FLAGRANTE: Caminhoneiro bêbado é flagrado dirigindo embriagado na BR-316, em Picos (PI), nesse domingo (22). Foto: Divulgação/PRF-PI

Ocorrência foi filmada por um usuário que avisou à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, por sua vez, localizou e abordou o veículo

Um caminhoneiro, de 46 anos, foi preso por dirigir alcoolizado, na tarde de domingo (22), na altura do Km 294 da BR-316, em Picos (PI), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí.

Ainda de acordo com a Corporação, no início da tarde, denúncias chegaram ao conhecimento por meio do 191, no qual um usuário informava que um caminhoneiro realizava direção perigosa, dirigindo em zigue-zague e transitando pela contramão, na iminência de causar algum acidente (sinistro).

Diante disso, uma equipe foi imediatamente acionada e iniciou as diligências de buscas pelo veículo. O caminhão foi interceptado pela equipe PRF e durante a abordagem, foi verificado que o referido condutor apresentava sinais indicativos de uso de bebida alcoólica, como olhos vermelhos e odor etílico.

Ele foi submetido ao teste com o etilômetro (‘bafômetro’), cujo resultado foi de 0,96 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez. O índice é 24 vezes superior ao limite regulamentar.

Por conta disso, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Picos e apresentada à autoridade policial de plantão. O motorista responderá pelo crime de Embriaguez ao volante.

CTB

Segundo o Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência é crime de trânsito é tem penas previstas que vão desde à detenção, de seis meses a três anos, multa e à suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

6X ACIMA: Resultado mostra que o índice de 0,96 mg/L em teste do etilômetro é seis vezes acima do permitido por lei. Foto: Divulgação/PRF-PI