FAÇA AS MALAS: Os passeios em trens turísticos no Sul do Brasil estão sendo retomados aos poucos. Se gostou da ideia, então prepare-se! Fotos: Divulgação

Após pandemia que provocou a interrupção dos passeios, a ANTT volta a autorizar alguns roteiros em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul com programação especiais

Sabe aquele passeio de trem que você sempre sonhou em fazer ou repetir a dose? Pois bem, depois de mais de quatro meses sem dar o ‘ar da graça’, os trens turísticos estão de volta.

Se gostou da notícia, então prepara-se para fazer as malas e viajar para Santa CAtarina ou Rio Grande do Sul. Isso porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), nesta semana, diversas autorizações de prestação do serviço de transporte ferroviário de passageiros de caráter não regular e eventual, com finalidades comemorativas.

Fique atento porque as programações têm datas específicas para serem cumpridas. Conforme informações da ANTT, está liberado o Trem Lageano, entre as estações Lages e Pátio/Estação Berlande, no município de Lages (SC), com programações de partida para os dias 26 e 27 de setembro e 3 e 4 de outubro.

Já no Rio Grande do Sul, foram autorizados cinco trens comemorativos que têm as seguintes programações:

– Trem das Missões: saindo de Santo Ângelo, de 13 a 15 de novembro.

– Trem dos Vales (trecho plano): entre Colina e Roca Sales, de 6 a 8 de novembro.

– Trem dos Vales (trecho serra): entre Guaporé e Muçum, nos dias 17, 18, 21, 23, 24, 25, 28, 30 e 31 de outubro; e 1º e 2 de novembro.

 Trem Caminho dos Tropeiros: entre Vacaria e Capitão Erwino Ritter, de 9 a 12 de outubro.

– Trem Cacequi: no município de mesmo nome, com viagens nos dias 21 e 22 de novembro.

Passeio inesquecível

Quase em desuso no Brasil, os passeios de trem, como eram no século passado, são bem escassos. Quando surge um oportunidade, é preciso abraçar com gosto, mesmo em tempo de pandemia.

BOM DEMAIS: Aos poucos, o setor de Turismo no Brasil ganha força. É o caso dos trens comemorativos no sul do país, que foram autorizados a operaram nos próximos meses, em datadas específicas.

A possibilidade de conhecer as paisagens da centenária Coxilha são alguns dos motivos para você agendar seu passeio na locomotiva a vapor Mallet 204 Articulada. O modelo é único na América Latina e possui 10 vagões. A locomotiva pesa 130 toneladas e suporta o carregamento de 18 mil litros d’água e 12 metros cúbicos de lenha. Informações no site da empresa.

Onde ficar

Hotel Topo Gigio (Guaporé-RS)

O Hotel Topo Gigio está localizado no centro de Guaporé, ao Lado da praça principal, Próximo A Igreja Matriz, Clube União, Bancos, Prefeitura, repartições Públicas, Restaurantes e Junto ao Crescente Comércio da Cidade.

CONFORTO: Uma dica de hospedagem em Guaporé (RS) é o Hotel Topo Gigio. Conforto na medida certa.

Guaporé é um município brasileiro localizado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, sendo o pólo gaúcho, e o segundo brasileiro, de jóias e lingerie. Foi colonizado por imigrantes italianos, e preserva até hoje suas tradições. Alguns atrativos. Informações no site do hotel ou (54) 3443-1461/5658.

Hotel Martello (Lages-SC)

Localizado em Lages, o Hotel Martello dispõe de lounge compartilhado, jardim e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Esse hotel 3 estrelas oferece estacionamento com manobrista e balcão de turismo.

DELÍCIAS: Em Lages (SC) a dica vai para o Hotel Martello, que tem um café da manhã farto e gostoso.

A acomodação oferece entretenimento noturno e recepção 24 horas. O bufê de café da manhã é servido diariamente no hotel. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Lages, a 11 quilômetros do Hotel Martello. Informações no site do hotel ou (49) 3226-0522.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui