Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (28), em Pato Branco
Na manhã de sexta-feira (28), foi apreendida na BR-158, em Pato Branco (PR), uma carreta-tanque, que estava trafegando em condições precárias. O veículo estava descarregado, porém contaminada por resíduos da substância inflamável.
Durante a fiscalização, os inspetores rodoviários federais verificaram que dos quatro eixos da carreta, apenas um possuía pneus, sendo que os demais rodavam sem pneus. Além disso, os pneus restantes estavam carecas e sem condições de uso, aumentando o risco de sinistro (acidente).
Outro problema detectado foi o sistema de freios ABS, que estava com funcionamento inadequado devido à falta de um cabo de conexão. Embora estivesse descarregada, a carreta ainda oferecia perigo, já que os vapores residuais de álcool podem formar uma mistura explosiva ao entrar em contato com faíscas ou calor intenso — algo que se torna ainda mais provável diante do mau estado de conservação do veículo.
Com a situação dos pneus carecas, o risco de superaquecimento aumenta, levando a um estouro e até atrito excessivo entre partes metálicas, fatores que podem gerar faíscas e desencadear uma explosão em caso de colisão ou tombamento.
Irregularidades e multas
Diante de tantas irregularidades, o veículo recebeu diversas infrações e foi recolhido ao pátio. Entre as infrações aplicadas, estão:
- Trafegar sem equipamento obrigatório
- Trafegar em mau estado de conservação
- Trafegar com equipamento obrigatório em desacordo
- Transportar produto perigoso em veículo com características operacionais em desacordo.