NÃO ABUSE DA VELOCIDADE: Mais cinco novos radares começam a multar, a partir de 0h da próxima quarta-feira (30), quem desobedecer aos limites de velocidade nas SPs 294, em Marília (SP), 310, em Santa Gertrudes (SP) e Corumbataí (SP), 225, em Jaú (SP). Foto: Divulgação/Eixo SP

Equipamentos – homologados pelo DER-SP – entram em operação à 0h nas rodovias SP-225, SP-294 e SP-310, trechos da concessionária responsável pelo Lote PiPa

Motoristas, preparem-se! Mais cinco novos radares começam a multar, a partir de 0h da próxima quarta-feira (30), quem desobedecer aos limites de velocidade nas rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Marília (SP), Washington Luís (SP-310), em Santa Gertrudes (SP) e Corumbataí (SP), e Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), em Jaú (SP).

Os equipamentos foram homologados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela aplicação das multas. Serão dois radares na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), trecho de Marília (SP); dois na Washington Luís (SP-310), em Santa Gertrudes (SP) e Corumbataí (SP), e um na João Ribeiro de Barros (SP-225), nas proximidades da Praça de Pedágio de Jaú (SP).

Mais segurança

De acordo com a concessionária, em maio deste ano, entraram em operação 13 novos radares no trecho administrado pela Eixo SP. No dia 8 deste mês, outros cinco equipamentos começaram a funcionar ao longo do trecho.

Veja os locais dos novos radares:

SP-225 – km 193 (pista oeste) – Jaú (SP)

SP-294 – km 439+750 (pista leste) – Marília (SP)

SP-294 – km 450 (pista leste) – Marília (SP)

SP-310 – km 165+400 (pista norte) – Santa Gertrudes (SP)

SP-310 – km 196+300 (pista sul) – Corumbataí (SP)

Novo lote de radares

A entrada em operação destes cinco radares faz parte de uma nova fase de homologações do DER. Em maio deste ano, 13 radares iniciaram funcionamento e no último dia 8, outros sete equipamentos começaram a operar, ambos no trecho da Eixo SP.

A instalação e a operação dos radares atendem a uma determinação do contrato de concessão. De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, os equipamentos são ferramentas importantes para garantir a segurança do usuário por meio da fiscalização da velocidade máxima permitida na rodovia.

Segundo Carvalho, a velocidade excessiva é um dos principais fatores que contribuem para o registro de acidentes (sinistros). Mais informações no site da concessionária ou no site do DER-SP.

67 COMENTÁRIOS

  1. Ando devagar, porque já tive pressa. Paguei multa porque estava errado. Não existe culpa, desse ou daquele. Ande nos limites. Estrada foi feita pra viver e muitas das vezes viver da estrada. Simples assim.

  2. Só não é multado hoje em dia com os milhares de radares esparramados pelas ruas e rodovias os motoristas domingueiros.

  3. E a fiscalização quanto a caminhões na fauxa da esquerda, não sinalizar mudanças de faixas, condutores que insistem em se manterem na faixa da esquerda, não dando passagem a outro veículo. Essas infrações não são interessantes pq tem que ter o agente atento ao trânsito e não no celular como vemos constantemente nas áreas lineares das rodovias.

  4. Radar é arrecadação de dinheiro não tem nenhum intuito de salvar vidas, trouxa é quem acha que salva vidas

  5. Na Via Anhanguera, em Cordeiropolis tem um radar que multa quem passa a mais de 100 km/h. Há uma placa de sinalização indicando velocidade máxima 110km/ , 200 metros antes do radar, acontece uma mudança de concessionária 1 m antes do radar que fica na outra concessionária, que tolera 100 km/h, mas a placa indicativa está 200 m depois do radar. Resultado: se passar a 112 km/h (margem de tolerância para maxima de 110, a multa vem mesmo, com foto e tudo.

  6. E uma vergonha, colocar radar de velocidade é mesma coisa de roubar o cidadão. Primeiro lugar as rodovias deveriam ser excelentes, par o tráfego como no primeiro mundo. O país está com cidades e estradas cheias de buraco, valetas de água e agora aquela lombada de faixa de pedestre, um absurdo. Logo todos temos que nos locomover com jeeps, pois é impossível trafegar com veículo Premium no Brasil.

  7. Pedro: 24-8‐23 Sou contra as chamadas “atrás da moita” em que os agentes via de regras civis,ficam em locais de difícil visão aos motoristas.Chegam a se cobrirem com uma lona.Claro que aí sim, com anuência de seus Superiores.ONDE ESTÁ A POLÍCIA OSTENSIVA..

    • Cabe ao condutor respeitar as leis e não a autoridade informar onde irá fiscalizar. Seria o mesmo que o assaltante exigir que informem onde terá policiamento para que ele possa cometer seus crimes tranquilamente. Na Espanha a Polícia multa até do helicóptero. Na pista ficam escondidos e usam radares que registram a infração por trás. Na França desde 2018 a Polícia contratou empresas privadas, com veículos não identificados, que registram as infrações e passam para as autoridades multarem. Na Alemanha já estão usando drones e tem experiências até com satélite. Aqui no Brasil querem os policiais visíveis, com a localização dos radares. Só falta pedirem banda de música onde tem radar. Ninguém é obrigado a andar em excesso de velocidade. Caso o faça corre o risco de ser punido. Até porque coloca vidas em risco.

      • Cada exemplo dado não condiz com a realidade, puro folclore, acredito piamente que você nunca pisou em nenhum desses países. Eu conheço bem dois desses locais citados e graças a Deus que passo de avião bem por cima dessas rodovias

    • A rodovia joão ribeiro de barros, virou uma porcaria. De parapuâ atè panorama, encheu de pedagio e radar. Pagamos pedagio, para andar à 50 km por hora, atras de caminhôes de barro e tijolos. Cade as melhorias? Duplicaçâo de pistas? Faixas adicionais? O valor do pedagio um absurdo e reajustes constantes. Quando se consegue ultrapassar um caminhâo, tem que tentar recuperar o atraso. Ai tem radar e guarda.

  8. República é a primeira facção criminosa legalizada no Brasil e a corrupção domina toda a nação com invenções de multas, regras, obrigatoriedade e imposições para enriquecer aos membros dessa facção… a indústria da multa mesmo é uma forma de lucros bilionários para os governantes… enquanto a nação submissa é explorada…

    • Infrator não representa a nação. Aliás, quem não respeita as leis do trânsito está muito próximo do perfil dos corruptos e criminosos.

      • Vc mora em qual país? Sou motorista profissional categoria E ,exerso função remunerada, vc deve tá falando de países europeus?

      • A história tem provado o contrário, pior que o infrator é um criminoso representar.

      • Tem muitas coisas erradas na república mas as multas de trânsito não pois se vc obedece os sinais de velocidade não será multado independente do radar ou guarda escondido já fui multado em dia de rodízio pq eles não avisaram o dia da minha placa ou por que eu passei fora do horário

      • Oque respeitar leis de transito tem aver com corruptos pqp nao vem fala asneira, governo todo é so corrupçao e ponto. Qlqr merda que fizerem que tire dinheiro nosso para nos é corrupçao ja estamos de olhos abertos e acostumados com isso, se nao for o caso, esforcem para mudar o senario.

  9. Eu sou a favor de radar porque o brasileiro é indisciplinado e imprudente em todos os sentidos. Se existe lei é para ser cumprida. Minha CNH é de 1972 e nunca fui multado em nenhum sentido. Se tenho hora marcada para chegar ao destino, sempre saiu mais cedo contando em algum imprevísto que porventura poderá acontecêr no trajeto más, sem correria. Todo veículo também é uma arma que em fração de segundo destrói vidas.
    Fica aquí a célebre frase:- Quem não vai pelo amôr vai pela dôr !! Dôr no bôlso é claro.

  10. Pergunto à quem souber . Será que esses radares e as cancelas dos excessivos pedágios não poderiam TAMBEM , não permitir que veiculos roubados ou furtados fossem recuperados??. Que vergonha nao serem usados para essa pratica danosa.

  11. Independente de existência de radares ou não, nas estradas, a maioria de acidentes com vítimas fatais, há envolvimento de caminhões e carretas, por que será?

    • Resposta. Porque caminhões estão todos os dias nas rodovias, diferente de vcs pé de brek, quando estão nas rodovias ,andam pelo acostamento, para em locais indevidos, uns anda demais, outros andam iguais a tartaruga,mas quem causa acidentes é o caminhão, basta cair uns pingos d’água que os pés de brek fica mais perdidos que cegos em tiroteio

    • Devemos banir estes itens então,daí as mercadorias vão chegar nos comércios por telepatia ?

  12. Sou Motorista profissional a muitos anos
    Nunca levei uma multa!! Ando dentro dos limites
    Onde se deve andar.
    E pra mim tem que ter radar mesmo.
    Quem anda certo não leva multas. Ótimo fds a TDS.

  13. Esses comentários com respostas da redação parece piada. A redação representa a opinião das concessionárias e do Governo?

    • Representamos entidades de vítimas e a morte de pessoas por motoristas quem andam em excesso de velocidade não é nenhuma piada.

  14. Olhem o asfalto da rodovia Washington Luiz, uma porcaria e o valor do pedágio o maior do Estado de São Paulo.

    Porque não fazem uma reportagem falando dos valores dos pedágios do Estado de São Paulo e as condições das estradas.

    • O que tem de estradas que cobram pedágio e estão péssimas é absurda!

  15. Parabéns,radares são salva vidas,para
    Os motoristas de bom senso, ( o homem que anda de acordo e obediência com as leis de Deus, não
    Erra , não mata e nem morre )
    Assim como o pecado mata ,
    A velocidade e a desobediência
    Também MATA .
    Pense nisso .

    • E quando um motorista faz besteiras e sua vida corre perigo eu devo obedecer um radar?
      A intransigência também mata , irmão.

    • O homem que anda de acordo e odediencia com a lei de Deus NÃO PECA?!.. Então Davi, não andava de acordo e em obediência a lei Deus.. É isso?

  16. Na verdade, deviam colocar radar de velocidade média…
    Aí sim, daria o resultado devido…
    O resto é prosopopéia flácida para acalentar bovino…

  17. É só andar dentro do limite de velocidade da pista que não toma multa, simples assim…
    Se você anda dentro do limite de velocidade da pista, eu duvido que você tome multa por excesso de velocidade!!!…
    Agora, está com pressa!?… Saia mais cedo!!!…

  18. Todos que reclamam aqui contra os radares, nem sabem a velocidade permitida de uma rodovia, outros não sabem do índice de 7% que pode ultrapassar o limite indicativo da placa indicando o máximo de velocidade. E ainda criticam os radares. Gostaria que todos os autos saíssem com TACÓGRAFO, e duvido muito se 001% sabe o que é, e para que serve. Daí, duvido se respeitariam os limites de velocidade. O governador faz muito bem a população de começar a colocar radares que medem o tempo estimado entre um radar e outro para multar motoristas negligentes que não valorizam sua vida e demonstram sua irresponsabilidade na velocidade. A multa deveria ser como em países civilizados, além de caríssimas, os veículos são apreendidos, dependendo do caso o condutor até preso.
    Mas, no Brasil a idoneidade moral de determinados condutores se resume aos seus carrões. E demonstram aqui acima que nem sabem escrever corretamente. Carros potentes não é demonstração de caráter e educação que seria recebida dos pais.

  19. Se radares evitassem mesmo acidentes, não haveria tantas famílias chorando as perdas de entes queridos! Acredito que uma boa educação e uma fiscalização relâmpagos, dariam muito mais resultados que eles, que apenas estão por aí para arrecadar e encher os bolsos do malandros, Afinal no Brasil pode tudo mesmo..

  20. Boa noite João. O senhor está completamente fora do contexto brasileiro. Não se pode agredir pessoas que o senhor não conhece, e se o senhor não é político. Não se meta a esperto de falar do que não sabe . As rodovias paulista são o que de melhor existe no Brasil. A multa, toma quem não sabe obedecer regras.

  21. Radar é sim uma indústria de multas…. acho que antes do radar, deveriam duplicar, colocar acostamento, sinalização e conservação da rodovia, depois de pronto sim, poderia colocar o radar…. No Brasil é assim…. Cobram caro demais, mas… Muitas vezes a rodovia é só remendo, buraco, e matagal a beira dela…. O principal é arrecadar dinheiro….o usuário que se F.

  22. Pura forma de aumentar o lucro dessas concessionárias. Pedágios caríssimos, radares com a desculpa de se preocuparem com a segurança e rodovias bem precárias, principalmente dessa eixo SP. Quem apoia radar é porque deve lucrar!!

  23. A reportagem trás informações importantes e entrega o que promete. Agora, o brasileiro é um bicho a ser estudado, quer tudo mastigadinho, é preguiçoso demais! Por isso vive caindo em golpes e falsas promessas. Quer saber mais informações, vá buscar, não fique esperando tudo na mão! E mais, quem reclama de multa por excesso de velocidade, é porque não respeita regras e leis, pois a partir do momento que respeitar, as câmeras e aparelhos viram enfeites.

  24. Da pra contar quanto esse país arrecada com multas e pedágio? É um dinheiro incalculável. E alguém sabe pra onde vai isso? E alguem pode passar o valor somado que é arrecadado por mês? Só pra ver o tamanho do susto.

  25. Eu também acho que está correto sim
    Tem que ter radares se tomamos multas é pq houve um excesso de velocidade
    Mas o resto tá TD certo
    Eu tomei um monte de multas por ter muita pressa KKK láaa em Goiás, Brasília, e Minas e eu vou reclamar pra quem?
    Paguei pra mim aprender a não correr mais kkkk

  26. Eu pego a rodovia Washington Luis constantemente em direção a São José do Rio Preto. Sou a favor dos radares,pois mesmo com eles,o que vemos são maus motoristas andando bem acima do limite e ainda “empurrando” aqueles que andam na lei. Que tal darem uma olhada também na BR 153, na mesma região,onde existem radares,porém não podemos andar de acordo com a velocidade porque sempre tem apressados atrás tentando ultrapassar e buzinando,e assim que conseguem ainda nos xingam. Corremos o risco de levar multa pois temos que andar mais rápido para evitar acidentes, e deixar os ditos cujos ultrapassarem. Só sentindo nos bolsos o motorista respeitará….esperamos que sim,para a segurança dos bons motoristas e seus familiares no carro.

  27. A causa de maioria dos acidentes, ocorre por excesso de velocidade.
    Sou totalmente favorável aos radares, e ainda acho que os radares precisam ficar escondidos.
    Maioria dos motoristas trafegam bem abaixo da velocidade permitida somente 100 metros próximo aos radares. Após os radares, viajam sempre acima da velocidade permitida, colocando a vida dele e de outros motoristas, que nada tem a ver com a imprudência do infrator, em risco. Radar não é indústria da multa. O que acontece no Brasil, é indústria de péssimos motoristas.

    • Fazemos nossas as suas palavras. A grande maioria dos que reclamam da suporta indústria da multa são infratores que foram flagrados.

  28. O próprio governo anterior já tinha dito que era indústria da multa e tinha proibido essa prática e aí está voltando de novo fiquemos atentos o que não falta é corrupto no nosso país José Luiz Sorocaba

    • O resultado do desligamento dos radares e até proibição do uso dos mesmos foi aumento de 15% da média mensal de mortes. Como portal ligado as entidades de vítimas, defendemos o maior rigor possível na aplicação das leis. Curiosamente, o governador do Estado de São Paulo é o mesmo que mandava desligar radares quando no governo passado era ministro. Ele sabia que estava errado e contribuiu para o aumento de mortes. As vítimas e seus familiares jamais perdoarão demagogia com vidas humanas em risco.

  29. Problema e mais em baixo rodovias mal planejadas o conserto é radar,mal planejadas mal conservadas e ainda agora com poluição visual que é o pior de tudo cansa o motorista e provoca acidentes!

  30. Os caras divulgam a instalação dos radares mas nunca mencionam as velocidades determinadas para aqueles locais, por que será??, seria por algum interesse em confundir os usuários dessas rodovias num primeiro momento e dar uma “turbinada” no início e com isso faturar um pouquinho mais.
    E para os defensores e para quem gosta de estatística por que não efetuar um levantamento do percentual de usuários multados por estarem a 01ou 02km a mais do limite??, diria que é a esmagadora maioria e o que essa medida ajuda na segurança a não ser faturar??
    Esse país é uma enganação generalizada, controle de velocidade nas rodovias tem que ser realizado nesse lugar perdido ao ao sul do Equador como é feito em qualquer lugar do mundo civilizado, com polícia, o resto é balela e interesses diversos.

    • Além de leviano nas suas insinuações, você demonstra seu total desconhecimento da norma. Existe uma tolerância de 7% até 100km por hora. Portanto, sua tese não tem o menor fundamento.

  31. Tudo conversa fiada, só serve para arrecadar e repartir com políticos que fizeram a privatização

  32. Interessante tudo em prol do povo “segurança”, e o dinheiro arrecadado vai pra quem? Ja existem guardas rodoviários do estado pra que? não é para fiscalizar ou para bloquear “eleitores” Esse Tarcísio é igual o mico dele que sempre foi contra o cidadão, não gosta de pobres, fiquem esperto pessoal do interior que elegeram esse forasteiro.

    • João minha CNH é da década de 70, da para contar as multas que levei, portanto o seu comentário é leviano e não tem nada a ver com o Tarcísio, pois os contratos foram assinados em governos anteriores, e quer a minha opinião? Infrator tem que ser multado mesmo, e quer saber pelo seu comentário você é uma péssima pessoa arrogante e de péssima educação e Cultura, gente assim é que esse país está uma mercadoria!

      • Concordo sim. Mas essa multa que parece para infratores se você rodar 500 km vai tomar três a quatro multas. Carro hoje é para gerar renda e não meio de locomoção.

      • João
        Data 25/08/2023
        Tu deve ser da esquerda
        Até respeito
        Se o limite é 100
        Você vai querer andar a 160?
        Pra mim está certo msm!!
        Radar, radar e radar.
        Pra pessoas como você radar até na sua rua!!

    • Verdade meu amigo. Elegeu um carioca .quem votou é quem não vou tem aguentar.

    • Tarcísio não tem nada a ver com isso. Leu a reportagem? O que diz lá ? Que faz parte do contrato de concessão. E qdo foi a concessão destas rodovias? Não foi na gestão do Tarcísio não.

    • Seja mais responsável, cidadão… Radares fixos dão colocados em pontos que ocorrem mais acidentes, exatamente para preveni-los. Há muita sinalização de advertência e só eh multado quem não presta atenção nas placas ou eh doido o suficiente pra colocar a vida dos outros em risco. Tarcísio eh forasteiro? Vixe acaba de deixar digitais de petista…

  33. Isso tudo pra mim não passa de uma picaretagem *industria da multa*
    O mais interessante é que não fazem neum benefício para os motoristas

  34. Isso tudo é somente para arrecadar valores essa istoria que está preocupado com população é mentiroso isso tudo é benefício próprio que vergonha isso.

    • Entre 0,1 e 0,8% dos condutores que passam nos radares, que estão inclusive sinalizados, são multados. Portanto, quem não presta atenção e está acima do limite é flagrado. Mas raramente um condutor multado admite que estava errado. Sempre alega que foi a ‘indústria da multa” . No Brasil temos uma fábrica de infratores, estimulados pela impunidade, que matam e morrem no trânsito.

      • Aqueles que matam no trânsito muitas vezes embriagados ou drogados quando tem dinheiro ou gisa de alguma influência não fica preso é so ter dinheiro para pagar fiança edta livre,é ou não é caça niquel.
        Brssil paizeco de oitavo mundo.

    • Bom dia senhores!
      Uma tremenda sacanagem, a Comandante João Ribeiro de Barros,temos 8 pedágios em 330 km, vários radares, tá bom pra você?
      Uma região que precisa de mais incentivos, olhe o que vocês receberam…

  35. E qual o limite de velocidade para autos e veículos comerciais? A reportagem não informa…

    • Prezado João Victor, bom dia!

      Agradecemos por nos prestigiar.

      Quanto ao seu comentário, informamos que os limites de velocidade de cada uma das rodovias, que receberam novos radares, são informados ao longo das próprias vias, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, há alterações dos limites de velocidade em alguns trechos, conforme estudos técnicos do DER-SP.

      Finalmente, orientamos a todos os usuários que sempre fiquem atentos à sinalização quando estiverem no trânsito, seja urbano ou rodoviário.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

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