DE FRENTE: Vídeo mostra momento em que caminhão-baú bate de frente com ônibus da Bosembecker na BR-290, em Eldorado do Sul (RS) e deixa 8 pessoas feridas, na madrugada dessa terça (10). Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, batida foi no km 127, em Eldorado do Sul, além de seis passageiros do ônibus, o caminhoneiro e o condutor do coletivo também se feriram levemente. Ônibus tem 9 multas por excesso de velocidade

Um acidente (sinistro) no km 127 da BR-290, em Eldorado do Sul (RS), na madrugada dessa terça-feira (10), envolvendo um caminhão-baú Mercedes Benz e um ônibus Scania, da Bosembecker, deixou oito pessoas feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários do município.

Ainda segundo os socorristas, com o impacto, os veículos caíram foram da pista. Dos oito feridos, seis são passageiros do ônibus, além do caminhoneiro e do motorista do ônibus. Eles foram socorridos conscientes e encaminhados para hospitais da região.

Segundo informações dos bombeiros, o ônibus saiu de Santana do Livramento (RS) com destino a São Paulo (SP). Parte da carga que era transportada pelo caminhão ficou na pista. A PRF atendeu à ocorrência. As causas do acidente ainda serão apuradas pela Polícia Civil.

FORA DA PISTA: Tanto o caminhão quanto o ônibus foram parar fora da pista, após a colisão. Foto: Divulgação/PRF

A PRF não informou se os condutores foram submetidos ao teste de etilômetro nem se estavam com a documentação (CNH e exame toxicológico) em dia. Também não foi informado se os cronotacógrafos (tacógrafos) foram verificados.

A reportagem solicitou tais informações à PRF do Rio Grande do Sul, mas até a publicação desta matéria, não recebeu as respostas.

Multas por excesso de velocidade

O Estradas apurou que o ônibus envolvido é um Scania, carroceria Marcopolo Paradiso LD, ano 2014, prefixo 7007, placas IWB2680, e está registrado em nome da empresa Transporte Coletivo Brasil. O cronotacógrafo (tacógrafo) do veículo está regularizado até setembro de 2024.

A reportagem também apurou que o veículo tem 9 multas por excesso de velocidade, aplicadas entre 2021 e 2022, pela PRF e pelo Dnit, além de outras por desobedecer às ordens de autoridade de trânsito, condução de veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran.

SUSTO: A frente do ônibus da Bosembecker ficou bastante danificada. Sete passageiros ficaram feridos. Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Veja o vídeo

Colisão de caminhão-baú com ônibus na BR-290