VALE DOS IMIGRANTES: Desde agosto passado, o Mapa do Turismo Brasileiro 2019 incluiu o Vale dos Imigrantes, em Santa Catarina, como rota turística. Itá, (foto) é uma das cidades destaques desse novo roteiro. Foto: Divulgação

Desde agosto, local é reconhecido pelo Ministério de Turismo; Itá, Piratuba e Treze Tílias  destacam-se pelas águas termais e cultura

A comunidade catarinense teve uma agradável notícia no fim de agosto: a inclusão do Vale dos Imigrantes, no Oeste do Estado, como a 13ª região turística de Santa Catarina reconhecida oficialmente pelo Ministério do Turismo, após a divulgação do novo Mapa Turístico Brasileiro 2019.

Agora, são 177 municípios catarinenses incluídos como rota turística, sendo que destes, 25 estão no Vale dos Imigrantes, uma região desmembrada do antigo Vale do Contestado, que agora ficou restrito a cinco cidades: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.

Ser reconhecido como nova rota turística é, sem dúvida, uma ótima notícia para a região, afinal, entre os benefícios está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Isso mostra que Santa Catarina teve uma melhora no desempenho que diz respeito à economia dos municípios. Traduzindo: mais empregos e dividendos para o Estado.

COMPLEXO TURÍSTICO ITÁ: Mantido pela Prefeitura, o complexo tem 16 piscinas – cinco cobertas -, toboágua, trilhas para caminhada, bar e restaurante. Foto: Divulgação/Santur/Markito

A partir deste ano, além da quantidade de estabelecimentos de hospedagem e de empregos nesse setor e da quantidade estimada de visitantes domésticos e internacionais, foi incluída a arrecadação de impostos federais dos meios de hospedagem.

Os catarinenses fizeram a lição de casa e o turista reconheceu. Agora, fazem parte da categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e hotéis e pousadas: Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Itapema e Joinville. Os municípios da categoria B também tiveram bom desempenho e saltaram de 13 para 18, enquanto os das categorias C, D e E registraram redução.

Nessa semana, o Estradas.com.br traz matéria sobre o Vale dos Imigrantes com foco em três cidades que mais atraem os turistas: Itá, Treze Tílias e Piratuba.

Itá

Fundada por migrantes gaúchos, a antiga cidade de Itá, na divisa com Rio Grande do Sul, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica de Itá, em 1995. Já em 1996, a nova cidade foi inaugurada para receber os moradores. A reconstrução do município, cercado por montanhas e florestas nativas, foi a oportunidade para a criação de novos atrativos turísticos, como os parques de águas termais e o próprio lago da usina.

Apesar de a programação incluir a extinção total da cidade, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo – fundada em 1936 – não ‘quis’ desaparecer. Ao menos essa foi a crença do povo na época. As Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro – construídas em 1956 – permaneceram intactas. Elas são as únicas estruturas que restaram da antiga cidade de Itá que foi totalmente submersa pela represa do Lago da Usina Hidrelétrica.

Com elas, sobrevivem até hoje a história, a cultura, a fé e a coragem do povo itaense e é considerado o símbolo turístico do município, sendo um dos atrativos responsável por inserir Itá no cenário turístico brasileiro.

As torres da antiga igreja são totalmente iluminadas e ligadas à noite, resultando em uma perfeita combinação com a paisagem natural, para tornar-se um atrativo não só durante o dia, mas também no período noturno.

Tirolesa

Entre as atrações está o circuito de tirolesa, com cerca de 2,5 km de extensão. O trajeto começa em Itá, passa sobre o Rio Uruguai e termina no Rio Grande do Sul. A velocidade de descida pode chegar a 100 km/h, podendo ser realizada individualmente, em grupo, com paraquedas ou com parada no caminho para fazer rapel e voltar de lancha.

ÚNICO: Itá se destaca por ser ‘dona’ do terceiro maior percurso de tirolesas da América do Sul, com 1,780m de extensão. Esse passeio, em meio à bela natureza, torna-se ainda mais fascinante e único! Foto: Divulgação/Itaecoturismo

As atividades são feitas com equipamento de segurança reforçado e acompanhadas por profissionais credenciados. O viajante deve entrar em contato com a operadora antes de se dirigir ao local. Informações: (49) 3458-2022 / (49) 9 8876-9909 e informações: https://www.itaecoturismo.com.br/atracoes/tirolesa/

A cidade também oferece atração do Zoo Park Itá, que promove arvorismo com duração aproximada de uma hora. De terça a domingo e aos feriados, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Avenida Beira-Lago, s/n, Lago Azul. Informações: (49) 3458-2022.

