Vídeo mostra momento da batida do ônibus contra ônibus dentro do posto na Anhanguera
RÁPIDO DEMAIS: Vídeo mostra momento da batida do ônibus contra ônibus dentro do posto na Anhanguera. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Motorista adentrou ao posto na Via Anhanguera em velocidade incompatível, e chocou contra carreta e ônibus. Estradas descobriu que veículo tem 29 multas e viagem era clandestina

Uma câmera do circuito de segurança do posto de gasolina, localizado no km 146 da Via Anhanguera (SP-330) flagrou o exato momento em que o ônibus adentra ao posto em “alta” velocidade e choca violentamente contra o ônibus Volvo, modelo Comil Campione DD, ano 2019, da empresa Trans Turismo 2000, uma carreta-tanque e outro ônibus, de cor branca, que estava estacionado um pouco mais à frente.

Nas imagens, é possível observar as pessoas conversando próximo à parte traseira do primeiro ônibus, da Trans Turismo 2000, segundos antes de o ônibus adentrar ao posto em velocidade incompatível, chocar contra a traseira de uma carreta, do ônibus da Trans Turismo e por último em outro ônibus, de cor branca..

Na sequência, algumas dessas pessoas percebem e saem correndo, mas outras não têm tempo hábil. Felizmente, o veículo Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Paradiso R, não atropelou nenhuma dessas pessoas que conversavam.

De acordo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o ônibus que provocou o sinistro está irregular.

O Estradas entrou em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para obter mais detalhes da viagem e do veículo. Mas, até a publicação desta matéria, não recebeu as respostas.

Às 15h40* a reportagem recebeu da ANTT, por meio de sua assessoria de imprensa, a seguinte resposta:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e expressa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente envolvendo dois ônibus neste domingo (14/4) na SP-330, em Limeira. A Agência esclarece que o veículo de placa CPN7F49 não é habilitado para o transporte interestadual de passageiros. Portanto, a viagem era irregular, já que a empresa não tinha licença para esse serviço. O veículo não possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo válidos.

Nota da Redação: Ao contrário da resposta da ANTT na qual informa: “O veículo não possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo válidos”, o Estradas reforça a informação já citada na matéria publicada quando da ocorrência do sinistro, que o equipamento do ônibus Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Paradiso R, ano 2006, que consta como proprietária Gilmara Alves Moreira – ME, está VÁLIDO até 05/01/2025 (ver imagem)

O sinistro

Eram 7h22 quando o ônibus Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Paradiso R, do Piauí, adentrou ao posto de gasolina no km 146 da Via Anhanguera (SP-330) e chocou violentamente contra a traseira de uma carreta e, na sequência, contra a traseira de dois ônibus, sendo o primeiro – da Trans Turismo 2000, com maior impacto.

Com o choque ao menos 14 pessoas ficaram feridas, sendo que algumas em estado grave. Elas foram socorridas para três unidades de saúde de Limeira (SP), com ferimentos que vão desde escoriações leves a fraturas.

Veículo irregular tem pelo menos 29 multas

O Estradas apurou que o veículo, da marca Mercedes-Benz, modelo Marcopolo Paradiso R, ano 2010, tem 29 multas, sendo que a maioria é por excesso de velocidade (11), além de ultrapassagem na contramão, veículo em mau estado de conservação, entre outras.

As infrações foram aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), DNIT, DER de São Paulo, DER de Goiás, DER do Piauí e DER do DF.

Pelas informações preliminares, há indício de que o veículo está em mau estado de conservação – uma vez que apresentou problemas nos freios – e o motorista imprimia velocidade acima do permitido. A Perícia vai apuras as causas do sinistro. Até o momento da colisão somente foram registrados feridos.

Saiba mais na matéria: Ônibus irregular com 29 multas invade posto na Via Anhanguera, bate em 2 veículos e deixa 14 feridos

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco

Veja mais sobre a importância do cinto de segurança

Profissional de verdade usa o cinto de segurança 

(*) Matéria atualizada às 15h50 de 14/4/24 com a resposta da ANTT