Sem a devida manutenção, muitos trechos da rodovia BR-101, em Alagoas, estão cheios de buracos colocando em risco a vida de quem trafega pela via que liga os estados de Alagoas e Pernambuco. O desgaste da malha viária ocorre porque além do grande movimento de veículos, a manutenção da pista está suspensa há quatro meses.

No trecho que compreende o município de Joaquim Gomes, há buracos por toda a extensão da via e quem precisa seguir viagem, muitas vezes, é obrigado seguir pela contramão. Um dos buracos toma conta de toda largura de um dos sentidos da pista e obriga os motoristas a frear bruscamente ou fazer manobras perigosas para desviar. Em outro trecho não há acostamento. A falta de estrutura aliada a imprudência deixa os acidentes mais iminentes.

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informaram que a empresa que realizava o serviço de tapa buraco não estava atendendo as determinações do órgão e o contrato foi cancelado há mais de quatro meses. Nesta época, com as chuvas, os buracos aumentam ainda mais, se agravando devido a falta de manuntenção.

Na oportunidade, os gestores do DNIT relataram que a licitação para escolha de uma nova empresa para assumir os reparos será lançado nesta semana, e que após o processo a vencedora deverá fazer trabalhos de reparos da BR-101 e BR-104, que também apresenta problemas na malha viária.