VIA ANHANGUERA: Concessionária promove, neste sábado (26), às 9h, simulado de acidente com produto perigoso, na Via Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP). Foto: Divulgação/Entrevias

Exercício incluirá também situações envolvendo carga animal; principal objetivo é capacitar as equipes para atendimentos de emergência

Será realizado neste sábado (26), a partir das 9h, no km 321 da Via Anhanguera (SP-330), em Ribeirão Perto (SP), um exercício simulado de acidente (sinistro) envolvendo produto perigoso e animal de grande porte.

Idealizado pela concessionária responsável, o evento vai contar com a participação de 60 profissionais de urgência e emergência. Os simulados são realizados uma vez por ano e fazem parte das obrigações contratuais.

Segundo a concessionária, na simulação, um caminhão, carregado com ácido sulfúrico, se depara com alguns animais de grande porte soltos na rodovia e o condutor do caminhão para na faixa de rolamento. Atrás do caminhão-tanque existe um carro de passeio que não percebe o veículo imobilizado e choca contra sua traseira, ocasionando o vazamento do produto químico e a morte dos dois ocupantes do veículo.

Outra situação, envolve o condutor de um ônibus, com 27 ocupantes, que seguia seu percurso digitando no celular, quando percebe o acidente, para não se chocar contra os veículos já envolvidos na ocorrência, desvia bruscamente causando a perda do controle do coletivo que tomba, resultando em cinco vítimas graves, cinco médias e 17 ilesos.

O objetivo do simulado é reciclar as nossas equipes e promover a integração com diversos órgãos públicos na operacionalização e resgate em acidente com múltiplas vítimas e produtos perigosos. O simulado possibilita, através da reunião de análise crítica pós exercício, a verificação de erros e acertos da ocorrência”, explica Jorge Baracho, gerente de Operações da Entrevias.

Apoio

O exercício simulado conta com o apoio e a participação da Artesp, Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Corpo de Bombeiros, Samu, Sest/Senat e demais empresas. Mais informações no site da concessionária.