Experiência no trecho é grande aliada na credibilidade das notícias

por Aderlei de Souza*

Está cada dia mais fácil saber o que se passa no Oiapoque ou Chuí em questão de poucos minutos. É inegável que os veículos de comunicação online ganharam ainda mais destaque desde o início da pandemia do coronavírus.

A necessidade de obter informações mais precisas diante do isolamento social fez com que o brasileiro visitasse com muito mais frequência sites, jornais, revistas, portais, rádios, TVs, blogs e canais de youtube.

Trazendo essa mudança de comportamento para o setor de transporte rodoviário, fica ainda mais evidente a importância de mídias, como os sites, portais e as rádios, por conta da rapidez no processo de comunicação.

Sendo assim, o país se viu diante de uma reflexão bem profunda: a importância dos motoristas profissionais e dos pontos de parada. Se por um lado, muitos profissionais tiveram que tirar o pé do acelerador, por outro, o caminhoneiro continuou firma em sua boleia de norte a sul do país, com apoio dos pontos de parada.

E é justamente diante desse cenário que os usuários das rodovias, principalmente os caminhoneiros, recorrem aos veículos de comunicação online para ficarem por dentro do que acontece Brasil afora.

Para o pernambucano Cícero Luiz de Lima Silva, caminhoneiro de Serra Talhada, desde 2006 – e que viaja por todo o Brasil – os veículos de comunicação que falam da profissão de caminhoneiro e da área de transportes são muito importantes, afinal, falam a língua do motorista profissional. “Eu vejo sempre que posso vídeos no YouTube, matérias escritas também, além de blogs. Eu sempre vejo os vídeos que o Caminhoneiros do Trecho posta, são bem interessantes”, disse.

Pensando nisso, o Portal Estradas.com.br , que desde do ano 2.000, procura prestar informações online para quem vai pegar a rodovia, resolveu facilitar – ainda mais – a vida de quem está sempre rodando e separou os principais veículos de comunicação focados em notícias do mundo estradeiro. Conheça um pouco mais sobre eles e Boa Viagem!

Na TV

Brasil Caminhoneiro

Um dos pioneiros no mundo televisivo, o programa Brasil Caminhoneiro nasceu como Siga Bem Caminhoneiro, em 1995, na TV Bandeirantes, onde permaneceu por 13 anos. Depois de uma pausa de quase um ano, voltou em 2009, com novo nome: Brasil Caminhoneiro, e manteve sua grade até março de 2012, quando trocou de casa, e foi para o SBT, permanecendo até dezembro de 2019.

TECNOLOGIA: Ainda mais presente nos dias de hoje, devido à pandemia, a tecnologia é um trunfo no novo formato do Brasil Caminhoneiro na Record TV.

Trata-se de uma produção do Grupo Cobram, que atualmente passou a ser exibida pela Record TV, aos domingos, às 7h, desde agosto último.

Em abril de 2018, o programa estreou na TV Aparecida, indo ao ar às 16h, aos domingos. Atualmente, é exibido às 7h45 aos sábados.

O programa volta ao ar na Record TV, desde 8 de agosto deste ano, aos sábados, das 7h às 7h30.

Pé na Estrada

O jornalista Pedro Trucão começou a “botar” o pé na estrada na década de 70, estudando o comportamento dos caminhoneiros e motoristas em geral. Seu primeiro programa de rádio dirigido ao segmento foi ‘Trucão e os Caminhoneiros do Brasil’, na Rádio Iguatemi, de Osasco (SP).

VALORIZAÇÃO: Desde o início de seu trabalho nas estradas, Pedro Trucão busca mostrar, por meio de suas reportagens, que os caminhoneiros merecem mais dignidade.

Passados 35 anos, entre rádio e TV, Trucão está com seu progrma Pé na Estrada, aos domingos, às 7h, pela TV, no SBT.

Para ele, a chegada da internet facilitou a vida dos veículos de comunicação e o contato com os estradeiros, já que é possível fazer entradas ao vivo para tirar dúvidas do público pelo Facebook, além de compartilhar conteúdos exclusivos para quem o segue nas ‘estradas virtuais’.

Na rádio

Brasil Caminhoneiro

Saindo da TV e entrando na seara do rádio, o Brasil Caminhoneiro é apresentado, desde agosto de 2019, na Rádio Capital 1040 AM, das 4h às 6h, de segunda a sexta.

Pé na Estrada

Além da TV e do canal no YouTube, o Pedro Trucão e a Paula Toco apresentam o Pé na Estrada na Transamérica FM, diariamente, das 4h às 6h. O programa informa a turma do trecho sobre as condições das estradas, do clima e os fatos mais importantes que acontecem no mundo dos transportes.

Na Via Dutra

Um outro canal de informação focado no usuário de rodovia é a CCRFM 107,5 NovaDutra, que está no ar desde 2013. A emissora foi criada para prestar serviços aos usuários que trafegam pela Via Dutra (BR-116), principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com a NovaDutra, o projeto – pioneiro na história das concessões rodoviárias no país – tem como objetivo alertar os motoristas sobre as condições de tráfego durante a viagem.

A rádio pode ser sintonizada ao longo dos 402 quilômetros da Rodovia Dutra e o sinal é captado via satélite, sendo distribuído em toda a sua extensão.

Na Tamoios

Assim como na Via Dutra, a Rodovia dos Tamoios (SP-099) também tem um serviço de rádio desde fevereiro de 2018, voltado aos usuários da rodovia, entre o Litoral Norte paulista e o Vale do Paraíba, numa extensão de 74 quilômetros.

A instalação da rádio web da Tamoios é uma das obrigações contratuais da concessionária, mas foi implantada junto com a cobertura Wi-Fi para alinhar o modelo à tecnologia prevista nos contratos.

A rádio exclusiva da rodovia oferece informações e dicas de trânsito, boletins sobre as condições da via, notícias e programação musical.

No YouTube

Cajau Antonelli

Quem imaginou que um “diário pessoal” pudesse fazer sucesso no mundo virtual. Mas faz. Cajau Antonelli, capixaba, é um deles. Depois de atuar por mais de 10 anos como funcionário público, resolveu trocar a ‘vida estável’ pela boleia. E ele não se arrependeu. Há sete anos na estrada, ela já tem seu canal no YouTube com sucesso considerável entre seus seguidores.

PARCEIRA: Cajau diz que a mídia especializada é parceira dos caminhoneiros: “Esse olhar que vocês têm pra gente faz toda a diferença, porque a mídia do cotidiano não entende nossas dores e dificuldades”.

O Estradas perguntou o que ele pensa sobre as mídias especializadas em Transporte. Eis a resposta de Cajau:

Falando da mídia como um todo, sem separar a especializada em transporte e a geral, ela tem uma função social muito importante, que é informar, e informar bem. A gente tem essa carência de informação com qualidade. Ficar por dentro do que acontece, a gente fica, em cada boteco, em cada parada, mas a informação útil, que soma, que cresce na gente, é a informação que vocês divulgam.

Muitos dos profissionais que hoje atuam na mídia especializada, já vivenciou os mesmos problemas que nós. Então, é nossa aliada em vários momentos. É como se agisse como porta-voz, quando divulgam matéria de interessante para o setor. É uma via de mão dupla, onde a gente ajuda vocês e vocês nos ajudam. Se não fosse a mídia especializada, nós ficaríamos reféns da imprensa do senso comum, que divulga o cotidiano. Finalizando, esse olhar que vocês têm pra gente faz toda a diferença, porque a mídia do cotidiano não entende nossas dores e nossas dificuldades. Vocês dão voz pra gente. Eu só tenho a agradecer o papel que vocês desempenham”.

Diário de Bordo de um Caminhoneiro

Nascido em Santa Catarina e criado no Paraná, o caminhoneiro Jair José Pereira, de 50 anos, tem muitas histórias pra contar. Com 25 anos de estrada, o caminhoneiro resolveu mostrar como é sua vida na boleia, a partir de seu celular, e criou, em 2015, um canal no YouTube, o “Diário de Bordo de um Caminhoneiro”.

Pereira está envolvido com transporte em geral, mas já foi motorista de ônibus urbano e rodoviário. Desde que começou a registrar sua vida diariamente, Jair vem conquistando seguidores de todas as partes do país. Atualmente, são mais de 500 mil inscritos em seu canal, que traz registros do seu dia a dia e dicas de trânsito aos profissionais do volante.

Veja no vídeo, o que o youtuber Jair Pereira pensa sobre o assunto em pauta.

Pé na Estrada

Reprodução dos programas Pé na Estrada, exibidos no SBT, aos domingos, às 7h.

