TECNOLOGIA DE PONTA: Concessionária usa tecnologia de ponta na recuperação do pavimento da BR-050, em Araguari (MG). Método garante mais segurança aos usuários. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária Eco050, novo método confere maior durabilidade e melhores condições de tráfego aos usuários

O usuário da BR-050, no trecho de Araguari (MG), vai ganhar mais segurança em suas viagens. A concessionária responsável pela rodovia está realizando obras de recuperação do pavimento, entre os km 0 e 65, com a implantação da tecnologia do asfalto-borracha, que é mais resistente e sustentável.

De acordo com a empresa, a obra deve ficar pronta em setembro deste ano e estão divididas em duas etapas. Na primeira, é feita a fresagem da via, por meio de máquinas que raspam e retiram camadas do pavimento desgastado, para posteriormente ocorrer o recapeamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Já na segunda, será implementada uma camada de reforço asfáltico, que pode chegar a 3 cm.

Segundo a concessionária, além de melhorias no pavimento, as obras trarão maior segurança aos usuários, já que junto com o asfalto tradicional está sendo utilizado o asfalto-borracha. Ele é fabricado com pó de borracha moída oriundo de pneus velhos.

Benefícios

De acordo com a empresa, entre os benefícios proporcionados com a nova tecnologia, estão a redução no risco de aquaplanagem e a melhoria da frenagem e da aderência dos veículos. O asfalto-borracha também é menos suscetível à formação de ondulações em comparação ao asfalto comum, o que ajuda a evitar, por exemplo, as chamadas trilhas de rodas.

Segundo o coordenador de conservação da Eco050, Tainã Borges, outra vantagem do asfalto-borracha está em sua maior durabilidade, pois é mais resistente aos danos causados pelo tráfego e pelas intempéries, como chuva e altas temperaturas. Isso ajuda a diminuir o aparecimento de buracos e outras irregularidades que prejudicam o tráfego.

Os trabalhos em Araguari fazem parte da frente de manutenção e reparo de pavimento iniciado em 2020 em todo o trecho mineiro da BR-050. Serão investidos R$ 200 milhões. A expectativa é de que os 218 quilômetros de extensão da rodovia em Minas Gerias, entre Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta, sejam restaurados até maio 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui