
Serviços foram concluídos no início deste mês; obras custaram R$28,7 milhões
Foram finalizadas, no início deste mês, as obras de construção de cinco novas pontes (Obras de Arte Especiais – OAEs), na BR-158, no estado do Pará, entre os municípios de Redenção e Santa Maria das Barreiras, região sudeste do estado.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os serviços receberam investimento de aproximadamente R$28,7 milhões, e irão substituir as travessias de madeira por pontes de concreto, garantindo maior durabilidade, segurança e melhor desempenho operacional ao longo do tempo.
Segundo a autarquia, o trecho dos novos empreendimentos abrange, ao todo, 108,5 quilômetros de extensão e contempla as pontes sobre o Igarapé Arraia (km 632+600), ponte sobre o Igarapé Itamarati (km 638+150), ponte sobre o Igarapé Água Preta (km 627+420), ponte sobre o Igarapé Inajazinho (km 676+710) e a ponte sobre o Igarapé Inajá (km 688+510). As cinco OAEs encontram-se devidamente sinalizadas e operando normalmente.
Importância na região
Com quase quatro mil quilômetros de extensão, a BR-158 sai de Redenção, no Pará, passa por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, terminando em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. É uma rodovia relevante para o escoamento da produção de grãos, especialmente soja e milho, bovinos e também de minérios (ferro, bauxita, manganês).
A BR-158 também é um importante corredor logístico que alimenta os portos do Pará. Nesse sentido, a obra vai ajudar a impulsionar o transporte de cargas na região Norte do país. Mais informações no site do Dnit.











