O viaduto de Ponta Negra será totalmente interrompido de hoje até domingo, das 23h às 7h. A obstrução é para que as duas faixas da pista recebam recapeamento asfáltico. Se nenhum imprevisto ocorrer – como chuvas – o coordenador regional do Dnit, José Narcélio Marques promete a conclusão e a liberação do viaduto (obra iniciada em maio do ano passado) na segunda-feira.
Com a interrupção do viaduto restam duas alternativas de acesso à Ponta Negra. Uma opção é rodear o Campus da UFRN até a altura do setor de Geologia e entrar à esquerda, na Avenida Odilon Gomes de Lima (com final na Avenida Roberto Freire). A outra opção é seguir pela BR-101 – passando por baixo do viaduto – até o retorno próximo à fábrica Alpargatas. Depois do contorno, o acesso do viaduto, no sentido Parnamirim/Ponta Negra, continua liberado.
Quem preferir ir ao bairro de Neópolis a única opção passa a ser o acesso pelo viaduto de Neópolis, próximo ao supermercado Carrefour. Narcélio Marques explicou que essa última fase da obra requer a obstrução das duas faixas da pista para facilitar o trabalho de máquinas pesadas e evitar o risco de acidentes.
Na fase anterior da obra – iniciada na primeira semana de fevereiro – foi interrompida uma das duas faixas do viaduto para a retirada do ‘‘asfalto velho’’ e para levantar o escoramento da parede do viaduto com placas de concreto. Segundo Narcélio, a partir de hoje, o asfalto antigo será retirado na outra faixa para que o recapeamento seja colocado de uma vez nas duas faixas da pista.
A obra que compreende a duplicação do viaduto de Ponta Negra está inserida no Lote 1 (até o município de Arez) do projeto de duplicação de BRs do Governo Federal para o Rio Grande do Norte. O custo total para a obra é de R$ 2,1 milhão.