Autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nessa sexta-feira (3), e entrou em vigor à 0h desta sexta (5)
Desde à 0h desta sexta-feira (5), quem passa pela BR-101/Sul, em Santa Catarina, tem que desembolsar R$0,10 a mais pelas tarifas de pedágio, nas quatro praças sob concessão da CCR ViaCosteira. Automóveis pagam R$2,50 e motocicletas, R$1,25.
A alteração foi autorizada por meio da Deliberação 127/23, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme consta no Art. 1º, foi aprovada a 2ª revisão ordinária e o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) do Contrato de Concessão nº 01/2020, aplicável ao trecho concedido da BR-101/SC, explorado pela concessionária Catarinense de Rodovias S/A. – Via Costeira.
Segundo o documento em seu Art. 2º, fica alterada a TBP reajustada, após arredondamento, para a categoria 1 de veículos das praças de pedágio P1 a P4, de R$ 2,40 para R$2,50, com efeito econômico-financeiro a partir da data-base de reequilíbrio contratual de 2 de maio de 2023, na forma da tabela anexa.
Veja os novos valores das tarifas, desde à 0h desta sexta (5)
Praças de pedágio P1, P2, P3 e P4
Categoria de Veículo |
Tipo de Veículo |
Número de Eixos |
Rodagem |
Multiplicador da Tarifa |
Valores (R$) |
1 |
Automóvel, caminhonete e furgão |
2 |
Simples |
1,0 |
2,50 |
2 |
Caminhão leve, ônibus, caminhão trator e furgão |
2 |
Dupla |
2,0 |
5,00 |
3 |
Automóvel e caminhonete com semirreboque |
3 |
Simples |
1,5 |
3,75 |
4 |
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus |
3 |
Dupla |
3,0 |
7,50 |
5 |
Automóvel e caminhonete com reboque |
4 |
Simples |
2,0 |
5,00 |
6 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque |
4 |
Dupla |
4,0 |
10,00 |
7 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque |
5 |
Dupla |
5,0 |
12,50 |
8 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque |
6 |
Dupla |
6,0 |
15,00 |
9 |
Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas motorizadas |
2 |
Simples |
0,5 |
1,25 |
10 |
Veículos oficiais e do Corpo Diplomático |
– |
– |
– |
– |