Chico da Boleia

Criado em 2011, o site Chico Boleia tem também o objetivo de fornecer informações para o setor multimodal de transporte. Além do jornal, há um portal multimídia segmentado: canal no Youtube (Chico da Boleia é também influenciador digital), fanpages nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, blogs, webrádio, podcasts e rádio FM.

Além dos veículos de TV, rádio e canais no YouTube já citaodos, o Estradas selecionou outras mídias que abordam o universo estradeiro:

Revista o Carreteiro

Lançada em julho de 1970, a revista O Carreteiro nasceu como parte de uma família de revistas técnicas da Editora Abril, cujo objetivo era levar informações para os motoristas de caminhão. Era um período de comunicação difícil, com o País governado pelos militares, e os carreteiros não contavam, na época, com uma publicação específica para a categoria.

Na ocasião, os motoristas não estavam organizados em associações ou entidades ativas para atender às suas reivindicações, mesmo assim eram vistos como heróis das estradas. Nesse período, a frota brasileira de caminhões era em torno de 640 mil veículos – 100 mil a mais do que as 540 mil em circulação em 1960.

Não demorou muito para a revista se tornar mensal. Em mais de 40 anos de estrada, a publicação acompanhou as mudanças do transporte rodoviário de cargas em seus diversos aspectos e contribui com matérias relevantes do setor.

Revista Caminhoneiro

Em 32 de existência, a revista Caminhoneiro tem como foco informar o profissional da estrada sobre tudo o que ocorre no setor. Entre os destaques, estão as matérias que envolvem as condições de vida do caminhoneiro, ações culturais, de saúde, educativas e sociais, além da promoção de edições especiais de eventos focados nos estradeiros, como: a Feira do Caminhoneiro e os projetos Rota Verde, Rota do Conhecimento, Concurso Herói das Estradas e a Gincana do Caminhoneiro.

Além disso, a publicação traz os lançamentos das montadoras, inovações de motores e pneus. Diariamente, as equipes de jornalistas atualizam o site com informações sobre dicas de saúde, lançamentos das fábricas e notícias das estradas a serviço do seu dia a dia.

Revista Carga Pesada

A Revista Carga Pesada, criada e produzida pela Ampla Editora, está em circulação há 26 anos, e é dirigida ao setor de transporte rodoviário de cargas, com conteúdo de abrangência nacional e debates dos principais temas do setor. As matérias são dirigidas aos caminhoneiros e empresários. Além disso, a revista veicula notícias atualizadas no cenário econômico do transporte, caminhões e carretas.

Revista Carga & Transporte

A Revista Carga&Transporte é uma publicação com mais de 35 anos de mercado. Com foco em cargas, agronegócio e passageiros, a publicação é uma das mais tradicionais do setor. Por suas páginas, muitas histórias, acontecimentos, celebrações, crises, lançamentos e eventos podem ser lidos de forma única.

Outra opção aos leitores é a edição digital, que é totalmente interativa. Leia os textos, acompanhe vídeos, áudios, depoimentos e imagens diferenciadas a cada edição.

Revista Transporte Mundial

Com 18 anos de vida, a Revista Transporte Mundial também tua no segmento de transporte rodoviário de cargas. O foco da publicação é levar informações que ajudam o transportador, bem como o profissional do volante, com temas relevantes, como sustentabilidade, inovação e segurança no trânsito.

Revista Transporte Moderno

Em agosto de 1963 a Editora Abril lançou a revista Transporte Moderno como a primeira revista técnico-especializada da empresa com o intuito de registrar e cobrir um setor em franco desenvolvimento: o setor de cargas.

Com mais de meio século de circulação ininterrupta, o foco principal é o transporte e a logística na cadeia de produção, distribuição e consumo. Os acontecimentos e as novidades mais relevantes do setor têm espaço garantido na publicação.

Revista do Ônibus 

A Revista do Ônibus é um site/blog com notícias sobre o transporte de passageiros, que tem como foco notícias do setor em todo o Brasil gratuitamente.

Criada em 1999, o projeto foi pioneiro ao trazer de forma clara e objetiva, notícias sobre o transporte de passageiros e a evolução do mercado do ônibus em todo o Brasil. A publicação é apresentada somente na versão online.

Revista Frota&Cia

Publicação de grande circulação no segmento do transporte rodoviário, de cargas e passageiros, a Revista Frota&Cia está em circulação desde 1992, e é distribuída para mais de 10.000 empresários e proprietários de frotas de veículos comerciais, em todo o Brasil. Traz notícias de produtos e serviços para o mercado de transportes e logística.

Estradão – O Estado de S. Paulo

Produzido pelo jornal o Estado de S. Paulo, o “Estradão” traz, desde 2017, um novo espaço online direcionado aos caminhoneiros, aos empresários do setor de logística etc. Entre as novidades, estão os lançamentos de caminhões, as tendências e inovações que envolvem o mundo estradeiro, além, é claro, de reportagens que ajudam o dia a dia de quem está sempre nas estradas.

Site Brasil do Trecho

O site Brasil do Trecho é dedicado aos caminhoneiros com as principais notícias do setor, além de divulgar vagas de emprego para motorista e dicas da estrada.

HOBBY: Os amigos Júnior Pereira e João Neto criaram o Brail do Trecho, em 2016, para alimentar o hobby deles. Hoje, já tem mais de 300 mil seguidores.

Criado em março de 2016, em Brasília, por Júnior Ribeiro e João Neto, amigos que tinham o mesmo objetivo: um blog que alimentasse o hobby de ambos, e transmitisse novidades do setor de transporte, que ajudassem os caminhoneiros. Atualmente, conta com mais de 300 mil seguidores e média de 400 mil visitas mensais.

Site Diário do Transporte

O site Diário do Transporte é destinado à cobertura jornalística dos principais fatos relacionados aos transportes, com notícias, informações de última hora, coberturas exclusivas, opinião, estudos técnicos e história.

Portal da CNT

O Portal da CNT é focado essencialmente em transporte. Criada em 1954, a Confederação é a representação máxima do transporte brasileiro. A instituição reúne 26 federações e quatro sindicatos nacionais. São 155 mil empresas e 2,2 milhões de empregos gerados. Na composição do Sistema CNT, a instituição também administra o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística).

As matérias publicadas no site são pautadas em inovação, excelência e sustentabilidade, quem atendem aos interesses do setor. Além disso, há projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios e o desenvolvimento da atividade transportadora no país.

Portal Logweb

Criados em 2000, o Portal Logweb, e em 2002, o Jornal Logweb, as publicações abrangem o setor de logística, por meio da internet e jornal impresso. Em 2009, foi mudado o formato de jornal para revista. O público-alvo são empresas dos setores de logística e usuários do segmento.

Portal Cargo & News

O Cargo News é um portal com foco na logística nacional e internacional, intra-logística e comércio internacional, sua linha editorial é pautada na informação com credibilidade. nosso objetivo é a informação com transparência! sempre atento às novas tendências, sem perder o foco na credibilidade. nossa equipe trabalha de forma dinâmica e colaborativa, sempre respeitando as opiniões de nossos leitores, anunciantes e articulistas.

Portal da NTC

O Portal da NTC tem como objetivo divulgar notícias a respeito do setor de transporte de cargas. A entidade foi criada em 17 de setembro de 1963 para representar os empresários do transporte de cargas em âmbito nacional.

Entre as pautas divulgadas no portal, estão as novidades na cadeia transportes e logística e está presente nos quatro cantos do País, o que contribui para a difusão das informações entre as empresas associadas (cerca de 3.500), as entidades patronais (Federações, Sindicatos e Associações especializadas), cerca de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1,5 milhão de caminhões.

Nos Estados Unidos

Um outro canal que também traz informações importantes sobre a vida na boleia é o do youtuber Marcos Ténéré. Ele nasceu em Santos (SP), como Marcos Valadares Leite, e foi para o Estados Unidos estudar. Mas, de repente, se viu dirigindo um nove eixos. Assim dava início à vida de caminhoneiro.

PEGUEI O GOSTO: Sem nenhuma pretensão, Marcos Ténéré comecçou a gravar vídeos de suas viagens, e num piscar de olhos começou seu canal no YouTube.

Em 2007, a vontader de fazer uns vídeos das viagens para mostrar aos pais e familiares, para que eles soubessem como é a estrada e como tudo é legal, me fez ‘pegar o gosto’. Comecei a filmar uma atrás da outra. E cheguei aonde estou hoje, no Vlog 18rodas, com vídeos relatando as novidades.

(*) Aderlei de Souza é jornalista especializado em Transportes e chefe de Redação do Portal Estradas

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui