com as ultrapassagens. Para desviar das “panelas”, os veículos precisam fazer manobras arriscadas, muitas vezes em alta velocidade. Com as chuvas a situação piora. Com a visão de profundidade dos buracos encoberta pela água, o estrago em suspensões, pneus e sistema de amortecedores se torna constante e o perigo de acidente também. O spray de água na pista com o impacto dos pneus comprova os problemas de escoamento na BR-050.
Desde dezembro, inúmeros acidentes provocados por aquaplanagem têm sido registrados na rodovia. De acordo com o engenheiro-chefe do Dnit na cidade, Elias João Barbosa, a solução emergencial para os problemas no asfalto das BRs 050 e 262 deve sair em fevereiro. A 050 não passa por reparos e manutenção desde maio de 2008 e a 262, desde janeiro do ano passado.
“O contrato de conservação rotineira terminou e desde então não foi renovado com empresa terceirizada”, explica Barbosa, ressaltando que desde a suspensão do serviço o Dnit local vem cobrando recursos da União para a retomada, o que só deve ser liberado no próximo mês.