Caminhoneiro tenta corromper policial rodoviário do Paraná, para evitar multa do toxicológico e acaba preso Foto; PMRPR

A Polícia Rodoviária do Paraná prendeu um caminhoneiro por corrupção ativa na PRC-158 em Vitorino(PR). Ele tentou evitar a multa de R$ 1.467,35 pelo exame vencido

Um caminhoneiro de 59 anos foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (22), por corrupção ativa durante uma operação de fiscalização realizada pela 6ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) na PRC-158, no trecho entre Vitorino e Pato Branco, no Sudoeste do Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a abordagem ocorreu por volta das 16h, quando os policiais pararam um caminhão conduzido por um motorista natural de Matelândia. Durante a checagem da documentação, foi constatado que o exame toxicológico obrigatório do condutor estava vencido desde 2023.

A multa prevista para a infração é de R$ 1.467,35, além da atribuição de sete pontos na CNH e do início do processo de suspensão do documento.

Para tentar evitar a autuação, o motorista ofereceu R$ 70 aos policiais. A tentativa de suborno foi imediatamente registrada, e o condutor recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde permanece à disposição da Justiça.

O motorista responderá pelo crime de corrupção ativa, previsto no artigo 333 do Código Penal, que estabelece pena de reclusão de dois a doze anos, além de multa.

A Polícia Militar Rodoviária destacou que atua de forma permanente na fiscalização para garantir a segurança viária e reforçou que práticas ilícitas, como a corrupção, não serão toleradas.

Mais de 2,5 milhões de motoristas com toxicológico vencido seguem impunes

Em maio deste ano, o portal Estradas.com.br revelou que mais de 2,5 milhões de condutores das categorias C, D e E, habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas, estavam com o exame toxicológico vencido.

Segundo dados do Ministério dos Transportes, obtidos com exclusividade pelo portal, eram 1,5 milhão em dezembro do ano passado, e esse número atingiu 2,5 milhões em abril de 2025. Somente o Detran do Paraná registrava 220.635 motoristas com exame vencido, mas o órgão não estava suspendendo as CNHs.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, os órgãos de trânsito que permitem que motoristas com exame vencido continuem com a CNH válida, sendo impedidos de dirigir apenas quando flagrados pela fiscalização, estão contribuindo para a impunidade de usuários de drogas, favorecendo o crime organizado e estimulando a concorrência desleal.

“Afinal, quem usa drogas tira o serviço de quem não usa, pois consegue dirigir mais tempo sem dormir”, afirmou Rizzotto. Ele acrescenta: “Na nossa avaliação, cabe ao Ministério Público investigar a responsabilidade dos dirigentes desses órgãos. A CNH poderia estar suspensa no sistema, mas preferem deixar motoristas que provavelmente são usuários de drogas dirigirem impunemente, sendo flagrados apenas ao acaso pela fiscalização.”

Rizzotto ainda comenta que o comportamento do motorista preso ao tentar subornar o policial revela o tipo de condutor que ele é, mas destaca a atitude exemplar do agente que efetuou a prisão em flagrante.