Rafting e Canoagem

Prainha do Lago
O local é ideal para a prática de esportes náuticos, tem bar, banheiros, espaço com areia e estacionamento. Localizada às margens do Lago da Usina, possui monitoramento do Corpo de Bombeiros durante a temporada de verão. Informações: (49) 3458-1919.

As atrações em Itá contam ainda com as estâncias de águas termais que são uma boa pedida. Vejas as opções:

Parque Aquático Thermas Itá
Mantido pela Prefeitura, tem 16 piscinas (cinco são cobertas), toboágua, trilhas para caminhada, bar e restaurante. SC-466, Km 72, Lago Azul. Informações: (49) 3458-1909

Itá Thermas Resort e Spa
Localizado ao lado do Parque Aquático. Exclusivo para hóspedes. SC-466, Km 72, Lago Azul. Informações: (49) 3458-9200 e www.itathermas.com

Treze Tílias

SINTA-SE EM CASA: Entrada de Treze Tílias deixa transparecer que o turista será muito bem recepcionado. Foto: Divulgação/Santur/Markito

Fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco, que fugiam da grave crise
econômica que assolava a Europa no período entre-guerras, Treze Tílias é uma cidade tipicamente austríaca em plena Santa Catarina.

As semelhanças naturais e climáticas com a região do Tirol foram decisivas na época de sua fundação, em 1933. Atualmente, além da paisagem, tudo na cidade lembra a Áustria: os sobrados brancos com detalhes em madeira e floreiras nas janelas, a gastronomia, as tradições, festas e danças típicas, além dos belos e bem cuidados parques.

Os destaques ficam para os produtos coloniais, como o artesanato austríaco e para o principal atração turística do município: a Tirolerfest, evento que celebra as tradições dos colonizadores austríacos, com apresentações de grupos folclóricos, música e gastronomia típica. Em outubro (mês de aniversário da cidade), na Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.

Assim como em Itá, Treze Tílias também tem estância termal para o turista relaxar e se divertir. O Termas de Treze Tílias é um parque aquático exclusivo para sócios e hóspedes de hotéis conveniados, que oferece piscinas para adultos e crianças, toboágua, bar molhado, churrasqueiras, lanchonete, pizzaria com boliche, sala de jogos, quadra de areia, salão de eventos e loja.

Ele fica aberto de quarta a domingo, das 9h às 19h e está localizado na Rua João Anrain, s/n, no Centro de Treze Tílias. Informações: (49) 3537-0396 e www.termasdetrezetilias.com.br

TRADIÇÃO: A Tirolerfest é o evento que celebra as tradições dos colonizadores austríacos, com apresentações de grupos folclóricos, música e gastronomia típica. Foto: Divulgação  

Sabores Tipicamente Europeus

Em Treze Tílias, não deixe de provar os pratos típicos da culinária austríaca, como o knödel (bolinho à base de pão e ovos), o spaetzle (massa similar ao nhoque, servido na sopa ou acompanhando carnes e outros pratos mais pesados) e também a linzertorte (torta de nozes com canela). Imperdíveis também são as visitas à principal vinícola e cervejaria de Treze Tílias.

Vinícola Kranz

A Vinícola Kranz utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes.

A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo. A Kranz é a única do Brasil que produz no processo “cold pressing”de tecnologia austríaca, sucos integrais 100% puros de maçã, pera e diversas frutas silvestres. Informações: (49) 3537-0833.

Parque dos Sonhos

A principal atração é o “labirinto verde”, feito de cerca viva e que encanta as crianças. O parque abriga também a sorveteria artesanal mais tradicional da cidade e lojas que vendem produtos coloniais, licores artesanais e doces típicos, como o apfestrudel (strudel de maçã). Segunda, quarta, quinta e sexta, 14h às 18h; sábado, 10h às 19h; domingo e feriados, 15h às 19h. Informações: (49) 3537-0202.

Piratuba

O INÍCIO: A história de Piratuba começou em 1910, quando a Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande do Sul foi construída. Na ocasião, a Brasil Railway instalou acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe. 

Com uma discreta população de cinco mil habitantes, Piratuba, no Meio Oeste do Estado, está localizada há aproximadamente 500 quilômetros da capital Florianópolis. A cidade é conhecida em todo Sul do país por ser o principal pólo turístico do Oeste de Santa Catarina.

O município conta com um Parque de Águas Termais, amplo e moderno, que oferece lazer e descanso em qualquer estação do ano e para pessoas de qualquer idade. Outros destaques são a maria-fumaça, a Usina Hidrelétrica Machadinho e a Cascata do Monge, a quatro quilômetros do Centro da cidade.

A história de Piratuba começou em 1910, quando a Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande do Sul foi construída. A empresa Brasil Railway, responsável pela obra, instalou um acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe. O núcleo se chamava, Vila do Rio do Peixe. Em 18 de fevereiro de 1949, surgiu o município, que naquela data foi emancipado.

O turismo, que hoje é a base econômica do município, iniciou sua história em Piratuba em 1964. Já em 1975, a Companhia Hidromineral foi constituída. Com a instalação do Parque Termal, Piratuba entrou na rota dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Hoje, o município é consolidado no turismo e recebe mais de 450 mil turistas por ano.

A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura ampla e moderna, que atende crianças, jovens, adultos e idosos. Com piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano e o lazer é garantido para pessoas de qualquer idade.

As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Além do lazer nas águas termais, os turistas podem curtir a natureza exuberante da cidade.

RELAXE EM PIRATUBA: A diversão em Piratuba é a Termas de Piratuba, complexo de piscinas (rasas, fundas, semiolímpicas, cobertas, ao ar livre ou, ainda, com toboágua), banheiras de imersão, duchas individuais e hidroginástica. O local abre todos os dias, das 7h30 às 19h; no verão, a alegria fica até as 20h. Foto: Divulgação

Água Termal

A água termal de Piratuba jorra do poço, que tem 674 metros de profundidade e abastece as piscinas diariamente. A água sobe com força natural. A temperatura, também natural, de cerca de 38º em qualquer estação do ano. A água é sulfurosa e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona um banho agradável e relaxante. Saiba mais, acesse: www.termaspiratuba.com.br

A opção de diversão em águas termais de Piratuba é a Termas de Piratuba, complexo de piscinas (rasas, fundas, semiolímpicas, cobertas, ao ar livre ou, ainda, com toboágua), banheiras de imersão, duchas individuais e hidroginástica. Conta também com lanchonetes, churrasqueiras, área de camping, trilhas ecológicas e estacionamento para automóveis e motorhome. Diariamente, das 7h30min às 19h. No verão, até as 20h. Avenida 18 de Fevereiro, 2.455, Balneário. Informações: (49) 3553-0132 e www.termaspiratuba.com.br

Maria-Fumaça

O passeio de locomotiva a vapor parte da estação ferroviária de Piratuba com destino a Marcelino Ramos (RS). O trajeto de 4h (ida e volta) passa sobre a ponte do Rio Uruguai e inclui visita às águas termais. Nos finais de semana, com reservas antecipadas. Infomações: (49) 3553-1121.

Onde ficar:

Itá Park Hotel

LAGO: O Itá Park Hotel tem vista para o lago da usina hidrelétrica e oferece muita tranquilidade. 

O Itá Park Hotel, está situado em local de fácil acesso, com vistas para o lago da usina hidrelétrica, próxima do centro da cidade. Em frente ao conjunto de piscinas térmicas. Bons momentos num lugar agradável e com localização privilegiada é o que lhe proporcionamos, durante a sua estadia em Itá. O Itá Park Hotel oferece café da manhã completo incluso na diária. E-mail: reservas@itaparkhotel.com.br O endereço fica na Rodovia SC 465 s/nº, no Centro. Informações: (49) 3458-2282.

Hotel Itá Thermas Resort e SPA

O Resort e Spa Itá Thermas oferece estrutura completa de gastronomia, esportes e lazer. Um complexo moderno e aconchegante com 134 aptos luxo, suítes luxo e master. O resort tem vista para o lago de Itá, proporcionando uma imagem inesquecível e momentos únicos. O endereço fica na Rodovia SC 466 s/nº, no Centro. Informações: (49) 3458-9200 e 0800-643-9200 e www.itathermas.com.br

Hotel Alpenrose (Treze Tílias)

SUÍTE: As suítes luxo do Alpenrose possuem sacada, cama king size, banheira de hidromassagem e sala de estar.

Com localização privilegiada no centro de Treze Tílias, o Hotel Alpenrose possui 30 apartamentos entre duplo, casal, suíte luxo casal e apartamentos conjugados para até cinco pessoas. Todos os apartamentos são equipados com tv, frigobar, telefone e ar condicionado. As suítes luxo possuem sacada, cama king size, banheira de hidromassagem e sala de estar.

O hotel conta ainda com internet wireless, elevador e piscina aquecida em feriadões e datas especiais. O café da manhã é tipo colonial, trazendo as delícias da culinária austríaca e o atendimento familiar, fazendo do hotel Alpenrose uma excelente
opção de hospedagem, a passeio ou a negócios. O endereço fica na Rua Min. João Cleophas, 340, no Centro. Informações: (47) 3537-0273 e http://www.hotelalpenrose.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui