Via SP Serra alerta para o prazo de pagamento das tarifas do "Siga Fácil" no Rodoanel Norte
ATENÇÃO! Via SP Serra alerta para o prazo de pagamento das tarifas do "Siga Fácil" no Rodoanel Norte. Foto: Divulgação/Via SP Serra

Usuário que utilizou a via tem 30 dias após a passagem pelo pórtico; Governo de SP concedeu um prazo especial

Atenção, condutores de veículos que passou por um dos pórticos do pedágio free flow – batizado como “Siga Fácil“, no estado de São Paulo – no Rodoanel Mário Covas (SP-021), trecho Norte.

De acordo com a concessionária Via SP Serra, responsável pela via, quem passou pelos pórticos entre a Via Dutra (BR-116) e a Fernão Dias (BR-381), no começo deste ano, e não possui tag, ainda tem alguns dias para realizar o pagamento da tarifa referente à sua passagem. O prazo para pagamento é de até 30 dias após a passagem pelos pórticos, mas o Governo de São Paulo concedeu um prazo especial para quem cruzou um dos pórticos até 31 de dezembro de 2025. (ver detalhes abaixo)

Segundo a empresa, é preciso ficar atento quanto ao prazo para pagamento da tarifa, a fim de evitar multas e outras penalidades previstas em lei.

Ainda de acordo com a concessionária, o pagamento dentro do prazo é essencial, pois o não pagamento no período estabelecido é caracterizado como evasão de pedágio, infração de natureza grave, que gera multa no valor de R$195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Prazo especial

De acordo com a Via SP Serra, o Governo do Estado de São Paulo ampliou, de forma excepcional e transitória, o prazo para pagamento da tarifa para os motoristas que passaram pelos pórticos até 31 de dezembro de 2025. Estes motoristas têm até 90 dias, contados a partir da data da passagem, para quitar a tarifa, sem a aplicação de penalidades.

A medida tem caráter educativo e foi adotada para apoiar o período inicial de adaptação ao novo modelo de cobrança, especialmente para motoristas que ainda não utilizam sistemas automáticos de pagamento.

Segundo a concessionária, o objetivo é garantir tempo adequado para a compreensão do funcionamento do sistema, o conhecimento dos canais oficiais de pagamento e a regularização das passagens, evitando penalidades decorrentes da falta de informação ou familiaridade com a tecnologia.

Como consultar e pagar a tarifa

Para quem não tem tag no veículo, o pagamento deve ser realizado exclusivamente pelos canais oficiais:

  • Site: www.semparar.com.br/SIGAFACIL
  • Portal do Governo do Estado: www.sigafacil.sp.gov.br
  • Presencialmente: na Base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizada no km 135 do Rodoanel Norte

A concessionária alerta que não emite boletos, não realiza cobranças por PIX fora dos canais oficiais e orienta os motoristas a desconfiarem de mensagens, links ou QR Codes suspeitos.

O que é o “Siga Fácil

O “Siga Fácil” é o sistema de pórticos eletrônicos (free flow) do Governo do Estado de São Paulo que substitui as praças físicas por pórticos inteligentes, permitindo a cobrança automática da tarifa sem a necessidade de parar ou reduzir a velocidade. O sistema identifica o veículo por meio da placa ou da tag eletrônica.

Para quem utiliza tag de qualquer operadora do serviço, o pagamento é automático, garantindo mais praticidade, fluidez no tráfego e segurança, além de evitar esquecimentos e a necessidade de pagamentos posteriores. Os motoristas que utilizam tag tem o valor debitado automaticamente da tarifa e contam ainda com desconto de 5% na tarifa.

De acordo com a concessionária, o usuário deve ficar atento quando for utilizar os canais para consulta e pagamento de tarifas do Rodoanel Mário Covas (SP-021), trecho Norte. Mais informações no site da concessionária.