A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto executivo da Nova Subida da Serra, no trecho da BR-040 entre o km 102, em Duque de Caxias, e km 82, em Petrópolis. O empreendimento também recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Licença Ambiental Prévia. Com isso, a Concer avança mais uma importante etapa rumo à construção da nova pista de subida da serra, vista como fundamental para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A Licença Prévia estabelece as condicionantes ambientais necessárias à obtenção da Licença de Instalação, que possibilitará o início das obras do novo trecho da rodovia. A Concessionária espera obter a Licença de Instalação até o fim de julho.

A Nova Subida da Serra terá 20 quilômetros de extensão e será construída seguindo o traçado da pista de descida. O projeto prevê uma pista moderna, menos sinuosa e mais segura, encurtando o trajeto em 5 quilômetros. O empreendimento vai modernizar esse trecho da BR-040, em substituição à atual pista de subida – aberta há quase um século –, dando aos usuários da rodovia mais segurança e conforto, além de atender a crescente demanda do setor de transportes de carga e de passageiros.