
Desde à 0h deste sábado (1º/11), quem cruza um dos seis pórticos instalados nessas rodovias paga pela tarifa, que varia entre R$0,54 a R$ 6,95
Desde à 0h deste sábado (1º/11), quem cruza um dos seis pórticos administrados pela Concessionária Novo Litoral, paga pela tarifa de pedágio, seja por meio de tag – instalada no para-brisa do veículo seja por meio do site da concessionária, em até 30 dias da data da passagem pelo pórtico.
O início de operação dos seis pórticos do pedágio free flow nas rodovias Mogi-Dutra (SP-088), Mogi-Bertioga (SP-098) e Rio-Santos (SP-055) foi autorizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), conforme Deliberação 560/25, publicada no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira (29).
Os pórticos eletrônicos estão equipados com câmeras, antenas e sensores que identificam os veículos por meio das placas ou tags de pagamento automático, garantindo um processo de cobrança mais rápido, justo e eficiente. O novo sistema evita filas, reduz o risco de acidentes e assegura cobrança proporcional ao uso da rodovia.
O pagamento poderá ser realizado até 30 dias corridos após a passagem pelos pórticos. O cidadão consegue consultar os débitos no site Siga Fácil e pagar os valores diretamente no site da concessionária (www.novolitoral.com.br), pelo aplicativo CNL Novo Litoral ou dos totens disponíveis nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Nesses canais, o motorista pode pagar via Pix ou cartão de crédito, e nas bases do SAU também há opção de cartão de débito.
Após o prazo de 30 dias, o não pagamento será considerado evasão de pedágio, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para motoristas que utilizam tag eletrônica, o prazo e a forma de pagamento seguem as regras da empresa contratada.
Leia também: SP-326 ganha o 1º pórtico freeflow em Dobrada; é o 3º da empresa
Veja os descontos:
- Usuários com tag têm 5% de desconto no valor da tarifa
- Motocicletas são isentas de pagamento
- Para motoristas que utilizam com frequência o mesmo trecho, há o Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicado automaticamente a carros de passeio com tag:
A partir da 11ª passagem no mês, o desconto total é de 10%;
A partir da 21ª passagem, o desconto chega a 20%
Os descontos não são cumulativos: sempre é aplicado o maior benefício
Isenção
Não haverá cobrança de tarifa para os moradores de Mogi das Cruzes (SP) quando os deslocamentos ocorrerem dentro do município.
Em Santos (SP), os moradores dos bairros Caruara, Iriri, Monte Cabrão, Cabuçu, terão isenção ao trafegar para o pórtico P4, nos dois sentidos. O cadastro foi realizado por meio da Prefeitura Municipal de Santos e, até o momento, contempla aproximadamente 600 moradores.
Moradores do Distrito do Taboão estão isentos da cobrança para o pórtico P2, em ambos os sentidos, quando passarem por ele em uma mesma viagem e utilizarem o acesso do km 38+300 da mesma rodovia.
O pórtico P2 está localizado no km 40+800 da Mogi-Dutra (SP-088). Já os usuários que cruzarem o pórtico P2 e acessarem a Estrada da Pedreira (P2a – km 41+190), em ambos os sentidos, pagarão apenas pelo trecho efetivamente percorrido da SP-088. Nesses casos, o desconto será de aproximadamente 70%, com a tarifa de R$0,57 por sentido.
Veja aqui os valores das tarifas nos pórticos e o desconto para usuários frequentes.











