CARTÃO-POSTAL: A Praça Tubal Vilela, na região central de Uberlândia (MG) é um dos marcos da 'capital' do Triângulo Mineiro. Foto: Aderlei de Souza

Uberlândia, Uberaba e Araguari integram o famoso Triângulo Mineiro, que preservam tradição e cultura mineira

A dica de viagem do Estradas.com.br dessa semana é o Triângulo Mineiro. A agradável Uberlândia, conhecida pelo seu potencial de negócios, está localizada a cerca de 600 quilômetros de Belo Horizonte e tem o seu lado turístico focado em parques, museus e uma tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. O Parque do Sabiá, por exemplo, é considerado uma das maiores áreas de lazer do município.

Uberlândia conta com uma importante tradição cultural e o destaque no turismo fica por conta dos diversos atrativos naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são os mercados, o Parque do Sabiá e o Parque Municipal Victorio Siquierolli.

Além disso, a ‘capital’ do Triângulo Mineiro possui destaque também na sua vida noturna, tendo na avenida Rondon Pacheco, o corredor gastronômico, com vários bares, restaurantes, cachaçarias, pizzarias, cafeterias, sorveterias e doceiras, além de hospedagens de alto padrão.

Localizada na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a cidade é a segunda mais populosa de Minas Gerais, atrás da capital, Belo Horizonte, e foi emancipada de Uberaba no final da década de 1880.

Com localização geográfica privilegiada, Uberlândia tem fácil acesso às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília.

Entre os principais pontos, alguns se destacam por terem sido tombados como Patrimônio Histórico Municipal, como o Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto, que foi reconhecido como tal, em 1985.

A Praça Clarimundo Carneiro ocupa a área onde foi construído o segundo cemitério da cidade. Esse cemitério foi desativado em 1898, e a partir de 1908 iniciou-se o processo de regulamentação da área junto ao Bispado objetivando desapropriações de terrenos do seu entorno para a construção de um Jardim Público no local, assim como de um prédio para abrigar o Paço Municipal.

Conjunto

A praça, o Coreto e o Edifício da Câmara (Palácio dos Leões) fazem parte do espaço muito importante e significativo da cidade, pois representa o esforço de se construir uma cidade pautada nos atributos da urbanística moderna.  Em 25 de setembro de 1985, ficou reconhecido o valor deste conjunto que foi tombado por lei municipal e oficialmente nomeado Patrimônio da cidade.

O Museu Municipal ocupa o prédio que foi construído para abrigar o Paço Municipal da cidade que até 1929 era conhecida pelo nome de Uberabinha.

Estilo arquitetônico

O estilo arquitetônico do prédio é conhecido como eclético, pela mistura de diversos outros, que compõem sua construção, característica do século XIX no Brasil.

O Coreto integra o conjunto urbanístico formado pela Praça Clarimundo Carneiro, constituído pela própria praça e o Palácio dos Leões. A obra foi inaugurada em julho de 1925, durante a administração do Agente Executivo Sr. Eduardo Marquez (1923–1927). Este administrador tinha uma atenção especial com os jardins públicos e, desta forma, sua gestão ficou conhecida pela população como o “Governo das Flores”.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja do Rosário, tombada também em 1985, se constitui referência para a cultura local, não só porque abriga a Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário e ao São Benedito, mas também por ser o prédio religioso mais antigo no espaço urbano de Uberlândia.

A primeira edificação de uma Igreja do Rosário na cidade foi pensada em 1876, para ser executada na atual Praça Doutor Duarte, por isto o lugar ficou conhecido, na época, como Largo do Rosário.

Anualmente é celebrada a Festa do Congado, que reúne centenas de membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Nesses dias, as imagens de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário são preparadas em seus andores para que possam abençoar a festa. Essa festa é uma das mais representativas da cultura afrodescendente de Uberlândia.

Praça Tubal Vilela

Outro ponto tradicional em Uberlândia é a Praça Tubal Vilela, que faz parte dos projetos urbanísticos elaborados no final do século XIX. No ano de 1898, o engenheiro da Mogiana, o inglês, James John Mellor que estava na cidade para implantação da estação ferroviária, foi contratado pela comunidade para desenhar a planta do espaço urbano que ficou conhecido como a “Cidade Nova”.

O local possui um programa diversificado, com equipamentos comunitários tais como: concha acústica, fonte sonoro-luminosa, espelhos d’água, instalações sanitárias, grandes bancos contínuos e estacionamentos.

A consequente leveza é reforçada pelo espelho d’água, que separa a plateia do palco; o acesso ao palco é feito pelo lado posterior da concha e por duas rampas externas, laterais ao palco, que se apresentam totalmente integradas ao conjunto. A fonte sonoro-luminosa é o elemento plástico mais audacioso: um volume em forma de um prato de concreto iluminado, assentado sobre um outro de forma triangular envolvido por um espelho d’água.

Várias modificações em seu projeto original foram realizadas desde então. Entretanto, a Praça nunca deixou de ser o “cartão-postal” da cidade de Uberlândia e, além de ser espaço urbano de lazer e convivência, tem sido também ao longo dos anos palco para múltiplas manifestações políticas e culturais.

Mercado Municipal

Patrimônio histórico e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Mercado Municipal é uma excelente opção para conhecer a culinária e o artesanato local. Entre os principais itens comercializados estão os produtos caseiros como biscoitos, doces e queijos e também frutas, verduras, legumes, castanhas, peixes, frutos do mar, carnes variadas, inclusive de rã e defumadas, frango caipira, frios, laticínios, congelados.

Construído em 1944, durante o mandato do prefeito Vasconcelos Costa até 1977, o local era um centro atacadista de frutas, verduras e legumes. Somente depois veio a se tornar um comércio de produtos típicos da região. Em 2009, o prédio do mercado passou por uma revitalização completa e foi criado o Espaço Cultural do Mercado. O Mercado fica na Rua Olegário Maciel, 255 – esquina com Av. Getúlio Vargas – Centro.

Uberaba, uma nova cidade

O potencial turístico da cidade de Uberaba é incrivelmente vasto, indo desde a exploração do artesanato ao patrimônio histórico-cultural. A tradição mora em cada canto da cidade, e sua religiosidade representada por belas igrejas católicas e pelo espiritismo, tem como ícone o médium mundialmente reconhecido Francisco Cândido Xavier – “Chico Xavier”. As manifestações culturais estão presentes em festas como Folia dos reis, Congado, Festivais de Viola e Catira.

A forte vocação agropecuária acompanha Uberaba desde sua fundação. Mas são suas inovações tecnológicas que elevam a cidade ao patamar de referência mundial no melhoramento genético e zebuíno de elite. Resultados desses trabalhos atraem pecuaristas de todas as partes do planeta.

A cidade também se destaca pelo seu sítio paleontológico de aporte nacional, com descobertas importantes realizadas pela equipe de escavações do Museu dos Dinossauros. O bairro rural de Peirópolis tem réplicas de dinossauros em tamanho natural, fósseis de milhões de anos e clima agradável junto a natureza.

Assim é o entorno do município de Uberaba, que reserva paisagens incríveis de um verde sem igual, possibilitando grande diversidade de práticas esportivas e de lazer em um ambiente de exuberância natural. Suas cachoeiras com águas claras e brilhantes são a tradução indígena do nome da cidade.

Uberaba integra a AMITAM – Associação Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana, entidade que envolve municípios da região nordeste do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro. Sua localização é estratégica, já que está equidistante de capitais nacionais de importância reconhecida, ligadas por via aérea ou através das melhores rodovias do país.

O município fomenta ações e eventos do turismo receptivo, que abre para o turista toda sua infraestrutura de hotéis, clubes, parques, centros de eventos e calendário dos seus principais acontecimentos.

Hoje, Uberaba representa um centro comercial dinâmico, uma agricultura produtiva, um parque industrial diversificado e uma planejada estrutura urbana.

Peirópolis

Outro ponto turístico é o Museu de Peirópolis, cuja maior atração é o rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. Conta ainda com painéis explicativos sobre a evolução da vida e dioramas que reconstituem os cenários da vida e dos animais e vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos. Está instalado no prédio da antiga estação ferroviária de Peirópolis, construída em 1889, em estilo inglês.

Terra dos Dinossauros

Hoje, Uberaba é mundialmente conhecida como a Terra dos Dinossauros do Brasil com a maior quantidade de espécies do país. Seus fósseis, excepcionalmente bem preservados, em quantidade e diversidade singulares, é o que possibilita manter esse título.

Mercado Municipal de Uberaba

Considerado um tradicional espaço de convivência e de negócios, o Mercado Municipal foi tombado em 1999, instituído pelo CONDEPHAU – Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico de Uberaba.

Os boxes do Mercado Municipal comercializam carnes, queijos, frutas, doces, peixes, artigos religiosos, artigos de pesca e hortaliças, além de bares e produtos artesanais.

É um marco turístico do município onde acontecem novas amizades e fortalecimento das existentes. No entorno do Mercado, encontram-se outros prédios históricos de Uberaba, como, Igreja de Santa Rita, Igreja São Domingos, Prédio da Faculdade de Medicina, antiga cadeia pública. Visite o Mercado Municipal. Informações: (34) 3332-1691.

Chico Xavier

Apesar de não ser a cidade natal de Chico Xavier, também foi em Uberaba que o médium ganhou notoriedade como o maior nome do espiritismo no Brasil e todo ano atrai milhares de turistas que visitam a Casa da Prece, local onde Chico costumava atender e que recebe mais de 500 pessoas por semana.

Onde ficar:

Onde ficar

Hotel Progresso (Uberlândia)

O Grande Hotel Universo Palace, está localizado estrategicamente no centro de Uberlândia, a 10 quilômetros do Aeroporto e 1.700 metros da rodoviária, junto ao setor bancário e comercial e demais facilidades que a cidade oferece (restaurantes, shoppings, clubes, bares, boates etc.). O hotel dispõe de apartamentos e suítes confortáveis, sendo que todas as Unidades habitacionais contam com ar condicionado tipo Split, TV plana com canais a cabo(HD), geladeira, telefone e banheiro com ducha central.

Oferecemos gratuitamente WIFI, academia conveniada e estacionamento no próprio hotel. O endereço fica na Rua Duque de Caxias, 314. Informações:  www.hoteluniverso.com.br e (34) 3214-2400.

Hotel Havana Palace II (Uberaba)

Situado em Uberaba, Minas Gerais, o Havana Palace II alia conforto, qualidade e modernidade em suas unidades para melhor atender a seus hóspedes. Conhecida pelo mundo como a “Terra do Zebu”, Uberaba também tem seus encantos em suas belas igrejas espalhadas pelas sete colinas da cidade.

O hotel oferece café da manhã com mais de 70 itens, já incluso na diária, em local agradável, com vista panorâmica para a cidade. O hotel possui as academias mais completas da rede hoteleira da região, com todos os equipamentos profissionais.

Para aproveitar essa cidade acolhedora, a dica de hospedagem é o Havana Palace II, que fica localizado no Bairro São Benedito. O local é de fácil acesso ao comércio central, ao Shopping Uberaba, à ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu e ao aeroporto.

Os hóspedes das duas unidades do Havana Palace estão amparados para ter um bom atendimento com ambiente acolhedor e preços acessíveis. Informações: (34) 3316-9900.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui