Operação irá reforçar o quadro de funcionários; fluxo durante o feriado pode chegar a 480 mil veículos

As rodovias do grupo Invepar iniciam suas operações especiais para o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na próxima quinta-feira (11). Na BR-040 são esperados mais de 480 mil veículos. Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas que vão utilizar a rodovia, rumo aos principais destinos turísticos de Goiás, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a concessionária reforçou o quadro de equipes e de viaturas e não fará interdições para realização de obras nos dias de maior movimento (saída e retorno).

O fluxo de veículos nos dias de operação representará, em média, um aumento de 40% em relação ao tráfego em dias normais. Por isso, as equipes serão reforçadas com colaboradores extras nas praças de pedágio e no atendimento de pista. Essas equipes se revezarão, em escalas, 24 horas por dia, buscando minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos no período.

Para agilizar a passagem nas praças de pedágio, a Via 040 recomenda facilitar o troco. O motorista pode também optar pelo pagamento automático, serviço oferecido por empresas credenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. O uso de tags de pagamento automático permite ao usuário passar pela praça sem necessidade de parar em uma das cabines.

Cuidados

Antes de viajar, o motorista deve verificar os dispositivos que aumentam a visibilidade, como faróis, ar-condicionado, limpador de para-brisas e desembaçador. Em condições adversas, a concessionária alerta também para a necessidade de reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. Além disso, o motorista deve dedicar atenção constante à sinalização do trecho.

Horários de maior movimento na saída

Quinta-feira (11) – Tráfego intenso a partir das 16 horas
Sexta-feira (12) – Tráfego intenso a partir das 7h até as 14h.

Horários de maior movimento no retorno

Domingo (14/10) – Tráfego intenso a partir de 14h até as 21h.

Observação: sábado (13) o tráfego é normal em todo o trecho.

Condições de tráfego

Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site: www.via040.invepar.com.br

Obras e serviços

Tendo em vista o aumento do tráfego no período, a Via 040 não realizará o procedimento de interdição de faixas das pistas em decorrência de obras e serviços nos dias de maior movimento. Na altura do Km 590 e Km 591, entre Itabirito e Ouro Preto, onde há obras de manutenção nas margens da pista, o tráfego está sendo feito no sistema de mão-dupla na pista sentido Belo Horizonte ao Rio de Janeiro (Sul). Motoristas devem dedicar atenção especial à sinalização.

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
– 31 ambulâncias para resgate e socorro médico.
– 35 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

Fonte: www.via040.invepar.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui