O pedágio em construção no km 254 da Rodovia Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP-318), em São Carlos (SP), está praticamente concluído, mas de acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte de São Paulo (Artesp), ainda não há previsão para o início da operação da Praça.
Ainda de acordo com a Artesp, após a conclusão das obras, haverá inspeção dos técnicos da Agência para verificarem as estruturas, a sinalização e os equipamentos da praça de pedágio. E, somente após essa inspeção, é que será definida a data de início da operação ou solicitados ajustes à concessionária.
O que é certo é que a entrada em operação de mais uma praça de pedágio na região, vai redundar em mais despesas para os usuários da rodovia. Na atual fase das obras, a praça tem, por enquanto, um desvio no trânsito para que os trabalhadores possam finalizar os trabalhos.
De acordo com a Via Paulista, concessionária responsável pela administração, a entrada da operação do pedágio depende exclusivamente da Artesp. Ainda não há data prevista, uma vez que há procedimentos contratuais a serem vencidos, como a inspeção dos técnicos da Agência – após a finalização das obras – e a homologação da praça, entre outras providências. Diante disso, resta esperar.