VAI REDUZIR: As tarifas das nove praças de pedágio da ViaBahia terão redução, a partir de 0h deste sábado (14). Foto: Divulgação

De acordo com o Diário Oficial da União, de quarta-feira (11), redução será nos valores das 7 praças, a partir de 0h

As tarifas de pedágio das rodovias Eng° Vasco Filho (BR-324) e Santos Dumont (BR-116), sob concessão da ViaBahia, terão redução a partir de 0h deste sábado (14).

Segundo o documento, a redução atinge todas as sete praças operadas pela concessionária baiana, que, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se deu por inexecução contratual, como o item de manutenção de pavimento, por exemplo. O reajuste corresponde também à variação do IPCA no período, que indicou o percentual positivo de 3,92%.

Ainda de acordo com a ANTT, foi aprovado, com efeito econômico-financeiro a partir da data-base de reequilíbrio contratual de 7 de dezembro de 2020, a Tarifa Básica de Pedágio reajustada, após arredondamento, para a categoria de veículo 1, de R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos), nas praças de pedágio P1 e P2, e de R$ 4,30 (quatro reais e trinta centavos), nas praças de pedágio P3, P4, P5, P6 e P7.

Conforme comunicado da ViaBahia, não houve flexibilidade por parte da ANTT. Veja na íntegra:

Em relação à decisão da ANTT desta terça-feira (10), a VIABAHIA esclarece que tenta, desde 2014, que a ANTT cumpra o contrato e realize a revisão quinquenal que é prevista e é fundamental para garantia do equilíbrio econômico-financeiro da concessão e do bom andamento das obras e melhorias. Reduzir o valor do pedágio enfraquece ainda mais a capacidade de investimentos na rodovia, não resolve o problema e deixa a população baiana sem solução. A VIABAHIA continua, insistentemente, tentando dar continuidade ao diálogo com a ANTT e com o Governo Federal a fim de chegar em uma solução amigável ao ambiente litigioso que se formou, entretanto, diante deste ato da agência, continuará aguardando o posicionamento dos tribunais a respeito.

Veja os novos valores, a partir deste sábado (14):

Praças P1 e P2

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Nº de Eixos

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

1

2,40

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla

2

2

4,80

3

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus

3

3

7,20

4

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

4

4

9,60

5

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

5

5

12,00

6

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

6

6

14,40

7

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

7

7

16,80

8

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

8

8

19,20

9

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

9

9

21,60

10

Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque

3

1,5

3,60

11

Automóvel com reboque, caminhonete com reboque

4

2

4,80

12

Motocicletas, motonetas e bicicletas moto

2

0,5

1,20

Praças P3, P4, P5, P6 e P7

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Nº de Eixos

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

1

4,30

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão com rodagem dupla

2

2

8,60

3

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus

3

3

12,90

4

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

4

4

17,20

5

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

5

5

21,50

6

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

6

6

25,80

7

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

7

7

30,10

8

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

8

8

34,40

9

Caminhão com reboque e caminhão-trator com semi-reboque

9

9

38,70

10

Automóvel com semi-reboque, caminhonete com semi-reboque

3

1,5

6,45

11

Automóvel com reboque, caminhonete com reboque

4

2

8,60

12

Motocicletas, motonetas e bicicletas moto

2

0,5

2,15

 

Comentários encerrados