Volvo escolhe para campanha Zero Acidente empresa com multas por excesso de velocidade
INFRATOR: Veículo utilizado no vídeo promocional da Volvo tem 5 multas recentes por excesso de velocidade. Foto: Reprodução/ Youtube

Ação de segurança viária da montadora é incompatível com as multas por excesso de velocidade, especialmente, se considerar que são ônibus que podem transportar mais de 50 passageiros

Um vídeo recente do Grupo Volvo da América Latina, responsável pela fabricação de caminhões e ônibus no Brasil, trouxe como destaque a “Nova Itapemirim”.

No vídeo, o CEO da empresa, Claudinei  Brogliatto aparece como estrela da campanha Zero Acidentes. Curiosamente, segundo notícias da imprensa, ele está sendo investigado por supostamente ser laranja de um banqueiro em esquema de lavagem de dinheiro.

O Estradas.com.br preparava matéria para valorizar a iniciativa, mas além das investigações envolvendo a Nova Itapemirim, constatou que os ônibus Volvo exibidos no vídeo possuem diversas multas por excesso de velocidade, o que contradiz o discurso do CEO da Itapemirim no vídeo, onde ele afirma que “Todo acidente é evitável, ….desde que haja prevenção”.

O veículo de placa STB2G02, presente em destaque no vídeo, aparece no site da Polícia Rodoviária Federal com cinco infrações recentes por excesso de velocidade. O segundo ônibus, do mesmo vídeo, tem quatro multas da PRF, também por excesso de velocidade .

Nº Documento*Valor (Sem Cálculos)InfraçãoPlacaUFData da InfraçãoN.º AI
87007447130,1674550STB2G02SP01/04/2024R746022182
90297254130,1674550STB2G02SP13/06/2024R780387589
88914584130,1674550STB2G02SP16/05/2024R766118417
89085903130,1674550STB2G02SP20/05/2024R767904141
90191717130,1674550STB2G02SP11/06/2024R779302346

 

Veja um dos casos da lista acima:

Nº do AIR746022182
Valor do Boleto130,16
Placa/UFSTB2G02-SP
Renavam:XXXXXXXXXX
Local da infraçãoBR – 116 KM – 148 UF – SP
Código da Infração74550
Descrição da InfraçãoTransitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%
Data da Infração01/04/2024
Hora da Infração21:23
Amparo Legal218 I
NIT/NAP87007447
Pontos4

Fonte: Polícia Rodoviária Federal

Diante dos fatos, há indício de que a Volvo não verificou se o discurso de Zero Acidentes era compatível com os registros da empresa. Afinal, são 152 veículos na frota e os dois que aparecem na campanha têm 9 multas recentes, numa pesquisa simples realizada apenas no site da PRF. Então, quantas infrações podem ser encontradas na frota?

Para o presidente da Trânsito Amigo, entidade de vítimas de trânsito, Fernando Diniz, a única preocupação da Volvo parece ter sido agradar um cliente que comprou vários veículos. “Como a Volvo pode escolher uma empresa para campanha cujo foco é Zero Acidentes, em que os dois veículos novos que aparecem no vídeo já têm várias multas por excesso de velocidade, quando esta infração é uma das principais causas das tragédias nas estradas?”, questiona Diniz.

Entenda melhor o caso

Em 1997, o governo sueco lançou o programa “Vision Zero”, cujo foco era a meta Zero Acidente. A fabricante de ônibus e caminhões Volvo sempre foi protagonista dessa iniciativa.

Além do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, que mantém há muitos anos, a montadora recentemente resolveu produzir vídeos com depoimentos de responsáveis por grandes empresas de transporte, naturalmente clientes da Volvo, para defenderem o Zero Acidente e demonstrarem seu compromisso com a causa.

A iniciativa é bem-vinda e o Estradas.com.br estava pronto para divulgar um dos vídeos produzidos pela empresa com esse tema. Contudo, ao verificar que o protagonista era o CEO da Itapemirim, Claudinei Brogliatto, foi observado que a chamada “Nova Itapemirim” está envolvida em várias polêmicas e contestações judiciais.

Ao pesquisar o nome do CEO da empresa, encontramos várias matérias que o colocam sob suspeita de ser “laranja” de um banqueiro envolvido em lavagem de dinheiro. Por exemplo, uma matéria do jornal “Diário do Grande ABC”, intitulada “Dono do Banco Caruana vira alvo por lavar dinheiro”, informa que “A polícia desconfia que Brogliatto seja um laranja…”.

Outra matéria do Diário do Transporte menciona que a gência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quer cancelar o arrendamento de linhas da Itapemirim para a Suzantur, cujo proprietário seria Brogliatto.

Os dois ônibus estão registrados em nome da Transportadora Turística Suzano Ltda. (Suzantur), conhecida no Grande ABC da região metropolitana de São Paulo (SP). Portanto, as multas encontradas são de responsabilidade desta empresa.

Não foi encontrado registro de que a empresa tenha comunicado quais foram os infratores que conduziram os veículos, cujas multas foram registradas em vários estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, considerando apenas os dois veículos usados nas imagens da campanha da Volvo.

Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas, afirma: “Somos totalmente a favor do Zero Acidentes, entretanto, o que fica claro é que a Volvo colocou o interesse comercial acima da credibilidade da campanha. Não acreditamos que seja este o espírito do governo sueco numa iniciativa tão importante para a preservação de vidas.”

A Volvo foi questionada pela redação do Estradas.com.br sobre o motivo de ter escolhido a Itapemirim para a campanha, considerando que a empresa está envolvida em polêmicas e investigações. Também solicitamos esclarecimentos sobre por que não checaram eventuais multas que poderiam revelar a contradição entre o discurso publicitário e a realidade? A resposta da multinacional foi genérica e não esclareceu os pontos objetivos solicitados. Veja o inteiro teor da nota da multinacional:

“A Volvo é uma empresa centenária que, desde seus primórdios nos anos 20, tem na Segurança um de seus valores primordiais, ao lado do Respeito ao Meio Ambiente e da Qualidade. Os fundadores afirmavam que “Veículos são feitos por pessoas e para transportar pessoas. Por isso, o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança”. A marca continua nesta jornada até hoje para reforçar este valor.

A campanha “Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes” é mais um passo neste longo e difícil caminho. Queremos incentivar as ações das empresas e transportadores que estão aderindo a este princípio e priorizando a redução de acidentes em suas operações.

Nossa campanha de comunicação destaca transportadores que compartilham a visão Zero Acidentes fatais e investem em gestão de segurança. É nosso objetivo divulgar o compromisso destas empresas para diminuir o número de fatalidades por meio do controle das variáveis do ambiente e da condução. Ficamos contentes que este objetivo vem cada vez mais ganhando espaço no Brasil e ampliando o alcance do assunto em toda a sociedade.

Comunicação Corporativa
Grupo Volvo América Latina

Nota da redação:

Ao não responder as perguntas, a Volvo deixa claro que não importa quem aparece na campanha, muito menos o efetivo comprometimento com a filosofia do Zero Acidentes. O que parece interessar é apenas quantos ônibus novos a transportadora comprou. Isso garantiu o espaço publicitário no vídeo da Volvo.

Veja também:

Presidente da Volvo Cars empresta carro a youtuber que posta vídeo a 250km/h

Campanha da Volvo mobiliza transportadores para a redução de acidentes

15 COMENTÁRIOS

  1. Uma notícia não pode ser tratada como artigo de opinião. São gêneros distintos. O texto acima é típico de um artigo de opinião, daqueles simplórios. Melhor alterar o título para “artigo de opinião” ou… Se mantiver o texto como notícia, retirar as marcas opinativas dele. O jornalismo, agradece!

    • As multas encontradas não são opinião e sim fatos. Quanto as investigações em curso, inclusive Polícia Civil e Banco Central, também são fatos. Portanto, o título diz tudo e não é opinião.

  2. Parabéns a Volvo os veículos andam acima dos limites estabelecidos no século passado e zero acidentes. Isto não Significa que o veículo é seguro e os limites estão desatualizados?

    • Os limites de velocidade estão sendo reduzidos no mundo. Principalmente na Suécia, sede da Volvo. A prioridade não é aumento de velocidade e sim redução das vítimas. O problema encontrado foi escolherem dois ônibus novos, com várias multas por excesso de velocidade, incompatíveis com o zero acidente.

  3. A META é Zero Acidente. Ninguém disse que a meta já havia sido atingida. E ter escolhido um ônibus que não tem qualquer multa poderia ser alvo de críticas, acusando de mascarar as coisas. Acho que a reportagem fez críticas exageradas e desnecessárias. A ideia colocada é a importância de se valorizar a segurança. Ao invés de valorizarem a campanha, foram buscar um detalhe que pode, sim, ser alvo de crítica à empresa em questão – a Itapemirim – mas que em nada diminui a importância da campanha em si e a adesão de uma empresa que sabe que tem margem para melhorar, buscando o atingimento da meta. Sinceramente, acho que perderam uma oportunidade de reforçar a importância de campanha tão necessária, ainda mais nos dias atuais, quanto essa.

    • A escolha desses veículos para a campanha, com multas por excesso de velocidade transportando dezenas de passageiros, para nós jamais será um detalhe. Faltou cuidado da equipe de comunicação. Nosso portal é ligado as entidades de vítimas, portanto, quando uma campanha quer enfatizar a responsabilidade no trânsito precisa ser mais atento. Uma falha dessas jamais ocorreria na Volvo sueca. Mas nós sabemos que a montadora no Brasil tem um discurso sobre segurança mas na prática a realidade é diferente. Conforme demonstraremos, mais uma vez, em breve.

  4. O motorista é um funcionário da empresa, será que é justo culpar a empresa pelo que o motorista faz?a empresa da o treinamento,faz seleção,mas cabe ao motorista respeitar,tenho certeza que a reportagem não segue um regime imparcial ao fazer a reportagem, precisamos de matérias nada tendenciosos

    • Como somos ligados a entidade de vítimas, nossas matérias tem sempre a tedência de priorizar a preservação da vida. Portanto, neste sentido pode chamar de tendenciosa. Como sua prioridade parece ser preservar a empresa, é importante lembrar que ela tem responsabilidade nos excessos de velocidade, inclusive de informar o real infrator. O que não nos parece que ocorreu. As investigações e polêmicas que envolvem a transportadora na Polícia Civil e Banco Central, também indicam que a Volvo poderia escolher outra empresa para a campanha. Ao menos para evitar polêmica. A matéria , originalmente iria enaltecer a campanha como já fizemos no passado. Infelizmente, os fatos que encontramos não podemos fingir conhecer, simplesmente porque desagradamos alguns defensores da empresa em questão e da própria Volvo.

  5. Com esse festival de radares nas BRs brasileiras, esse sistema de arrecadação disfarçado de segurança nas rodovias, para um veículo q roda todo dia,o ano todo, está até com pouca autuação. No Brasil agora temos pedágio, quebra-molas e radar. É o seu ipva sendo bem empregado.

    • Ao contrário do que você diz, temos poucos radares no Brasil e multamos muito pouco. E devido a criminosa Resolução 789/20 do Contran, eles ainda devem estar sinalizados, indicados nos sites dos órgão de trânsito e com estudos que os justifiquem. Enquanto isso, outros países que levam a segurança viária a sério, usam até helicópteros para flagrar infratores ou motoristas em veículos não identificados. Como fazem respectivamente a Espanha e França. No Brasil temos uma fábrica de infratores, que vivem da impunidade. Naturalmente, os defensores dos infratores sempre aparecem para questionar as multas. E são os infratores os que matam. Os que respeitam as leis normalmente são as vítimas.

    • Para atender os objetivos do Zero Acidentes, uma das regras é respeitar as leis de trânsito. Excesso de velocidade significa colocar vidas em risco. Seja dos passageiros como demais usuários das rodovias. E ninguém é autorizado a colocar vidas em risco.

  6. Esse portal de notícias “estradas” é lixo e sensacionalista, matéria porca, o que tem haver um comercial de campanha com veículo que tem muitas, será que esse portal medíocre não tem uma multa?!

    • Será que não tinha nenhum veículo sem multa para aparecer no vídeo. Afinal, são 152 na frota. Mas a sua avaliação para nós é um elogio. Afinal, quando alguém classifica de sensacionalista matéria que revela fatos graves, fica claro quem está do lado da preservação de vidas e quem está preocupado em justificar o errado. E com certeza você não está preocupado com a segurança viária.

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