Depois de mais de 40 acidentes envolvendo os gabaritos limitadores de altura da obra do viaduto da Unisinos, na BR-116, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) instalou sensores para alertar os motoristas de caminhões e ônibus.

Segundo o inspetor-chefe da 1.ª Delegacia da PRF em São Leopoldo, Fábio Guilherme da Paz, quando os veículos com altura superior a 4,5 metros passam pelo sensor, instalado a cerca de 100 metros do primeiro gabarito, no sentido interior–Capital, um alerta dispara no local e na delegacia. Se o motorista persistir, outro alarme soa no primeiro gabarito. ‘‘A medida seguinte é orientar o motorista a desviar da obra’’, explica Paz. ?

De acordo com o engenheiro Carlos Adalberto Pitta Pinheiro, supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a empresa responsável pela obra estuda solicitar a instalação do dispositivo também no sentido Capital–interior, já que no sentido contrário a medida deve permanecer somente por mais 15 dias, prazo para que a pista seja liberada.