Turismo pet friendly cresce e ganha importância nos roteiros de viagens
MUNDO PET: Não é de hoje que a presença de cães e gatos tem conquistado um espaço dentro dos lares de milhões de brasileiros. E agora, também nas viagens. Foto: Divulgação

No Brasil, são cerca de 90 milhões de lares que possuem um animal de estimação

Não é de hoje que a presença de cães e gatos tem conquistado um espaço dentro dos lares de milhões de brasileiros. Do simples fato de não se sentir só às novas legislações que garantem mais proteção aos animais, o fato é que o mundo ‘pet friendly’ chegou! E não são só nos lares que eles estão presentes. Agora, os ‘bichinhos’ são indispensáveis nas viagens de turismo.

Tanto que a 11ª reunião do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp), realizada nessa terça-feira (14), na sede da Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de SP (Setur-SP), apresentou o Guia Pet Friendly, que traz a relação de hospedagens e atrativos turísticos que recebem e oferecem serviços específicos para público com animais de estimação no estado de São Paulo.

Conduzido pela secretária-executiva da Setur-SP, Luciane Leite, que representou Roberto de Lucena, titular da Pasta, a reunião ressaltou que os números relativos ao tema são surpreendentes, pois 90 milhões de lares brasileiros têm animal de estimação.

O guia atualmente conta com 97 meios de hospedagens e 59 atrativos localizados em 55 municípios. Com a demanda crescente no segmento, o guia será ampliado para mais municípios e regiões turísticas, com a meta de atingir 200 municípios nos próximos dois meses. Para acessar o guia ou cadastrar novos empreendimentos, clique aqui.

Durante o encontro, a secretária Luciane falou sobre a importância da campanha de incentivo ao Turismo que o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secom (Secretaria de Comunicação), vem promovendo, com foco no Litoral Norte de São Paulo que, agora, vem retomando seu lugar por suas características econômicas, culturais e turísticas. Confira a campanha, clique aqui. 

Além disso, o conselheiro Jarbas Favoretto e o secretário-executivo, Armando Arruda Pereira, exaltaram a importância das Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) que são peças importantes para alavancar a atividade turística. “O Comtur é primordial no interior paulista pois, por muitas vezes, a entidade significa o progresso nas cidades, uma vez que une participantes da sociedade civil organizada pública e privada”, argumentou Favoretto. “Dependendo do destino, o Turismo é a atividade fundamental para o crescimento local, daí a importância do Comtur”, disse Pereira.

Turismo pet friendly cresce e ganha importância nos roteiros de viagens
PASSEIO: Interior, campo ou praia… Não importa, o que vale é relaxar e se divertir com seus animais. Foto: Ignacio Amenábar/Unsplash

Pet Friendly no Sul do Brasil

Saindo do Estado de São Paulo, o turismo pet friendly também se destaca na região Sul do País. Tanto que o setor hoteleiro tem se adaptado às novas demandas. Segundo pesquisa divulgada por uma site de viagens, 46% dos brasileiros priorizam empreendimentos que aceitam animais de estimação ao escolher um destino de férias, superando a média global

O mundo está se tornando mais pet friendly? Parece que sim. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a presença de animais de estimação superou a de crianças nos lares brasileiros, com cerca de 140 milhões de pets para 48 milhões de domicílios. Desse total, estima-se que 46% das residências tenham um cachorro, enquanto os gatos estão presentes em 20% dos lares.

Num outro levantamento, desta vez do Instituto Pet Brasil (IPB), há dados que mostram que o Brasil é o terceiro país com o maior número de animais domésticos, com 149,6 milhões de pets. Por essa razão, os espaços pet friendly têm atraído cada vez mais consumidores exigentes, inclusive no setor turístico.

Ainda conforme o site de viagens, pesquisa realizada mostrou que 43% dos brasileiros afirmaram que gostariam de reservar acomodações que recebam adequadamente seus animais de estimação em suas próximas viagens.

Para atender à demanda, o segmento teve que reavaliar algumas políticas e começar a oferecer esse tipo de serviço, que se tornou um diferencial para os hotéis. Destacam-se os estabelecimentos  que, desde a inauguração, não apenas oferecem acomodações nos quartos, mas também mimos para os animais. “Desde 2017, quando iniciamos as operações na capital paranaense, disponibilizamos serviços exclusivos para os pets. Entendemos que os animais fazem parte da família, e é fundamental que o NH seja receptivo e se adapte cada vez mais para recebê-los da melhor forma”, explica o diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque.

O hotel da rede espanhola NH Hotels aceita acomodar animais, como cachorros, gatos e aves. Dentre os requisitos, é permitido um animal por apartamento, com peso de até 20kg, e é restrito apenas o acesso às áreas de alimentação do Restaurante Trinitas, Grão Coffeewine & cocktail bar Five Lounge, desde que os bichinhos sejam amigáveis, sem representar riscos a outros hóspedes, sejam eles pets ou humanos.

Segundo as regras, o uso de guias ou caixa de transporte também é recomendado. “Além de receber os animais, o hotel oferece um kit de boas-vindas com almofadão para que eles possam dormir confortavelmente, uma coberta, dois comedouros elevados, um tapete higiênico e um cartão de boas-vindas com uma foto do animal para os donos guardarem como recordação”, explica Antonio.

Os animais podem ficar sozinhos no apartamento, mas, durante a limpeza, devem estar acompanhados por seus tutores. A taxa de hospedagem para os pets no hotel é de R$ 100,00 + 15% ao dia. Mais informações pelo telefone: (41) 3434-9400 ou no site www.nh-hoteles.pt/hotel/nh-curitiba-the-five

Veja mais sobre o mundo pet: